Cada
um de nós constrói a sua própria história e cada ser carrega em
si
o dom de ser capaz, de ser feliz!”
Almir Sater/ Renato Teixeira
É TEMPO DE MEMORIAL
O
memorial é importante instrumento de estudo, pesquisa e reflexões, que
permite ao professor uma crescente responsabilidade em relação ao
processo de ensino aprendizagem,
tormando consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades na tarefa de aprender e ensinar.
Ao
final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as
suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua
travessia neste processo de inclusão digital.
AGORA E COM VOCÊ...

Memorial
ResponderExcluirMarcos Alves Vieira nascido em janeiro de 1986, na cidade de Viçosa do Ceará no (Hospital dos Pinhos) é munícipe residente até a presente data na localidade de Riacho do Piauí, donde não ultrapassara suas fronteiras estaduais. Pertencente a família Vieira e Raimundo que reside desde os anos de 1905 na região Juá dos Vieiras, convive até então com os pais.
Estudou na Escola de Ensino Fundamental Riacho do Piauí e Escola de Ensino Fundamental Isaac Vieira do Espírito Santo, concluindo o ensino fundamental em 2001 e Ensino Médio em 2003 nas escolas citadas respectivamente. Formado com graduação licenciatura plena em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pós Graduado em História e Geografia pela universidade FAK. É funcionário publico municipal da prefeitura municipal de Viçosa do Ceará lotado como professor de informática desde 2007, atualmente leciona na E.E.F. Isaac Vieira do Espírito Santo.
Participa do curso de formação continuada em Educação Digital disponibilizado pela prefeitura municipal de Viçosa do Ceará. O referido curso vem a ser um instrumento de trabalho muito importante a partir do momento em que trás informações extras e atividades que através de discussões em grupo e atividades online podemos observar que o ato de lecionar requer um olhar diferenciado. A partir do momento em que devemos inserir os alunos na Nova Era do Conhecimento devemos também adaptar as metodologias de ensino aprendizagem onde podemos usar os recursos como; relação entre escola tecnologia e sociedade onde podemos discutir a postura do aluno e professor em relação ao uso das Tcs; propomos e elaboramos um projeto de inserção das Tcs nas escolas, projeto discutido e apresentado; hipermídias, hipertexto, sites educativos, blogs e atividades lúdicas para avançar no processo de ensino aprendizagem. Embora seja encontrado algumas dificuldades para a realização do referido curso tais como: tempo necessário para realização das atividades extras do manual do cursista.
Portanto se faz de extrema importância a prática de cursos de capacitação profissional uma vez que devemos acompanhar o progresso humano e digital.
Turma 01
ResponderExcluirAntonio Raimundo Ferreira Mapurunga filho de Caetano Magalhães Mapurunga e Francisca Assunção Brito Ferreira, nascido no Hospital e Maternidade Felizado de Pinho Pessoa residente no sitio Brejo Grande tendo sua vida estudantil do ensino fundamental e medio na Escola de Ensino Fundamental e Medio Deputado Manoel Rodrigues e graduado em Licenciatura em Matematica pela Universidade Estadual Vale do Acarau.
Estagiario Banco do Estado do Ceara, por dois anos , motitor de informatica na Escola Deputado Manoel Rodrigues, desde de 2007 porfessor de informatica na prefeitura Municipal de Viçosa do Ceara.
O curso introdução a educação digital esta nos proporcionando o conhecimento como utiliza a mídia no cotidiano escolar, orientando a comunidade escolar a inserir as tecnologias e mostrando que elas estão presente vida do educando, salientando que a tecnologia sendo apenas um recurso, fazendo com que dinamize a ação, a interatividade, a produtividade e o prazer do aluno frente ao processo de ensino e aprendizagem.
Discutimos a prática dos professores diante das tecnologias muitos ainda tem medo do uso computador se usarem vão quebrar, continuando no tradicionalismo. As tecnologia para serem inseridas na sala de aula tem que ter uma finalidade pedagógica para que o aluno tenha um aprendizado integrado, e não um conhecimento técnico apenas para operar uma máquina.
A tecnologia esta evoluindo cada vez mais rápido e estamos inseridos neste processo e a escola não pode fica de fora com o desenvolvimento que de alguma forma está mudando também o nosso jeito de aprender e ensinar. É importante a preocupação de inserir a tecnologia na formação dos seus alunos de forma que eles sejam inclusos e não apenas expectadores. E preciso formar cidadãos aptos a participar da construção da sociedade, porque nessa construção ele será sujeito.
TURMA 01
ResponderExcluirMEMORIAL
Francisca Fernanda Lopes Costa
Eu sou Francisca Fernanda Lopes Costa, natural da cidade de Fortaleza, estado do Ceará, e resido a quinze anos no município de Viçosa do Ceará, atualmente na sede do Distrito de Juá dos Vieiras, a aproximadamente 36km da sede do município. Sou formada em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e tenho Pós-Graduação em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade Ieducare. Também possui curso Técnico em Contabilidade, pela ESG Presidente Humberto Castelo Branco e Curso de Secretária Escolar pelo Colégio Agapito. Atualmente sou funcionária pública municipal efetivada na Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará como Professora de Informática, lotada na EEF João Euclides de Morais, situada na sede do Distrito de Juá dos Vieiras.
Ao iniciar o curso de Introdução à Educação Digital, oferecido pelo MEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, percebi o quanto é importante e necessário nos atualizarmos mais e mais quando se fala em tecnologias. Comecei a observar a cada dia como essas novas tecnologias estão inseridas no nosso dia a dia e como é necessário que repassemos isso aos nossos alunos, familiares e comunidade.
Ao estudar as duas primeiras unidades vi que existem vários tipos de softwares livres com programas e jogos educativos de fácil acesso e que causam interesse nos alunos. Também vi programas que eu já conhecia, mas com algumas ferramentas novas, que antes eu não sabia como utilizá-las, e com isso, percebi que por mais que saibamos usar o computador, sempre teremos algo novo a aprender.
A atividade de realizar um projeto foi muito proveitosa, pois isso fez com que pensemos mais e mais nas diversas formas que temos para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.
Os conteúdos das apostilas e CD também são muito bons, com vídeos e hipertextos de fácil compreensão. O uso da internet foi simples para mim, pois eu já me utilizo dela, mas como dito antes, sempre com algumas novidades que eu não conhecia.
Apesar do pouco tempo disponível para estudo em casa, que para mim é o único desafio apresentado, os encontros presenciais são sempre proveitosos, pois os demais cursistas e a formadora colaboram muito uns com os outros nas trocas de conhecimentos e experiências vividas na sala de aula.
MEMORIAL
ResponderExcluirMARIA DE JESUS ALVES DA SILVA - TURMA 001
Meu nome é Maria de Jesus Alves da Silva, filha de Aldenor Cardoso e Francisca das Chagas Alves, tenho 10 irmãos, sendo 6 homens e 4 mulheres, sou natural da cidade de Viçosa do Ceará. Sou graduada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Exerço a função de professora de informática, pela prefeitura municipal de Viçosa do Ceará, desde o ano de 2006 até a presente data.
Durante esses seis anos de docência em Laboratório de Informática, da rede municipal de ensino de Viçosa do Ceará, trabalhei na Escola de Ensino Fundamental Francisco Sales Rodrigues, localizada no Sítio Delgada, na Escola de Ensino Fundamental João Firmino de Sousa, localizada no Bairro São José e atualmente atuo na Escola de Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho , localizada à Rua Silva Jardim, onde trabalho com alunos do Ensino Fundamental I e II.
É notável a rejeição das novas tecnologias, não pelos alunos, mas por grande maioria dos professores e demais funcionários pertencentes a comunidade escolar. Muitos alunos pensam que o computador é apenas um meio de diversão. Tenho como missão fazer com que alunos e professores criem novos olhares frente a uma educação geradora da cidadania, quando o educador tem o dever pedagógico de, por meio dos recursos didáticos disponíveis na escola, sair das quatro paredes que a escola arquiteta e possa vivenciar e proporcionar novas experiências, de forma a edificar a formação do estudante voltada para a participação social.
A internet é uma importante fonte para auxiliar, não só as aulas de informática, mas também as demais disciplinas do curriculum escolar. Os alunos, com sua curiosidade, vão além de uma simples págia na internet, pois quando veem um link, já clicam para saber qual o conteúdo que ali está contido.
Pensando nisto, tenho como objetivo, com este curso, integrar, de forma sistemática, as mídias ao cotidiano de sala de aula, colaborando tanto para a dinamicidade das aulas, como para o aprimoramento do ensino-aprendizagem oferecido.
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
ResponderExcluirMEMORIAL
Sou Ana Rita Vasconcelos Monteiro, nascida na cidade de Fortaleza-CE, filha de um Jijoquense e de uma viçosense, tendo apenas um irmão mais novo do que eu. Hoje, com vinte e dois anos de idade sou estudante do curso de Letras com habilidade em Língua Portuguesa, na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral. Atualmente moro em Viçosa do Ceará, trabalho na área de informática educativa na Escola de Ensino Fundamental Arco-Íris desde março de 2011, também já atuei como auxiliar de professora de primeiro ano na Escola de Ensino Fundamental José Fontenele Magalhães.
Durante a unidade 2 do curso de Introdução à Educação Digital, pude ter uma maior noção da teoria de internet, hipertexto e hipermídia, já que geralmente trabalhamos esses conteúdos mais na prática. Mesmo com a internet sendo um meio que ganhou grande vantagem na comunicação, há ainda muitas dificuldades, principalmente no sentido de se procurar algo que pode ter muitos outros com significados parecidos, pois é preciso saber o endereço da página no qual poderemos encontrar realmente aquilo que desejamos.
Portanto, é importante saber o que se deseja buscar no mundo da internet e ter bastante atenção com o que há disponível para os navegadores, pois à medida que navegamos temos maiores avanços nessa rede tão utilizada por o mundo todo.
Estar participando do curso de Introdução à Educação Digital tem sido uma grande importância para o meu desenvolvimento profissional, assim como também de uma simples navegadora que sou, pois vemos uma séries de vantagens e desvantagens do mundo virtual.
TURMA 01
ResponderExcluirMEMORIAL
FRANCISCO RANIERE SILVA DE SOUSA
Sou Francisco Raniere Silva de Sousa, natural de Viçosa do Ceará, na Vila Oiticicas, nascido no dia 06 de Julho de 1990. Filho de Maria Idilvana Silva de Sousa e Tarcísio Marques de Sousa, tenho dois irmãos. Sou graduando no Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e cursista em duas Especializações: em Língua Portuguesa e Literatura e em Supervisão e Gestão Escolar. Atuo como professor nas FRANCISCO ALDERICO EEF, OITICICAS EEF, EEM. DEP. MANOEL RODRIGUES e EEFM. DR. JULIO DE CARVALHO.
O Curso Introdução à Educação Digital está sendo de total importância em minha formação quanto professor, devido as diversas atividades nele propostas, visando o desenvolvimento e melhoria no meu desempenho profissional. Uma vez que, a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida e no ambiente escolar, seja em computadores, celulares, aparelho projetor de slides e em outros eletrônicos. O curso visa nos ensinar a utilizar essas tecnologias de maneira correta, de modo que venha a trazer uma série de benefícios aos que dispõem dessa ferramenta, professores e alunos.
O material do curso é bastante rico, pois trabalhamos tanto a parte teórica como a prática, já participamos de assuntos como internet, hiperlink, hipertexto, como navegar e utilizar a web de maneira segura e com um olhar educacional.
Evandro Alves de Oliveira – Turma 001
ResponderExcluirNasci em 27 de julho de 1984, no município de Viçosa do Ceará-CE, hoje resido no distrito de General Tibúrcio do mesmo município, onde vivi e vivo minhas mais diferentes e emocionantes aventuras de vida. Convivendo sempre em harmonia com a família (pais e irmãos), esses sim me ensinaram bastante, pois agradeço aos meus pais tudo o que eles proporcionaram o respeito e a educação de saber conviver com as pessoas em qualquer ambiente, seja ele de trabalho ou na sociedade.
Em 2003 consegui meu primeiro emprego na prefeitura mais precisamente no mês de agosto, foi uma experiência entanto trabalhar de Gari, trabalhei por treze dias.
Trabalhando a “9 anos” prestando serviço Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, mais especificamente na Secretaria de Educação como professor de informática, na Vila de General Tibúrcio, E.E.F. João Gomes Moreira. Ganhando, assim, experiência na área e com essa experiência ganhando mais conhecimento na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Durante o período (2003 a 2012), tive uma experiência profissional bastante importante. No ano de 2006 trabalhei como atendente de lanchonete uma área que necessita de uma boa comunicação para um bom atendimento aos clientes.
Em Agosto de 2006 retornei para Viçosa do Ceará para trabalhar novamente como professor de informática.
Com a chegada de 2012 e com avanço das tecnologias no mundo atual, não tive como fugir ou ficar estacionado e por estou cursando uma faculdade (Letras) pelo Ieducare, onde acredito eu que me ajudará no crescimento profissional. Espero alcançar num futuro próximo o certificado de nível superior.
Tenho a oportunidade de neste momento está fazendo um curso sobre a inclusão digital no contexto escolar e obtendo uma nova experiência para ser aplicada juntamente com a comunidade escolar que é o uso da tecnologias e inclusão digital que ainda hoje é uma barreira a ser derrubada para algumas pessoas que fazem uso dos meios de mídias na escola. Inclusive uma das maiores dificuldades é o uso da internet.
No entanto as novas tecnologias da informação e comunicação oferecem novas possibilidades de aprender e devem deixar o estatuto de simples auxiliar (na aprendizagem) para tornar-se centro de uma outra forma de aprender, que afeta, em primeiro lugar a mudança dos modos de comunicação e dos modos de interação.
Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.
Registro das dificuldades e avanços e desafios enfrentados na unidade II na travessia ou trajetória do curso.
Algumas dificuldades tem surgido no decorrer do curso no que diz respeito ao acesso e criação de blogs, pois como eu trabalhava com computadores mas não tinha internet muita coisa ainda é nova para mim.
O curso tem proporcionado uma melhoria nas pesquisas e trabalhos na internet.
TURMA 1
ResponderExcluirMEMORIAL
Francisco Gleiciano Gomes dos Santos
Eu sou Francisco Gleiciano Gomes dos Santos, natural de Fortaleza, estado do Ceará, e resido a cinco anos no município de Viçosa do Ceará, atualmente no distrito de Quatiguaba. Estou cursando licenciatura plena em Pedagogia, pelo Instituto de Formação Teológica – FACEDI. Atualmente sou Funcionário Público Municipal na Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará como Professor de Informática, lotado na E.E.F. de Quatiguaba, situada na sede do Distrito de Quatiguaba.
O curso está me ajudando a me atualizar junto com meus colegas de trabalho, com atividades e conteúdos que nos favorecem e nos motiva a compartilhar novos conhecimentos com, amigos e alunos.
Ao concluir as unidades anteriores, neste caso, unidade 1 e 2, notei que existe um leque de opções de conteúdos relacionados à informática e educação digital, mesmo sabendo um pouco, sempre é bom atualizarmos e abrir vaga em nossas mentes para o novo.
Descobri que podemos utilizar softwares livres, que os mesmos têm suas vantagens como, programas e jogos educativos livres, não precisam sempre estar atualizando e deixando o OS lento, e que o computar é uma máquina indispensável para o nosso uso no dia a dia e o uso que nos facilita realização de vários trabalhos que sem o uso destas tecnologias digitais, só poderiam concluir com muito tempo depois.
Neste caminho do curso vi programas que eu sempre usei, mas descobri ferramentas que não tinha utilizado ainda, isso me fez pensar melhor e sempre aceitar opiniões de outras pessoas que por manuseio diferente em aplicativos que desconhecemos por não usarmos de outras maneiras de explorar e executar tarefas e atividades diferenciadas por cada um. Com isso aprendi e me reciclei com esse início de curso, para eu refletir mais e repassar diferentes metodologias de comunicação e de ensino.
Projetos foram criados e apresentados, em vista que possamos complementar e melhorar a maneira que nos damos aulas, propostas de aulas futuras de como incluir a informática educativa como disciplina escolar, para motivar alunos e professores a terem mais disposição nas atividades. E outros mais projetos foram apresentados que são muito bons para o nosso desenvolvimento e de nossos alunos.
Gostei muito dos Hipertextos, que em nossas apostilas digitais que está no nosso CD, que quando queremos nos aprofundar os nossos conhecimentos quando estamos lendo certo assunto, clicamos nesses hiperlinks e abre os vídeos que nos ensinaram e complementaram ainda mais nossos conhecimentos.
E como a internet é uma ferramenta muito útil e fundamental para pesquisas, encontramos vários sites de pesquisa como o, cade, google e outros. Também podemos utilizar a internet como meio de comunicação, usando chats, bate-papo, e-mails e também usando a câmera(webcam) que podemos nos comunicar através de vídeo.
Memorial
ResponderExcluirNesta unidade pudemos aprender na prática, como se faz uma pesquisa na internete e como podemos encontrar uma infinita quantidade de informações disponíveis na web, aprendemos a utilizar um site de pesquisa, como o Google, conhecemos as partes de um endereço eletrônico como, por exemplo: .com, .edu, .gov, .br, fizemos a nossa pesquisa através da ferramenta pesquisa avançada e assim chegarmos mais fácil ao que desejamos, também utilizamos o Google Tradutor, onde podemos traduzir textos para vária línguas e ainda ouvir o que foi traduzido. Também nesta unidade, através de um vídeo sobre os “invasores” aprendemos os cuidados que devemos tomar quando navegamos na rede mundial de computadores. Ao finalizármos esta unidade percebemos que mesmo fazendo parte do nosso dia a dia, alguns aspectos relacionados à internete passavam despercebidos, ou às vezes nem tínhamos a curiosidade de procurar saber como funcionava, a partir de então, tivemos mais informações a respeito do assunto, o que vai nos auxiliar na nossa vida profissional e até mesmo pessoal.
Meu nome é Andréa de Brito Fontenele Rodrigues sou professora da EEF Chapeuzinho Vermelho, minha formação é em História, estou lecionando no laboratório de Informática com a informática educativa para crianças do 1º ao 5º ano e os pré-adolescente do 6º ao 9º ano.
ResponderExcluirEste curso me motivou muito porque a informática educativa não é apenas técnica mas também a pedagógia. A unidade 1 nos passou sobre as varias formas de usar as TCIs para beneficiar os alunos e professores com o uso correto dos computadores e outra mídias na vivencia da vida escolar e até mesmo para o seu convívio em sociedade.
A unidade 2 foi de grande importância, pois nela podemos nos orientar sobre as varias formas de fazer uma pesquisa rápida usa o site Google. Também discutimos como através da internet existe vários tipos de vírus e que através do Linux Educacional é muito mais seguro, pois o Windows é um sistema operacional muito vulnerável . Assistimos o vídeo a Introdução a Internet, onde nele podemos perceber como um servidor pode distribuir varias informações pela grande teia de acesso e como podemos fazer um download seguro e rápido. A unidade 2 mostrou como podemos expandir nossos conhecimentos usando está grande rede de acesso chamada Internet.
O Curso está sendo bem proveitoso e estou gostando muito.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTarciso Botelho Mapurunga, professor de informática desde 2006, cursando atualmente Licenciaciatura em física pelo IFCE.
ResponderExcluirNesta primeira Unidade foi possivel perceber o excelente nível do curso que irá nos proporcionar uma ampliação dos nossos conhecimentos na aŕea de informática e irá nos proporcionar técnicas desenvolvidas por especialistas com o intuito de insersão da praticas pedagogicas e técnicas da informática no meio educacional.
Nesta unidade I foi interessante conhecermos detalhes do funcionamento da Word Wide Web (rede mundial de computadores) a "internet" entramos me contato com o tema tecnologia e sociedade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirUnidade II
ExcluirAluna: Simone Fontenele Magalhães
Professor: Neila Maria
Data; 26 de setembro de 2012
Tema da unidade: Texto-hipertexto-web - Apresentação do desktop -Como fazer um download
Na Unidade II aprofundamos nossa discussão sobre a importância das tecnologias em nossas vidas e no trabalho da escola. Navegamos pelos mares da Internet. Tivemos contato com um navegador e com alguns portais. Aprendemos mais possibilidades de pesquisa na Internet, além de termos conhecido uma coleção de links que podem nos ajudar nas nossas aulas. Ganhamos mais autonomia ao usarmos o computador e a Internet, aprendendo sobre várias dicas de segurança. Avançamos mais um pouco nesta viagem pelo mundo digital.
Após a compreensão sobre a estrutura dos endereços de internet, foi apresentado o Google como site oficial de busca na internet a ser utilizados por todos durante o nosso curso, pois, apesar de existirem outros sites de busca, nenhum consegue ser tão eficiente, afinal, se a informação existe na internet, sempre será possível encontrá-la no Google. No decorre da unidade discutimos sobre os benefícios da internet e questões de segurança pessoal e dos alunos e em relação a vírus de computador, foi exposto que o Linux Educacional é bastante mais seguro que outros sistemas operacionais mais vulneráveis como o Windows. Para uma melhor compreesão da unidade assitimos a alguns vídeos sobre os tipos de vírus, spam e como surgiu a internet.
Esta unidade foi bastante propeitosa pois aprofundamos melhor nossos conhecimento sobre internet, Google, tipos de vírus e outros conectivos da rede mundial de computadores.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMEMORIAL
ResponderExcluirMundo Digital X Letramento: uma missão repleta de novidades e anseios
Olá, colegas! Eu, professora Verônica, do Distrito de Manhoso, a 18 km de Viçosa do Ceará estou passando por aqui novamente para comentar sobre as Unidades 3 e 4 do nosso Curso: Introdução à Educação Digital, elaborado pela equipe do Proinfo Integrado - MEC.
Na unidade 3 (BLOGS: O quê? Para quê? Como?) aprendemos, com a ajuda de nossa formadora Neila Magalhães, o que é um blog através da criação de um blog entre as equipes de cursistas. Ao estudar esta unidade entendemos que os blogs fortalecem a interatividade e despertam a prática da leitura e da escrita. Mas como um blog funciona, isso nós levamos para a prática. Nos tornamos autores do nosso próprio blog postando um Projeto de Aprendizagem. Lembra que nas primeiras unidades nós havíamos nos reunido para expor nosso projeto sobre: Como a Cultura Digital contribui para a formação cidadã?. Pois é, foi esse mesmo que postamos. Foi uma experiência bastante construtiva que nos motivou a explorar com mais criatividade esse recurso de intercâmbios e aprendizagem.
Já na unidade 4 (Elaboração e Edição de Textos) foi abordada a questão dos softwares Editores de Texto, pois atualmente são indispensáveis para a execução de qualquer atividade digital, seja na escola ou no próprio ambiente de trabalho. Esta ferramenta, se bem explorada, possui inúmeros recursos que estimulam a criatividade dos educandos, desde uma simples digitação à formatações, tabulações, inserção de imagens, dentre outros. Sabemos que a escrita digital fornece ganhos como também percas no que diz respeito ao letramento. E é aí que, em meio às novidades, surgem os anseios. Como letrar digitalmente sem que nosso aluno deixe a prática da escrita manual? Pois por mais que nos expressemos pelas TICs, nossa ortografia não deverá desaparecer e nós educadores deveremos desenvolver práticas metodológicas mais eficazes para a conservação da habilidade motora dos educandos.
Contudo, quero aqui deixar minha satisfação em ter aumentado meus conhecimentos ao longo destas unidades.
É hora de ação!
Um Abraço à todos e fiquem com Deus!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRamon Costa Ramos, trabalha na Secretaria Municipal de Educação.
ResponderExcluirNesta unidade foi de total aprendizagem, pois foi possível obtermos conhecimentos que até o momento ainda não conhecíamos. Podemos constatar a importância da inclusão digital usado nas escolas que são caracterizadas como uma evolução para o aprendizado.
Maria Gorete Moreira
ResponderExcluirTrabalha na Secretaria de Educação
Este curso me trouxe mais conhecimento sobre inclusão digital nas escolas e os avanços da tecnologia no mundo atual.
Como os encontros são semanais o tempo é bastante reduzido, enfrentamos algumas dificuldades mesmo assim o curso esta sendo bastante proveitoso nos oferecendo conhecimento que servirão para nossa caminhada profissional.
Onde na Unidade 01 falamos sobre a utilização e a importância das nossas tecnologias no cotidiano escolar e social. Sendo possível compreender a relevância do uso destas ferramentas inovadores na pratica pedagógicas. Na unidade 02 comentamos sobre a rede mundial de computadores e seus diversos aplicativos que podem sues fundamentais na vida profissional e pessoal.
Alene Marques / Maria Ivone
ResponderExcluirNesta unidade foi possível obter informações sobre diferente formas de como usar o computador ,bem como algumas partes internas e externas do mesmo.Sabemos que a tecnologia digital estar com um avanço imenso e o ser humano tem obrigação de saber usar e como usar essa inovação. Possibilitou – nos o conhecimento e o manuseio de ferramentas por nós ainda desconhecidas. A tecnologia avança em larga escala fazendo – se também de uma ferramenta fundamental na vida escolar,profissional etc...
Cursista: Adriano Messias Rodrigues, Licenciado em Ciências da Religião pelo Instituto de Ciências Religiosas - ICRE Faculdade da Prainha em Fortaleza).
ResponderExcluirNa primeira unidade do curso debatemos sobre a importancia das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, bem como de outras mídias para a dinamização do ensino e para o desenvolvimento de valores cidadãos entre os jovens como: equidade, solidariedade, alruísmo, etc.
Na segunda unidade abordamos a importancia do Linux educacional enquanto sistema operacional seguro e confiável, especialmente no caso de pesquisas em sites populares como Google e outros. Vimos também a fragilidade e vulnerabilidade do Sistema Windows. E, também como o servidor pode distribuir várias informações pela grande teia virtual da internet, e também como fazer um download seguro e rápido.
Estou gostando bastante do curso e aproveitando os conteúdos das novas tecnologias para complementar e dinamizar meus conhecimentos juntao à comunidade escolar.
Na unidade 01 vimos que vivemos em um mundo em que as novas tecnologias estão presentes, e a escola precisa está preparada para enfrentar os desafios e problemas que aparecem junto com elas. Essas novas tecnologias podem ajudar a melhorar e facilitar a vida dos alunos, e principalmente a nossa vida, pois dependemos das tics para melhor desempenhar nossa profissão. Não utilizar estas novas ferramentas é viver alienado e muito atrás do atual momento histórico, em que se exige a cada dia mais novos conhecimentos tecnólgicos.
ResponderExcluirNa unidade 02 vimos a internet como importante intrumento que veio para facilitar nossa vida. Ela é um recurso de pesquisa, que pode ser de grande auxílio para nossas atividades escolares e pessoais, mas que precisamos saber utilizá-la com segurança para que não se torne um problema a mais em nossa vida. Através dela podemos conhecer o mundo sem sair do lugar. Quebramos distâncias jamais imagináveis, e que levariam anos para serem percorridas sem o uso dessa importante ferramenta de navegação.
Memorial Unidade I
ResponderExcluirEsta unidade inicial do curso trata da implantação das tecnologias no cotidiano das escolas. Nela temos a oportunidade de aprendermos sobre o uso das tecnologias e das mídias, tão comumente usados e necessário no trabalho relacionado a educação e outros afazeres do dia-a-dia. Discutimos sobre a inclusão das novas tecnologias na pratica pedagógica em sala de aula, procurando enfatizar que esta inclusão se faz necessário, no entanto devemos ter muito cuidado ao implantar novas metodologias pois como sempre tudo que é novo causa algum impacto e isso precisa ser bem administrado. Vimos também a utilização das ferramentas que compota o comportador, bem como algumas formas de utilização destas ferramentas.
Na unidade II: estudamos e refletimos sobre o uso da internet, este mecanismo tão usado atualmente por milhões de pessoas mundo a fora. Buscamos entendermos a valorização de usarmos essa tecnologia com cuidados pois requer segurança em pesquisarmos assuntos a serem utilizados no cotidiano. Aprendemos a manusear ferramentas do programa BrOffice.org, este artefato da computação bastante usado.
Curso: PROINFO Integrado – Introdução à Educação Digital
ResponderExcluirCursista: Denise Arruda de Siqueira.
MEMORIAL
No primeiro encontro, dia 12 de setembro de 2012, acompanhamos a apresentação da tutora Neila Maria Magalhães, que gentilmente nos entregou o material de estudo (Guia do Cursista e DVD), explicou o funcionamento do curso e apresentou o cronograma de atividades a serem desenvolvidas no decorrer do curso.
Nas unidades I e II, reconhecemos a importância das tecnologias em nossas vidas e começamos a compreender a necessidade de cada vez mais refletirmos e buscarmos alternativas para a inserção das TICs na prática pedagógica fazendo com que nossas aulas sejam mais atrativas e consequentemente o ensino avance cada vez mais.
Espero que este curso seja proveitoso e que possamos fazer uso dessas ferramentas de ensino, principalmente dentro das escolas que atuamos.