Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Atividade 1.6 – Refletindo a Aprendizagem

Faça uma síntese das leituras, debates, indagações e produções elaboradas neste eixo e deixe aqui sua reflexão.

11 comentários:

  1. Todos nós precisamos de projetos, sejam de teor pessoal ou profissional, uma vez que nós mesmos somos parte de um projeto que é a vida em sociedade. E para sermos parte desse grupo primeiro passamos por um outro, que é a escola. Grupo este que só existe porque anteriormente grandes estudiosos acreditaram e defenderam que a instituição escolar e determinados projetos metodológicos são a base para a evolução social, moral e intelectual do ser humano. A partir daí surgem os interesses, os planos e desejos de mudança e progresso na família, na profissão e na comunidade em geral. Para isso, precisa-se de organização e planejamento que norteiem até atingir o objetivo em questão. Além disso, é necessário delimitar-se um espaço e um tempo para o início e a concretização de tais projetos, para que estes realmente aconteçam.

    ResponderExcluir
  2. Pensar em projeto pessoal e profissional é fácil, porém por no papel é difícil, mas vamos encarar esse desafio. Acho que não tem como separar projeto de vida pessoal e profissional isso está integrado, afinal se você não estiver completamente realizado em um desses projetos não estará em nenhum, não existe estar feliz no lado pessoal e insatisfeito no trabalho, isso não é possível.

    ResponderExcluir
  3. O sucesso do professor e de qualquer outro profissional, ou até mesmo da nossa vida pessoal depende de um planejamento bem feito e bem executado, pois devemos ter um norte, ou seja um objetivo a ser alcançado e isso se consegue através do cumprimento de metas preestabelecidas para, pouco a pouco se chegar ao objetivo, isso é o essencial.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. No primeiro encontro, foi aberto espaço para que os alunos pudessem discutir sobre a importância do projeto tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Chegamos aconclusão de que para obter êxito em um projeto, são necessários, ORGANIZAÇÃO, FOCO, PRANEJAMENTO e AÇÃO.

    ResponderExcluir
  6. Para José Nilson Machado “defende ideias e diz acreditar que o destino escolar dos estudantes esta ligado a capacidade deles de estabelecer projetos e de criar interrogações expectativas e interesses para lançarem se sobre eles”, despertar o desenvolvimento critico dos educando torna-o ativo e autônomo para criar, para construir e representar o conhecimento.
    Conhecendo as ideias de alguns educadores influenciaram a educação como:
    Johann Pestalozzi democratizou a educação, proclamando ser o direito absoluto de toda criança, psicologizou a educação.
    Friedrich Froebel foi um primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação da pessoas, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem.
    Ovide Decroly defende no principio de globalização baseia na ideia de que as crianças aprendem o mundo com base em uma visão do todo, posteriormente pode se organizar em ordem.
    Maria Montessori a pedagogia montessoriana relaciona-se a normatização tem como objetivo a educação da vontade da atenção com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado sendo princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizado os aspectos biológicos.
    John Dewey um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento – físico, emocional e intelectual.
    Célestin Freinet a teoria do educador o trabalho e a cooperação vem em primeiro plano, a ponto de ele entender, em contraste com outros pedagogos, incluindo os da Escola Nova. Seu objetivo declarado é criar uma “escola do povo”.
    Paulo Freire conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos desenvolve um pensamento pedagógico assumidamente politico, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno.
    Jean Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.
    Fernando Hernández propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.
    Lev Vygotsky o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sebe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.

    ResponderExcluir
  7. Este eixo nos imergiu em uma reflexão bastante pertinente e necessária. Falar sobre projetos, inovações, levantamentos teóricos sobre PROJETAR e CRIAR é sim uma ação que agrega valores. As situações que envolvem ensino-aprendizagem sempre requerem um olhar de re(criação). Trabalhar propostas de projetos que envolvem o uso ou informações das novas tecnologias é terminante diante do avanço rápido da mesma. A simples ação de deixar que estas informações precisas e ricas sobre o assunto cheguem aos nosso alunos já contribuem para uma inclusão do mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Elaborar projetos educacionais nas escolas é de fundamental importância pois torna o aprendizado mais significativo, uma vez que o aluno participa efetivamente da construção do conhecimento através de atividades dinâmicas como pesquisa, entrevistas, debates e experimentos, que o levam a refletir sobre a importância do tema trabalhado e os reflexos desse conhecimento sobre sua vida. Este aluno, ao interagir com o grupo e com os professores, vem a desenvolver valores como respeito, solidariedade e cooperatividade, à medida em que se vê como parte integrante e importante desse processo, socializando seus conhecimentos e suas experiências.

    ResponderExcluir
  9. O eixo 1 nos mostrou um universo amplo de conhecimentos, trabalhando a elaboração de projetos, mostrando novas tecnologias que só vem a somar a nosso cotiano, possibilitando a todos o uso de novas tecnologias, e o acesso a um vasto mundo de conhecimentos que só vem possibilitar a todos uma inclusão.

    ResponderExcluir
  10. Projetar é visar o futuro. pensar em projetos é almejar algo importante para sua vida caminhando sobre metas que você pode alcançar. Se não for assim você não chegará ao objetivo. Já que trabalhar com projetos é agir, "pôr a mão na massa" E os projetos pedagógicos sendo bem seguidos, realizadas as ações daquilo que queríamos para nossos educandos, pois eles mesmos são construtores do seu próprio aprendizado.

    ResponderExcluir
  11. Ao falarmos em projetos é sempre bom refletirmos sobre como devemos conquistar os alunos para um tema a ser futuramente trabalhado com os mesmos, trabalhar pesquisar, trazer coisas novas, com isso, podemos começar a elaborar juntamente com os educandos melhorias que existem, mas não são muitas vezes utilizadas na escola e comunidade. Algo que se torne valioso tanto pessoal como coletivo em compartilhar ações realizadas com uma equipe que funcione de verdade, uma equipe que mesmo nas dificuldades apresentadas fazem a diferença em mostrar como é um verdadeiro projeto de compartilhamento de ideias que se realizam e não fique somente como de fato somente no papel (esboço).

    ResponderExcluir