Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de outubro de 2012

MEMORIAL UNIDADES 03 E 04

É TEMPO DE MEMORIAL...
O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui em dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos.  
Na unidade 03- BLOGs: O quê? Para quê? Como? Refletimos sobre o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e a comunicação, criamos nosso próprio blog, o que nos oportunizou interagir de forma rápida com outros colegas, analisamos os blogs de outros professores e passamos a compreender melhor o papel dos blogs em nossa prática profissional. Foi de suma importância o aprendizado desta unidade, que nos trouxe um universo novo de interatividade, facilitando a troca de experiências e o intercâmbio de idéias. Já na unidade 04- Elaboração e Edição de textos, avançamos e ousamos ser autores de nossa própria história no mundo virtual, nos dedicamos a estudar os recursos básicos de formatação de textos, utilizando o Broffice , que nos permite ser redatores, escritores no mundo tecnológico, interativo e de produção coletiva. Piaget afirma que: O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui em dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos. Buscamos compreender os diversos aspectos na produção de um texto escrito, com atenção aos cuidados que devemos adotar no uso pedagógico das ferramentas de edição de um texto. Nessa unidade, exercitamos bastante, conhecermos um pouco mais sobre gerenciamento de arquivos, sobre os formatos de documentos de texto e de imagem, sobre o uso do mouse, do teclado e das interfaces. Foram momentos muito produtivos, onde as experiências vivenciadas servirão de embasamento para enriquecer as tarefas realizadas na prática profissional.
citroen c3

Na unidade 03- BLOGs: O quê? Para quê? Como? Refletimos sobre o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e a comunicação, criamos nosso próprio blog, o que nos oportunizou interagir de forma rápida com outros colegas, analisamos os blogs de outros professores e passamos a compreender melhor o papel dos blogs em nossa prática profissional. Foi de suma importância o aprendizado desta unidade, que nos trouxe um universo novo de interatividade, facilitando a troca de experiências e o intercâmbio de idéiascitroen c3
Na unidade 03- BLOGs: O quê? Para quê? Como? Refletimos sobre o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e a comunicação, criamos nosso próprio blog, o que nos oportunizou interagir de forma rápida com outros colegas, analisamos os blogs de outros professores e passamos a compreender melhor o papel dos blogs em nossa prática profissional. Foi de suma importância o aprendizado desta unidade, que nos trouxe um universo novo de interatividade, facilitando a troca de experiências e o intercâmbio de idéiascitroen c3
Na unidade 03- BLOGs: O quê? Para quê? Como? Refletimos sobre o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e a comunicação, criamos nosso próprio blog, o que nos oportunizou interagir de forma rápida com outros colegas, analisamos os blogs de outros professores e passamos a compreender melhor o papel dos blogs em nossa prática profissional. Foi de suma importância o aprendizado desta unidade, que nos trouxe um universo novo de interatividade, facilitando a troca de experiências e o intercâmbio de idéias. Já na unidade 04- Elaboração e Edição de textos, avançamos e ousamos ser autores de nossa própria história no mundo virtual, nos dedicamos a estudar os recursos básicos de formatação de textos, utilizando o Broffice , que nos permite ser redatores, escritores no mundo tecnológico, interativo e de produção coletiva. Piaget afirma que: O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui em dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos. Buscamos compreender os diversos aspectos na produção de um texto escrito, com atenção aos cuidados que devemos adotar no uso pedagógico das ferramentas de edição de um texto. Nessa unidade, exercitamos bastante, conhecermos um pouco mais sobre gerenciamento de arquivos, sobre os formatos de documentos de texto e de imagem, sobre o uso do mouse, do teclado e das interfaces. Foram momentos muito produtivos, onde as experiências vivenciadas servirão de embasamento para enriquecer as tarefas realizadas na prática profissional.citroen c3
Na unidade 03- BLOGs: O quê? Para quê? Como? Refletimos sobre o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e a comunicação, criamos nosso próprio blog, o que nos oportunizou interagir de forma rápida com outros colegas, analisamos os blogs de outros professores e passamos a compreender melhor o papel dos blogs em nossa prática profissional. Foi de suma importância o aprendizado desta unidade, que nos trouxe um universo novo de interatividade, facilitando a troca de experiências e o intercâmbio de idéias. Já na unidade 04- Elaboração e Edição de textos, avançamos e ousamos ser autores de nossa própria história no mundo virtual, nos dedicamos a estudar os recursos básicos de formatação de textos, utilizando o Broffice , que nos permite ser redatores, escritores no mundo tecnológico, interativo e de produção coletiva. Piaget afirma que: O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui em dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos. Buscamos compreender os diversos aspectos na produção de um texto escrito, com atenção aos cuidados que devemos adotar no uso pedagógico das ferramentas de edição de um texto. Nessa unidade, exercitamos bastante, conhecermos um pouco mais sobre gerenciamento de arquivos, sobre os formatos de documentos de texto e de imagem, sobre o uso do mouse, do teclado e das interfaces. Foram momentos muito produtivos, onde as experiências vivenciadas servirão de embasamento para enriquecer as tarefas realizadas na prática profissional.citroen c3
Na unidade 03- BLOGs: O quê? Para quê? Como? Refletimos sobre o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e a comunicação, criamos nosso próprio blog, o que nos oportunizou interagir de forma rápida com outros colegas, analisamos os blogs de outros professores e passamos a compreender melhor o papel dos blogs em nossa prática profissional. Foi de suma importância o aprendizado desta unidade, que nos trouxe um universo novo de interatividade, facilitando a troca de experiências e o intercâmbio de idéias. Já na unidade 04- Elaboração e Edição de textos, avançamos e ousamos ser autores de nossa própria história no mundo virtual, nos dedicamos a estudar os recursos básicos de formatação de textos, utilizando o Broffice , que nos permite ser redatores, escritores no mundo tecnológico, interativo e de produção coletiva. Piaget afirma que: O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui em dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos. Buscamos compreender os diversos aspectos na produção de um texto escrito, com atenção aos cuidados que devemos adotar no uso pedagógico das ferramentas de edição de um texto. Nessa unidade, exercitamos bastante, conhecermos um pouco mais sobre gerenciamento de arquivos, sobre os formatos de documentos de texto e de imagem, sobre o uso do mouse, do teclado e das interfaces. Foram momentos muito produtivos, onde as experiências vivenciadas servirão de embasamento para enriquecer as tarefas realizadas na prática profissional.citroen c3
O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui em dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos.citroen c3

27 comentários:

  1. UNIDADE 03

    EVANDRO ALVES DE OLIVEIRA


    Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).
    A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de um blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.
    A popularização dessa ferramenta foi tamanha que até as empresas passaram a utilizá-la como ferramenta de comunicação. A maioria das empresas, mesmo aquelas que não atuam diretamente na internet já mantém blogs para se comunicar com funcionários e clientes.
    Pessoas comuns ou famosas, empresas pequenas, médias ou grandes, todos compartilham da blogosfera, o mundo dos blogs. Nesse espaço, alguns blogueiros se destacam e ficam famosos, ganham dinheiro ou simplesmente externam suas ideias a quem quiser conhecê-las.

    ResponderExcluir
  2. UNIDADE 04
    ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS

    Com os constantes avanços provocados pela disseminação das TICs, principalmente a internet, o uso da leitura e da escrita digital, torna-se indispensável para dinamizar e facilitar o ensino-aprendizagem.
    Portanto, há muitos ganhos na escrita como na leitura digital e uma das vantagens que se apresenta para o aluno é a rapidez para escrever e ainda para fazer as correções, depois do texto pronto,seguindo orientações cedidas pelo computador, além de eliminar as operações que ocorrem no suporte do papel como rasuras, passar a limpo etc. Permitindo assim ao estudante dedicar seu tempo a autoria do material, potencializando produções mais elaboradas.
    Também temos acessibilidade a fontes inesgotáveis de assuntos para pesquisa e estímulos para a mesma, partindo de temas previamente definidos ou a partir da curiosidade do próprio aluno, desenvolvendo uma nova forma de comunicação e socialização.
    Como pontos negativos, de todo esse processo temos a questão da estética da letra manual e a disseminação do plágio em trabalhos escolares, atrapalhando o processo ensino-aprendizagem.
    Portanto, diante dessa situação cabe a escola conscientizar os alunos de que devem fazer o uso da leitura e da escrita digital no cotidiano, adequando o uso formal ou informal com respeito e responsabilidade.
    Os ganhos e perdas consiste num desafio para a educação que deve buscar novos espaços significativos de aprendizagem para o nosso educando.
    Como em outros espaços letrados, o leitor/escritor do mundo digital necessita desenvolver competências leitoras e escritoras específicas, significativas nessa forma de comunicação.
    No caso da leitura, por exemplo, o hipertexto, que é uma característica fundamental da Internet, exige do leitor maior habilidade de antecipação do tema ou ideia principal a partir de elementos como título e subtítulo, de imagens e saliências gráficas Exige, também, maior facilidade de buscar informações complementares ao texto principal ou de estabelecer rápidas relações entre textos, navegando de um link a outro. Ainda é necessário que o leitor do hipertexto desenvolva maior capacidade para avaliar criticamente as informações encontradas e para saber identificar fontes mais confiáveis entre as inúmeras que a ele se apresentam.

    ResponderExcluir
  3. Na unidade 03 vimos o que é o blog, para que usamos e como podemos utilizá-lo. Vimos que ele é uma importante ferramenta que se tornou muito popular por não exigir muitos conhecimentos na área da informática e por ser gratuito. Nele podemos postar notícias, fotos e diversos outros gêneros textuais. Outra importante característica do blog é a interatividade, que se define pela comunicação entre autor e leitores. Além da facilidade de publicar um conteúdo na internet o blog nos permite também encontrar tudo o que pesquisamos sem nenhuma dificuldade.
    Na unidade 04 estudamos como elaborar e editar textos utilizando o software BrOffice-Write. Observamos que a comunicação digital trouxe muitos pontos positivos, mas tivemos também algumas perdas. A escrita manual por exemplo, nos permite treinar a caligrafia, essencial para expressar nossos saberes, por outro lado a escrita digital nos ajuda na hora da correção dos erros, que se torna mais prático, ao apagarmos apenas apagar a parte incorreta.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Através dos blogs pode se verificar uma interatividade entre o autor e seus leitores, são formas de ensinar e aprender, instiga a curiosidade, a pesquisa e a aprendizagem, além de ser uma forma de comunicação entre alunos, professores e família. É um instrumento para ensinar e aprender, e uma forma de intercâmbio de conhecimentos e publicação de seus conhecimentos construídos e produzidos.
    Por meio da leitura desta unidade e de vídeos tomei conhecimentos sobre: o que é um blog? como criar um blog? apresentando os sete passos para se criar um blog bem sucedido, para isso é necessário saber qual o seu objetivo e o que se pretende com ele. Assim, é importante escolher um tema interessante e fazer o acompanhamento diário; partilhar com outras pessoas; acrescentar novidades; participar da redes socais; ler os assuntos e comentá-los, incentivando uso das TICs.
    Elaboração e edição de textos aponta algumas sugestões referentes aos pontos positivos e negativos da inclusão digital, fazendo confronto entre a escrita manual para a escrita digital, o objetivo de estudo é refletir e analisar o papel dos editores de textos na democratização do acesso à produção e desenvolvimento da habilidade de escrita, utilizando um editor de textos, fazendo uso pedagógico de forma crítica e produtiva e compreendendo a necessidade de preservar os direitos autorais. Usando editor de texto aprendemos formatar capa de trabalho suas varias formas edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo com você Antonio Raimundo, quando diz que o blog instiga a curiosidade. E se o blog for bastante criativo, conteúdo interessante e com fotos desperta mais ainda a atenção dos visitantes que voltarão outras vezes, e a interatividade poderá se tornar mais intensa.

      Excluir
  6. Memorial

    A partir do momento em que devemos inserir os alunos na Nova Era do Conhecimento devemos também adaptar as metodologias de ensino aprendizagem onde podemos usar diversos recursos metodológicos.
    Na Unidade III podemos ver que a prática do uso de blogs pode ser bastante útil no repasse dos projetos, atividades extra classe, conteúdos de apoio a aprendizagem, curiosidades, divulgação de fotos, eventos da escola ou da turma. É importante que tenhamos definido os objetivos a serem atingidos pelo blog, assim como o público-alvo que desejamos atingir e que tipo de informações queremos divulgar. Aprendemos que o designer e a interatividade no blog através de links pode deixar o blog mais atraente.
    Na Unidade IV podemos ver que a escrita precisa ser orientada pelos professores, uma vez que o uso de abreviações em excesso pode prejudicar o entendimento da mensagem. A questão do plágio deve considerada importante a partir do momento em que os alunos podem copiar textos da internet e reproduzi-lo como sendo de própria autoria. O que pode prejudicar a aprendizagem dos alunos uma vez que o mesmo não criar ideais apenas a reproduz, vimos também documentos eletrônicos e documentos iconográficos que acaba sendo uma prática comum na atualidade.

    ResponderExcluir
  7. Na unidade 3 estudamos sobre o uso dos blogs, esta importante ferramenta da internet que muitas pessoas usam como um diário digital. Pode ser usado também por muitas empresas para a publicação de produtos. Escolas podem usar para divulgar projetos que apresentam bons resultados. Estudamos sobre as características dos blogs, como criar um blog e sua importância como meio de publicação.
    Na unidade 4 estudamos sobre a elaboração de textos. Nos dias atuais com a utilização cada vez mais fraquente da internet como meio de comunicação entre pessoas, torna-se muito importante a escrita de textos pois muitas pessoas usam diversas formas de escrever, muitas vezes modificando a escrita segunda as normas da ABNT. Editores de textos muitas vezes procuram corrigir automaticamente algumas palavras que estão sendo digitadas, no entanto se torna necessário ter mais cuidado com a escrita pois algumas palavras podem modificar seu significado dependendo de sinais que a estas palavras são atribuídas. .

    ResponderExcluir
  8. o estudar a Unidade 3 do curso de Introdução à Educação Digital entendi melhor o que é um blog e qual o objtetivo principal do mesmo. Mesmo sendo muito popular, eu particularmente não tinha conhecimento de como criar e se utilizar um blog. Descobri que o blog é um diário de anotações, onde o blogueiro coloca seus pensamentos, suas opiniões sobre o assunto de sua preferência, dando espaço para que as pessoas possam interagir, comentando o que foi postado.
    Na Unidade 4 vimos como elaborar e editar textos no sistema operacional Linux, pelo software Br-Office-Write, que pode ser comparado com o mais conhecido Word utilizado no sistema operacional Windows. Apesar de já ter conhecimento desse editor de texto (BrOffice-Write), aprendi como utilizar novas ferramentas, que geralmente não são utilizadas no dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  9. MEMORIAL TURMA 01

    Nesta unidade 03, aprendemos que a tecnologia esta cada vez mais avançada
    e sempre propondo novos conhecimentos, é o caso dos blogs. Vimos que um blog
    não é so mais uma ferramenta da internet e sim um ótimo meio de interagirmos, ou
    seja, divulgando notícias, fazendo críticas, postando mensagens e etc. Observei que
    o blog é como um diario e para utiliza lo, como ainda não tinha trabalhado essa
    ferramenta senti alguma dificuldade de como lidar com ela, no entanto, de como
    postar. Senti que para min estar cada vez mais em contato com tecnologias novas
    é um desafio.

    ResponderExcluir
  10. Esta unidade nos mostrou como é fácil a construção de um blog e que ele pode estar ao alcance de qualquer pessoa que tenha algum conhecimento de internete. Tivemos a oportunidade de criar nosso próprio Blog e postar conteúdos relacionados ao projeto trabalhado por nós dentro do curso, além de aprendermos as várias utilidades que ele pode ter na nossa vida, como exemplo, podemos citar a publicidade como forma de lucrar através do blog, outras funções são as de informar, comunicar, anunciar e/ou simplesmente postar fatos ou acontecimentos do cotidiano.

    ResponderExcluir
  11. Refletindo sobre a Unidade III, pude ver o quanto a mesma foi importante, visto que tratou de um dos assuntos que pra mim e acredito pra todos foi de suma importância. Falar de contrução de blogs é falar de democracia na Internet! Com eles podemos criar um site quase perfeito...com animações, menus, banners e muitos serviços oferecidos por outros sites. É sem dúvida uma ferramenta poderosíssima a favor de todos que querem divulgar seus produtos ou serviços sejam eles em qualquer área do conhecimento. Portanto aprendemos muito e tomamos mais consciência da importância desse recurso oferecido pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  12. MEMORIAL
    Mundo Digital X Letramento: uma missão repleta de novidades e anseios
    Olá, colegas!
    Na unidade 3 (BLOGS: O quê? Para quê? Como?) aprendemos, com a ajuda de nossa formadora Neila Magalhães, o que é um blog através da criação de um blog entre as equipes de cursistas. Ao estudar esta unidade entendemos que os blogs fortalecem a interatividade e despertam a prática da leitura e da escrita. Mas como um blog funciona, isso nós levamos para a prática. Nos tornamos autores do nosso próprio blog postando um Projeto de Aprendizagem. Lembra que nas primeiras unidades nós havíamos nos reunido para expor nosso projeto sobre: Como a Cultura Digital contribui para a formação cidadã?. Pois é, foi esse mesmo que postamos. Foi uma experiência bastante construtiva que nos motivou a explorar com mais criatividade esse recurso de intercâmbios e aprendizagem.
    Já na unidade 4 (Elaboração e Edição de Textos) foi abordada a questão dos softwares Editores de Texto, pois atualmente são indispensáveis para a execução de qualquer atividade digital, seja na escola ou no próprio ambiente de trabalho. Esta ferramenta, se bem explorada, possui inúmeros recursos que estimulam a criatividade dos educandos, desde uma simples digitação à formatações, tabulações, inserção de imagens, dentre outros. Sabemos que a escrita digital fornece ganhos como também percas no que diz respeito ao letramento. E é aí que, em meio às novidades, surgem os anseios. Como letrar digitalmente sem que nosso aluno deixe a prática da escrita manual? Pois por mais que nos expressemos pelas TICs, nossa ortografia não deverá desaparecer e nós educadores deveremos desenvolver práticas metodológicas mais eficazes para a conservação da habilidade motora dos educandos.
    Contudo, quero aqui deixar minha satisfação em ter aumentado meus conhecimentos ao longo destas unidades.
    É hora de ação!
    Um Abraço à todos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Na unidade IV nos deparamos com o estudo baseado em edição de textos usando o aplicativo BrOffice-Write. Esse software trás para nós inúmeras ferramentas para craição e edição de textos desde níveis para inicantes até para os níveis profissionais. Sem dúvida é uma ferramenta riquíssima para todos que usam a tecnologia... Posso afirmar com toda convicção sua importância e utilidade.

    ResponderExcluir
  14. Na 4ª unidade discutimos sobre o tema leitura e escrita digital, onde todos comentaram seu ponto de vista a respeito do tema. Vimos passo a passo as ferramentas do software BrofficeWriter: explicações sobre as ferramentas do editor de texto, salvar arquivos, inserir figuras em texto, etc. Assistimos aos vídeos que explica claramente a área de trabalho do linux, teclado e mouse.

    ResponderExcluir
  15. CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
    MEMORIAL
    UNIDADE 3 – BLOGS: O QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
    UNIDADE 4 – EDIÇÃO DE TEXTOS
    CURSISTA: MARIA DE JESUS ALVES
    TURMA: 001

    Ao estudar a Unidade 3, pude ver que os blogs vem sendo cada vez mais utilizados como diários digitais, na publicação de notícias e outras formas de comunicação. Assim.
    No blog, o autor não é exatamente só uma pessoa, mas todas aquelas que acessam e postam alguma opinião sobre o assunto abordado no blog.
    O blog é de fundamental importância para se interagir e fazer divulgações, porém deve ser bem elaborado para que os blogueiros tenham curiosidade e o acessem.
    Já na Unidade 4, vimos como digitar textos no Linux Educacional, utilizando o software BrOffice Writer. Nesta unidade as dificuldades foram poucas, pois já é um programa conhecido e faz parte do meu dia a dia em sala de aula. Porém, nunca é demais aprimorarmos nossos conhecimentos.
    No decorrer da unidade vimos como editar e formatar o texto, como inserir imagens e a função de muitas outras ferramentas do software.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. MEMORIAL – UNIDADE 03
    BLOGS: O QUÊ? PARA QUE? COMO?

    Durante a unidade 03 do manual do cursista do Curso de Introdução à Educação Digital estudamos sobre um dos fenômenos mais usados na atualidade do mundo virtual, os blogs.
    Os blogs são uma espécie de diários digitais, onde os blogueiros (autores dos blogs) podem publicar suas notícias, acompanhadas de fotos ou vídeos de forma gratuita. E também qualquer visitante do blog pode fazer um comentário crítico sobre a notícia lida.
    Vimos também que os blogs estão sendo muito utilizados nas escolas como forma de interação com os alunos e com a comunidade escolar, além de estarem ajudando muito no desenvolvimento dos alunos na escrita.
    Concluindo, os blogs são meios de publicação não só da vida pessoal de um blogueiro, mas divulgações dos mais variados conteúdos.

    ResponderExcluir
  18. MEMORIAL – UNIDADE 04
    ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS

    Na unidade 04 do curso de Introdução à Educação Digital foi estudado sobre elaboração e edição de textos e sobre a valorização dos editores de textos no cotidiano escolar.
    Na comunicação digital a escrita é muito utilizada, portanto, é preferível que os textos sejam bem estruturados, apresentando coesão e coerência, para que o leitor tenha mais interesse pelo conteúdo lido.
    Para que toda essa elaboração e edição de textos seja bem realizada, a escola tem como dever ensinar o aluno e escrever melhor, à pesquisar em novas fontes, ir além dos livros didáticos.

    ResponderExcluir
  19. Na unidade 3 aprendi que o Blog pode ser definido como um diário de anotações ou memórias online. É composto por blocos de textos e imagens, que são apresentados em uma mesma página, de maneira cronológica. Quanto mais longo, mais páginas terá, por isso o blog pode ter várias páginas. Uma característica importante do blog é a interatividade: outras pessoas podem inserir comentários sobre o que você escreveu ou, ainda, você pode optar por fazer um blog comunitário. O Que me ajudou muito e tirar minhas dúvidas sobre os Blogs foram os vídeos que tinham junto com o CD e outros pelo YouTube.
    E na unidade 4, podemos perceber que o estudo e prática sobre os editores de textos são fundamenteis para a produção e edição dos mesmos e muito bom para o desenvolvimento e habilidade da escrita, podendo ser usado com estratégias e o uso pedagógico das ferramentas de edição de textos sendo adaptada para diversos níveis de ensino. E Hoje podemo usar diversos software livres que editam textos, exemplo; Br-Office(Writer).

    ResponderExcluir
  20. Na III Unidade vimos um tema bastante atual! Aprendemos a criar blogs, postar mensagens, mudar o seu designer, além de aprendermos a alimentar o blog corretamente. A cada unidade descobrimos coisas novas trocando experiências e crescendo sempre naquilo que gostamos que é a área da informática.
    Ainda nesta unidade criamos nosso próprio blog (por equipe) onde postamos nosso projeto de pesquisa com o tema “ Como a Cultura Digital Contribui para Formação Cidadã”, onde podemos a partir de então divulgamos nossas atividades dentro do curso.

    Começamos nossa IV Unidade discutindo sobre o valor dos textos escritos, dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação. Em seguida foi salientando os pontos positivos e negativos da escrita e leitura digital, foi falado da importância da escrita manual (tradicional) e o desenvolvimento que as crianças tem ao conhecer estas tecnologias.

    ResponderExcluir
  21. Memorial das Unidades III e IV,

    Na Unidade III, pudemos aprender o que é um Blog, como fazê-lo e como essa ferramenta tecnológica pode ser aplicada no ambiente escolar, fazendo com que os alunos participem diretamente trabalhando os conteúdos a serem postados bem como também expressando suas opniões atravez de comentarios. Essa ferramenta torna os alunos cada vez mais motivados e participativos no ambiente escolar, uma vez que certamente o Blog funcionará como uma espécie de “diário escolar” atravez do qual o aluno poderá relatar suas aprendizagens. Sendo assim o Blog, torna-se uma importante forma de registro e divulgação de pesquisas e produções escolares.

    Na unidade IV, vimos a Elaboração e edição de textos, as ferramentas a serem exploradas para melhorar nossas produções bem como pudemos refletir sobre a importância da comunicação e da expressão escrita nas práticas escolares.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Eu Rogério Carvalho venho através do presente trabalho, relatar todas as minhas experiências vivenciadas por mim, o aprendizado do dia a dia e especificamente todos os conhecimentos adquiridos neste modulo durante este curso Introdução à Educação Digital.
    No entanto acreditamos que a importância dessas ferramentas tecnológicas é um fato consumado uma vez que a mesma entre outras ciências tem como papel de ajudar na estruturação do pensamento cognitivo na construção da autonomia é formação de cidadão, pois diante de tantas facilidades faz-se necessário um momento de reflexões para todos nós profissionais da educação, pois as mudanças estão ai o que nos falta e a interação dos professores e dos alunos fazendo uso desses novos artefatos tecnológicos, de modo que os instrumentos sejam explorados de maneira correta, a integrar conhecimento e tecnologia, nos leva a crer que o processo de desenvolvimento da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  23. UNIDADE III
    Nessa unidade podemos observar como os Blog são de grande importancia na divulgação de trabalhos e que os blogs podem ser um diário mais de experiências vividas como autores de livros que expõem sua vida. Também nessa unidade criamos um blog o que foi uma experiência muito interessante e que iremos aprofundar o nosso conhecimento nos blogs.

    UNIDADE IV

    A unidade IV conhecemos o editor de texto do Linux o programa Writer do BROffice, sistema esse novo, pois nele temos muito ainda a aconhecer. Também comentamos sobre os vários tipos de linguagem (escrita, falada e digital), sobre os tipos de textos: jornais, revistas, livros etc. E o conhecimento de textos feitos pelos alunos onde muitas vezes procuram a internet não como meio de pesquisa mais simplesmente para copiados e colar, assim o professor deve está sempre atento com os textos propostos.

    ResponderExcluir
  24. Na unidade 03 podemos presenciar o quanto um BLOG é importante ferramenta para nós educadores, principalmente os da área da informática. Sendo ele utilizado de forma adequada e coerente para que possa assim ter um bom resultado. Desde a sua criação, edição e alimentação de dados.
    Em continuidade a Unidade 03, a Unidade 04 vem com o assunto referente aos editores de textos, pois nos blogs as informações devem expostas de forma correta. Uma vez que, conhecendo todas as ferramentas e funcionalidade dos editores de textos fica mais fácil.

    ResponderExcluir