Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

1.4 Fórum de discussões on-line


PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO
     Programa de Capacitação Continuada em Educação á Distância

CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
 PROPOSTA PARA O CURSO: 01/08/2012 A 31/10/2012
 
1.4 Participação em fórum de discussões on-line: publicando e navegando.

 
A partir de agora você é parte de um grupo, sendo co-responsável pelo desenvolvimento de determinado Projeto Integrado de Aprendizagem. Sabemos que o sucesso das atividades em grupo está relacionado à qualidade do vínculo de comunicação que se estabelecem entre seus membros. Garantir a interação entre o grupo, no período após o encontro presencial, será um grande desafio diante de diversas realidade.
Agora que vocês já debateram e escreveram sobre a temática do seu projeto integrado de aprendizagem, o que acham de publicar o texto que produziram para que sejam lidos e conhecidos por todos os colegas?

2 comentários:

  1. REFLETINDO SOBRE O MODO DE INSERÇÃO DAS TICs NAS ESCOLAS


    Temos na Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Passagem da Onça um Laboratório de Informática que funciona em todos os dias letivos e nos dois turnos, atendendo pedagogicamente aproximadamente 60 % dos alunos num total de 357. Todos acompanham aulas em Informática Educativa utilizando o laboratório através do Programa nacional de Informática na educação (PROINFO).

    Além de utilizarem o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas, estão aprendendo a lidar com meios tecnológicos de aprendizagem, tendo o computador e suas unidades como mais uma ferramenta de estudos, busca de conhecimentos e comunicação. Os alunos desta escola frequentam as aulas no laboratório participando dos diversos projetos elaborados que os ajudem a melhorar seu rendimento nas diversas disciplinas e outros temas transversos.

    Para estas atividades utilizamos os software livres que rodam no Linux Educacional, estes programas possibilitam um melhor aprendizado e, desta forma incorporando-os ao mundo digital. Apesar de haver pouco tempo semanal para as turmas, percebo que um grande número de alunos não só gostam de estudar no computador como têm prazer em estar executando as diversas tarefas multimídias.

    Nesta escola, ainda não foi incluída para verificação curricular do aluno a Informática Educativa, mas nos preparamos planejando boas aulas como reforço para que o aluno tenha um bom rendimento ao final do ano letivo.

    O uso do laboratório é de grande valia e gerou grande mudança, pois nos beneficiou bastante, tanto na preparação de aulas como na aplicação da mesma. Os equipamentos tecnológicos facilitou e muito o trabalho de todos nos diversos setores da escola. Com elas tivemos mais aproveitamento dos recursos didáticos, etc. Além de propiciar ao aluno um novo conhecimento de mundo e uma visão de futuro com mais expectativas. Nas aulas pude perceber que os alunos estão mais soltos, formadores de opiniões, pois há momentos da aula que debatemos determinado assunto em pauta onde todos dizem o que pensam sobre tal, além de criar novas ideias nos trabalhos pedagógicos.

    É isso, com a chegada do laboratório em nossa escola facilitou o ato de ensinar e o de aprender, pois o computador está contribuindo bastante para a nossa educação ao ser usado de forma legal. O aluno sente o poder de se comunicar rapidamente a grandes distâncias, ter ideias, expressá-las como autores e compartilhar no mundo virtual.

    O uso diário das TICs abre portas para que o aluno mostre sua criatividade e exponha-as livremente por meio de softwares disponíveis, além da utilização do papel e caneta.


    Aluno: João Paulo de Brito

    ResponderExcluir