Todos nós precisamos de projetos, sejam de teor pessoal ou profissional, uma vez que nós mesmos somos parte de um projeto que é a vida em sociedade. E para sermos parte desse grupo primeiro passamos por um outro, que é a escola. Grupo este que só existe porque anteriormente grandes estudiosos acreditaram e defenderam que a instituição escolar e determinados projetos metodológicos são a base para a evolução social, moral e intelectual do ser humano. A partir daí surgem os interesses, os planos e desejos de mudança e progresso na família, na profissão e na comunidade em geral. Para isso, precisa-se de organização e planejamento que norteiem até atingir o objetivo em questão. Além disso, é necessário delimitar-se um espaço e um tempo para o início e a concretização de tais projetos, para que estes realmente aconteçam.
Pensar em projeto pessoal e profissional é fácil, porém por no papel é difícil, mas vamos encarar esse desafio. Acho que não tem como separar projeto de vida pessoal e profissional isso está integrado, afinal se você não estiver completamente realizado em um desses projetos não estará em nenhum, não existe estar feliz no lado pessoal e insatisfeito no trabalho, isso não é possível.
O sucesso do professor e de qualquer outro profissional, ou até mesmo da nossa vida pessoal depende de um planejamento bem feito e bem executado, pois devemos ter um norte, ou seja um objetivo a ser alcançado e isso se consegue através do cumprimento de metas preestabelecidas para, pouco a pouco se chegar ao objetivo, isso é o essencial.
No primeiro encontro, foi aberto espaço para que os alunos pudessem discutir sobre a importância do projeto tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Chegamos aconclusão de que para obter êxito em um projeto, são necessários, ORGANIZAÇÃO, FOCO, PRANEJAMENTO e AÇÃO.
Para José Nilson Machado “defende ideias e diz acreditar que o destino escolar dos estudantes esta ligado a capacidade deles de estabelecer projetos e de criar interrogações expectativas e interesses para lançarem se sobre eles”, despertar o desenvolvimento critico dos educando torna-o ativo e autônomo para criar, para construir e representar o conhecimento. Conhecendo as ideias de alguns educadores influenciaram a educação como: Johann Pestalozzi democratizou a educação, proclamando ser o direito absoluto de toda criança, psicologizou a educação. Friedrich Froebel foi um primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação da pessoas, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Ovide Decroly defende no principio de globalização baseia na ideia de que as crianças aprendem o mundo com base em uma visão do todo, posteriormente pode se organizar em ordem. Maria Montessori a pedagogia montessoriana relaciona-se a normatização tem como objetivo a educação da vontade da atenção com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado sendo princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizado os aspectos biológicos. John Dewey um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento – físico, emocional e intelectual. Célestin Freinet a teoria do educador o trabalho e a cooperação vem em primeiro plano, a ponto de ele entender, em contraste com outros pedagogos, incluindo os da Escola Nova. Seu objetivo declarado é criar uma “escola do povo”. Paulo Freire conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos desenvolve um pensamento pedagógico assumidamente politico, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Jean Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Fernando Hernández propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo. Lev Vygotsky o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sebe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.
Este eixo nos imergiu em uma reflexão bastante pertinente e necessária. Falar sobre projetos, inovações, levantamentos teóricos sobre PROJETAR e CRIAR é sim uma ação que agrega valores. As situações que envolvem ensino-aprendizagem sempre requerem um olhar de re(criação). Trabalhar propostas de projetos que envolvem o uso ou informações das novas tecnologias é terminante diante do avanço rápido da mesma. A simples ação de deixar que estas informações precisas e ricas sobre o assunto cheguem aos nosso alunos já contribuem para uma inclusão do mesmo.
Elaborar projetos educacionais nas escolas é de fundamental importância pois torna o aprendizado mais significativo, uma vez que o aluno participa efetivamente da construção do conhecimento através de atividades dinâmicas como pesquisa, entrevistas, debates e experimentos, que o levam a refletir sobre a importância do tema trabalhado e os reflexos desse conhecimento sobre sua vida. Este aluno, ao interagir com o grupo e com os professores, vem a desenvolver valores como respeito, solidariedade e cooperatividade, à medida em que se vê como parte integrante e importante desse processo, socializando seus conhecimentos e suas experiências.
O eixo 1 nos mostrou um universo amplo de conhecimentos, trabalhando a elaboração de projetos, mostrando novas tecnologias que só vem a somar a nosso cotiano, possibilitando a todos o uso de novas tecnologias, e o acesso a um vasto mundo de conhecimentos que só vem possibilitar a todos uma inclusão.
Projetar é visar o futuro. pensar em projetos é almejar algo importante para sua vida caminhando sobre metas que você pode alcançar. Se não for assim você não chegará ao objetivo. Já que trabalhar com projetos é agir, "pôr a mão na massa" E os projetos pedagógicos sendo bem seguidos, realizadas as ações daquilo que queríamos para nossos educandos, pois eles mesmos são construtores do seu próprio aprendizado.
Ao falarmos em projetos é sempre bom refletirmos sobre como devemos conquistar os alunos para um tema a ser futuramente trabalhado com os mesmos, trabalhar pesquisar, trazer coisas novas, com isso, podemos começar a elaborar juntamente com os educandos melhorias que existem, mas não são muitas vezes utilizadas na escola e comunidade. Algo que se torne valioso tanto pessoal como coletivo em compartilhar ações realizadas com uma equipe que funcione de verdade, uma equipe que mesmo nas dificuldades apresentadas fazem a diferença em mostrar como é um verdadeiro projeto de compartilhamento de ideias que se realizam e não fique somente como de fato somente no papel (esboço).
Todos nós precisamos de projetos, sejam de teor pessoal ou profissional, uma vez que nós mesmos somos parte de um projeto que é a vida em sociedade. E para sermos parte desse grupo primeiro passamos por um outro, que é a escola. Grupo este que só existe porque anteriormente grandes estudiosos acreditaram e defenderam que a instituição escolar e determinados projetos metodológicos são a base para a evolução social, moral e intelectual do ser humano. A partir daí surgem os interesses, os planos e desejos de mudança e progresso na família, na profissão e na comunidade em geral. Para isso, precisa-se de organização e planejamento que norteiem até atingir o objetivo em questão. Além disso, é necessário delimitar-se um espaço e um tempo para o início e a concretização de tais projetos, para que estes realmente aconteçam.
ResponderExcluirPensar em projeto pessoal e profissional é fácil, porém por no papel é difícil, mas vamos encarar esse desafio. Acho que não tem como separar projeto de vida pessoal e profissional isso está integrado, afinal se você não estiver completamente realizado em um desses projetos não estará em nenhum, não existe estar feliz no lado pessoal e insatisfeito no trabalho, isso não é possível.
ResponderExcluirO sucesso do professor e de qualquer outro profissional, ou até mesmo da nossa vida pessoal depende de um planejamento bem feito e bem executado, pois devemos ter um norte, ou seja um objetivo a ser alcançado e isso se consegue através do cumprimento de metas preestabelecidas para, pouco a pouco se chegar ao objetivo, isso é o essencial.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo primeiro encontro, foi aberto espaço para que os alunos pudessem discutir sobre a importância do projeto tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Chegamos aconclusão de que para obter êxito em um projeto, são necessários, ORGANIZAÇÃO, FOCO, PRANEJAMENTO e AÇÃO.
ResponderExcluirPara José Nilson Machado “defende ideias e diz acreditar que o destino escolar dos estudantes esta ligado a capacidade deles de estabelecer projetos e de criar interrogações expectativas e interesses para lançarem se sobre eles”, despertar o desenvolvimento critico dos educando torna-o ativo e autônomo para criar, para construir e representar o conhecimento.
ResponderExcluirConhecendo as ideias de alguns educadores influenciaram a educação como:
Johann Pestalozzi democratizou a educação, proclamando ser o direito absoluto de toda criança, psicologizou a educação.
Friedrich Froebel foi um primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação da pessoas, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem.
Ovide Decroly defende no principio de globalização baseia na ideia de que as crianças aprendem o mundo com base em uma visão do todo, posteriormente pode se organizar em ordem.
Maria Montessori a pedagogia montessoriana relaciona-se a normatização tem como objetivo a educação da vontade da atenção com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado sendo princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizado os aspectos biológicos.
John Dewey um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento – físico, emocional e intelectual.
Célestin Freinet a teoria do educador o trabalho e a cooperação vem em primeiro plano, a ponto de ele entender, em contraste com outros pedagogos, incluindo os da Escola Nova. Seu objetivo declarado é criar uma “escola do povo”.
Paulo Freire conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos desenvolve um pensamento pedagógico assumidamente politico, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno.
Jean Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.
Fernando Hernández propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.
Lev Vygotsky o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sebe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.
Este eixo nos imergiu em uma reflexão bastante pertinente e necessária. Falar sobre projetos, inovações, levantamentos teóricos sobre PROJETAR e CRIAR é sim uma ação que agrega valores. As situações que envolvem ensino-aprendizagem sempre requerem um olhar de re(criação). Trabalhar propostas de projetos que envolvem o uso ou informações das novas tecnologias é terminante diante do avanço rápido da mesma. A simples ação de deixar que estas informações precisas e ricas sobre o assunto cheguem aos nosso alunos já contribuem para uma inclusão do mesmo.
ResponderExcluirElaborar projetos educacionais nas escolas é de fundamental importância pois torna o aprendizado mais significativo, uma vez que o aluno participa efetivamente da construção do conhecimento através de atividades dinâmicas como pesquisa, entrevistas, debates e experimentos, que o levam a refletir sobre a importância do tema trabalhado e os reflexos desse conhecimento sobre sua vida. Este aluno, ao interagir com o grupo e com os professores, vem a desenvolver valores como respeito, solidariedade e cooperatividade, à medida em que se vê como parte integrante e importante desse processo, socializando seus conhecimentos e suas experiências.
ResponderExcluirO eixo 1 nos mostrou um universo amplo de conhecimentos, trabalhando a elaboração de projetos, mostrando novas tecnologias que só vem a somar a nosso cotiano, possibilitando a todos o uso de novas tecnologias, e o acesso a um vasto mundo de conhecimentos que só vem possibilitar a todos uma inclusão.
ResponderExcluirProjetar é visar o futuro. pensar em projetos é almejar algo importante para sua vida caminhando sobre metas que você pode alcançar. Se não for assim você não chegará ao objetivo. Já que trabalhar com projetos é agir, "pôr a mão na massa" E os projetos pedagógicos sendo bem seguidos, realizadas as ações daquilo que queríamos para nossos educandos, pois eles mesmos são construtores do seu próprio aprendizado.
ResponderExcluirAo falarmos em projetos é sempre bom refletirmos sobre como devemos conquistar os alunos para um tema a ser futuramente trabalhado com os mesmos, trabalhar pesquisar, trazer coisas novas, com isso, podemos começar a elaborar juntamente com os educandos melhorias que existem, mas não são muitas vezes utilizadas na escola e comunidade. Algo que se torne valioso tanto pessoal como coletivo em compartilhar ações realizadas com uma equipe que funcione de verdade, uma equipe que mesmo nas dificuldades apresentadas fazem a diferença em mostrar como é um verdadeiro projeto de compartilhamento de ideias que se realizam e não fique somente como de fato somente no papel (esboço).
ResponderExcluir