Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Atividade 1.4 – Banco de Projetos

Identificar e registrar boas práticas com projetos usando Tecnologias para a construção de um banco de projetos. Elabore um relato de experiência a partir de sua própria prática ou da prática dos seus colegas.

15 comentários:

  1. Uma experiência pratica para mim, seria a criação de um projeto na escola que tenha a participação dos pais dos aluno e funcionários da escola E.E.F Manoel Jose da Silva, para que os mesmo tenham acesso as novas tecnologias e deixem de ser analfabetos digitais, pelo menos uma vez da semana teremos o prazer de receber no laboratório de informática os pais e funcionário da escola e quem sabe mais na frente termos uma turma da comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Hoje me sinto mais preparado para esta buscando o conhecimento para compartilhar com os aluno da escola, no que se diz respeito as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  3. O mundo gira em torno das tecnologias. E a escola não foge a essas modernizações. A cada dia projetos são implementados e aperfeiçoados nas instituições de ensino. Dentre eles os que mais se destacam são os projetos que envolvem não somente o corpo de alunos, mas também os professores, funcionários em geral, os pais de alunos, enfim, a comunidade ao redor, a fim de que esses façam parte de sociedade que está cada vez mais digital, o que chamamos de INCLUSÃO DIGITAL.

    ResponderExcluir
  4. Minha experiência com projetos foi com os alunos dos 2° Ano. Trabalhei com eles historinhas como: (Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, os Três Porquinhos ...) essas historinhas nós fazíamos a leitura, comentávamos a moral da história, depois criávamos os desenhos da história no computador, fazíamos ditado com palavras do texto e reinventávamos a história. Foi bem legal e teve um bom exito com os alunos.

    ResponderExcluir
  5. Já tive algumas experiências com projetos envolvendo as tecnologias na escola que trabalho dos quais irei comentar a que mais gostei. Em 2012 realizei um grande Projeto de Vida: a "Conclusão de Minha Faculdade" onde abordei como tema de meu Artigo Científico " O Uso da Calculadora em Sala de aula". Aproveitei o momento e elaborei um Projeto fundamentado na opinião de autores que aprovam e incentivam os alunos a usarem a calculadora de mão em sala de aula (claro que em atividades programadas) e as que vem nos sistemas operacionais, no meu caso o Linux Educacional 3.0. Iniciou-se as atividades em sala de aula relatando a história das calculadoras e como elas evoluíram ao longo do tempo e mostrando como este mecanismo é um dos mais úteis no dia a dia das pessoas. Já na prática com várias atividades envolvendo Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão os alunos desmistificaram que não é difícil usá-la e que torna a aula muito atrativa para as atividades propostas. Nos momentos na Sala de informática foi ainda mais interessante. Os alunos fazem uso da Calculadora só que no Sistema Linux Educacional 3.0 deixando-os mais empolgados na aula. Toda essa experiência provou-se que as tecnologias podem e devem está inseridas em sala de aula desde que sejam adaptadas com planejamento e objetividade em momentos adequados para no percurso da vida escolar dos alunos que tem como objetivo principal a Aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. Realizei um projeto de Leitura e Escrita em uma escola em que leciono, onde mesmo tinha como tema principal “LENDO E ESCREVENDO CADA VEZ MELHOR. Na qual este projeto tinha objetivo principal o incentivo a leitura. Visto a grande preocupação que estamos tendo com alunos é exatamente a falta do hábito da leitura, pois isso tem implicado em péssimos resultados nos finais de anos letivos. Mas também, precisamos estar atentos aos acontecimentos e às diversas formas de aprendizagem dentro e fora da escola. A participação nesses projetos nos levará a uma interação maior entre as escolas e alunos.

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia deve ser vista como nossa parceira na aprendizagem de nossos alunos. Acredito que é possível integrar nas metodologias de sala de aula as inovações tecnológicas disponíveis.
    Seguindo essa linha pedagógica elaborei o Projeto Simulado Digital, para atender a demanda das avaliações externas aplicadas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará e pelo MEC. Os simulados foram criados no Power Point com a ferramenta HIPERLINK que faz com que ao clicar na opção certa o docente passe para a próxima questão ou no caso de erro volte para o início do simulado. A participação dos alunos foi muito positiva, pois acostumados a realizarem apenas simulados impressos empolgaram-se bastante com a possibilidade de respondê-los utilizando o computador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia. já tive esta experiencia com as crianças alfabetizando-as com esta metodologia.

      Excluir
  8. Nas turmas do 9º Ano, como aula de reforço escolar utilizei a informática como ferramenta para a pesquisa e elaboração de textos pelos próprios alunos. Foi usado apenas o editor de textos Write, pedindo que os alunos produzissem um texto tendo como ponto de partida suas observações sobre três vídeos, de um minuto de duração cada, com temas variados, exibidos no início da aula. Depois os alunos realizaram trabalhos a partir de textos de jornais impressos e também retirados da Internet. A elaboração de textos foi orientada de modo que os alunos puderam sentir-se à vontade, sem preocupações com erros gramaticais. A avaliação não se limitou a princípios normativos da gramática, mas considerou o potencial inato de uso da língua por parte dos alunos, procurando entender o porquê dos “erros” e levando os alunos a descobrirem por si mesmos as melhores formas de corrigi-los.

    ResponderExcluir
  9. Dentre outros projetos já realizados em sala de aula, destacamos o projeto de leitura e escrita: “É LENDO QUE SE APRENDE”, que teve como público-alvo, os alunos de 2º ao 5º anos e como objetivo principal, tornar a pratica da leitura e interpretação, um hábito e além disso, um prazer. Nesse projeto estimulava-se a prática da leitura diária, bem como também a interpretação e escrita, de textos didáticos e paradidáticos abrindo espaço ainda para debates sobre diversos temas sociais. Foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, professor, alunos e comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  10. Realizei o projeto de produção textual, utilizando o editor de textos e a apresentação de slides, na elaboração de textos através de imagens, pois é a partir dela que o aluno cria , usa sua imaginação e expressa o que está entendo, deixando de ser somente leitor e passando a ser o autor. Outra ferramenta importante utilizada é a verificação ortográfica, onde o aluno aprende a escrita correta das palavras.

    ResponderExcluir
  11. Um projeto que usei sobre língua portuguesa e correção de erros ortográficos que tinha como objetivo melhorar a qualidade da expressão escrita e estimular a leitura oferecendo aos alunos que os mesmos pudessem realizar um plano de autocorreção individual ou grupal empregando atividades lúdicas diversificadas. Sabendo assim que nas escolas em quanto alguns alunos precisam de ajuda e muitas vezes por motivos de vergonha, não buscam ajuda ao professor que o mesmo muitas vezes não tem formação adequada para desenvolver planos com atividades e competências adequadas, não poderão assim reconhecer de cada educando sua dificuldade para trabalhar com sua deficiência.

    ResponderExcluir
  12. Na E.E.F. Monsenhor José Carneiro da Cunha o professor Josimar Vieira Afonso e a professora Edileusa orientaram os alunos a usar uma filmadora para registrar o depoimento de um descente direto de índio, seguindo uma sequencia de perguntas nas quais o mesmo responderia de acordo com que ele viveu. Após a filmagem, extraíram todos os arquivos de vídeos para o computador onde foi feita a edição, usando todos os recursos possíveis para deixa-lo em uma boa qualidade. No dia da culminância do projeto “Dia do Índio na escola” foi passado a todos os alunos usando o data show.

    ResponderExcluir
  13. Umas das minhas grandes experiências pessoais com práticas utilizando a tecnologia foi no Programa de Inclusão de Jovens e Adultos - PROJOVEM URBANO realizado na Cidade de Viçosa do Ceará e Ubajara. Meus alunos foram apresentados às redes sociais mundiais e instigados a criá-las e operá-las. Algumas ações básicas como criações de e-mails e o contato com a rede social mais famosa do momento (Facebook) abriu um leque de possibilidades de comunicações instantâneas, iterações, relações interpessoais que simplesmente deslumbrou toda a turma.

    ResponderExcluir
  14. Já trabalhei em um projeto chamado "Tratamento da Informação" em matemática onde os alunos aprendiam a trabalhar com o Excel utilizando as devidas funções necessárias a aplicação. Neste projeto os alunos trabalhavam com suas próprias informações escolares do ano anterior cedido pela secretária da escola. onde eles inseriam estes dados na planilha, como exemplo: tabela de notas de todas as disciplinas e dos quatro bimestre, depois da planilha preenchida seria necessário mostrar estes dados em resultados e comparativo através de gráfico. lembrando que seriam necessário os alunos aprenderem várias fórmulas do Excel para obter resultado na planilha.
    Com este projeto os alunos aprenderam identificar e interpretar informações em gráficos e tabelas.

    ResponderExcluir