Partindo de um depoimento da Professora Léa Fagundes, no qual ela desafia a reflexão colocando a seguinte questão: “Você, educador, está pronto para a cultura digital?”
Conscientes do momento que passamos e pra não ficarmos obsoletos e com métodos de ensino ultrapassados com livros e quadros de giz, temos que abraçar essa Cultura Digital de forma intensa e explorá-la de todas as formas para tirarmos dela bons resultados, pois, como relatou Léa Fagundes, com ela iremos “preparar as futuras gerações para serem cidadãos dessa cultura” e aliando-nos a essas tecnologias nas nossas metodologias e práticas de ensino, melhoraremos a aprendizagem de nossos alunos e elevaremos os índices de educação de nosso país.
A cultura digital está em tudo do nosso dia-a-dia. E essas novas tecnologias são o ponto principal para melhorar o nosso currículo tradicional nas escolas. A educação é fundamental para a introdução dessas tecnologias para fazer com que os dispositivos como: celulares, netbooks, tabletes etc, sejam usados de forma que auxiliem para a aprendizagem. A nossa vida hoje é diretamente ligada a tecnologia, não podemos rejeitá-la pois em até operar um simples celular estamos utilizando um importante meio de tecnologia.
Os educadores, de modo geral, não estão prontos para a cultura digital. As novas tecnologias avançam muito rápido e as crianças e adolescentes acompanham bem, mas ainda existe uma grande dificuldade dos mais velhos aceitarem essa mudança que já está inserida em nossa cultura, mas que ainda não nos conscientizamos disso. Muitos educadores preferem os métodos tradicionais, por terem dificuldade de manusear as novas tecnologias, como computadores, câmeras digitais entre outros. Precisamos entender que, como defende a professora Léa Fagundes: “Nós aqui temos estudantes que já nasceram na cultura digital. Essa cultura não é uma coisa à qual se tem acesso ou não. Quem está aqui, está nela.”.
As instituições escolares não podem e nem devem passar despercebidas pela tal “Cultura Digital”, pois esse é o assunto mais explorado e aperfeiçoado no cotidiano das pessoas. Hoje, tudo, ou quase tudo, gira em torno de tecnologias, estas que mudam a cada dia, a cada momento numa velocidade extraordinária. Então, a partir disso, a comunidade escolar precisa participar ativamente dessa mudanças, uma vez que são elas que transformam e às vezes definem uma geração.
Essa é uma questão bastante delicada, quando se parte do princípio de que hoje praticamente todos os alunos possuem celular, a maioria tem acesso a internet e que essa geração de crianças já nasce inserida no mundo digital, e isso se torna algo natural para eles, no entanto, grande parte dos professores e das escolas em geral ainda não se atentou para essa condição e tentam de forma inconsciente barrar ou reprimir o uso de tecnologias pelos alunos, um exemplo disso é a proibição do uso do celular na sala de aula, nós sabemos que isso não adianta, pois o aluno não vai respeitar e o professor vai se desgastar para tentar impedir o uso do aparelho, quando na verdade deveria usá-lo como aliado, buscando formas de utilizá-lo para fazer uma aula diferente, ou seja, usar esse “problema” a seu favor. Os professores tem que se conscientizar que precisam estar atualizados das novas tecnologias, porque elas estão cada dia mais presentes em nosso meio, ou se não, não vão conseguir acompanhar o raciocínio e nem conseguir repassar o que precisa aos seus alunos.
Faz-se necessário refletir sobre a importância dessa cultura digital que está intimamente ligada ao ser humano, seja em casa, no trabalho ou no lazer. A evolução tecnológica vivida por nossa sociedade tem evidenciado o valor da informação.
O papel do educador vai muito além do conhecimento de uma área específica e repassá-lo. O professor do século XXI, deve ser um motivador, incentivando o desenvolvimento das habilidades do aluno. Atualmente o uso das tecnologias são indispensáveis à educação, pois fazem parte da vida dos alunos. Tendo dito isso, resta ao educador, adaptar-se, enquanto profissional, transformar as tecnologias em aliadas ao ensino
Sabemos o quão difícil é para as escolas para ficar até a velocidade com a maior e mais recente em tecnologia de educação. Mesmo os especialistas ficar para trás. Agora, eu vejo muitos educadores e dirigentes escolares sentindo ansioso sobre onde estão (ou não estão) com a sua integração de tecnologia. Talvez a escola não esteja totalmente moderna ainda. Não importa. Tecnologia da educação não é sobre o quão rápido você tire todas as suas engrenagens em movimento. É sobre como eficiente que o movimento é. E é sobre ser honesto em relação ao ponto de partida, um planejamento cuidadoso, e até mesmo uma execução mais cuidadosa.
É um reflexão bem pertinente. Nós educadores, digamos que, já convivemos com a geração tecnológica, sim, porém os educadores tradicionais que não foram acostumados a utilização das TIC apresentam uma seríssima dificuldade de lidar com as inovações tecnológicas. Ainda permanece sendo tabu para muitos gestores a aprendizagem com as TIC.
A integração da escola na Cultura Digital nos coloca numa situação preocupante em relação aos educadores tradicionais, pois estes não terão capacidade de acompanhar a velocidade das mudanças neste mundo digital, porque não nasceram nesta época. mesmo que queiram buscar uma preparação vão está sempre atrasados isso é uma realidade pois vejo nos educadores tradicionais a dificuldade de aprender algo novo relativo a tecnologia. Ao contrário dos jovens de hoje que não foram inseridos, mas nasceram na era das novas tecnologias de informação e comunicação onde estão cercados dos diversos veículos de comunicação e não há dificuldade para estes, pois recebem e acompanham passo a passo as novas versões de aplicativos e modelos atuais das TICs. Concluindo: os novos educadores estão prontos para caminhar juntos com as novas tecnologias e suas mudanças, enquanto os mais experientes precisam ser puxados como velhinhos em uma calçada, porque seus passos são lentos no que se refere a tecnologia
Conscientes do momento que passamos e pra não ficarmos obsoletos e com métodos de ensino ultrapassados com livros e quadros de giz, temos que abraçar essa Cultura Digital de forma intensa e explorá-la de todas as formas para tirarmos dela bons resultados, pois, como relatou Léa Fagundes, com ela iremos “preparar as futuras gerações para serem cidadãos dessa cultura” e aliando-nos a essas tecnologias nas nossas metodologias e práticas de ensino, melhoraremos a aprendizagem de nossos alunos e elevaremos os índices de educação de nosso país.
ResponderExcluirA cultura digital está em tudo do nosso dia-a-dia. E essas novas tecnologias são o ponto principal para melhorar o nosso currículo tradicional nas escolas. A educação é fundamental para a introdução dessas tecnologias para fazer com que os dispositivos como: celulares, netbooks, tabletes etc, sejam usados de forma que auxiliem para a aprendizagem. A nossa vida hoje é diretamente ligada a tecnologia, não podemos rejeitá-la pois em até operar um simples celular estamos utilizando um importante meio de tecnologia.
ResponderExcluirOs educadores, de modo geral, não estão prontos para a cultura digital. As novas tecnologias avançam muito rápido e as crianças e adolescentes acompanham bem, mas ainda existe uma grande dificuldade dos mais velhos aceitarem essa mudança que já está inserida em nossa cultura, mas que ainda não nos conscientizamos disso. Muitos educadores preferem os métodos tradicionais, por terem dificuldade de manusear as novas tecnologias, como computadores, câmeras digitais entre outros. Precisamos entender que, como defende a professora Léa Fagundes: “Nós aqui temos estudantes que já nasceram na cultura digital. Essa cultura não é uma coisa à qual se tem acesso ou não. Quem está aqui, está nela.”.
ResponderExcluirAs instituições escolares não podem e nem devem passar despercebidas pela tal “Cultura Digital”, pois esse é o assunto mais explorado e aperfeiçoado no cotidiano das pessoas.
ResponderExcluirHoje, tudo, ou quase tudo, gira em torno de tecnologias, estas que mudam a cada dia, a cada momento numa velocidade extraordinária. Então, a partir disso, a comunidade escolar precisa participar ativamente dessa mudanças, uma vez que são elas que transformam e às vezes definem uma geração.
Essa é uma questão bastante delicada, quando se parte do princípio de que hoje praticamente todos os alunos possuem celular, a maioria tem acesso a internet e que essa geração de crianças já nasce inserida no mundo digital, e isso se torna algo natural para eles, no entanto, grande parte dos professores e das escolas em geral ainda não se atentou para essa condição e tentam de forma inconsciente barrar ou reprimir o uso de tecnologias pelos alunos, um exemplo disso é a proibição do uso do celular na sala de aula, nós sabemos que isso não adianta, pois o aluno não vai respeitar e o professor vai se desgastar para tentar impedir o uso do aparelho, quando na verdade deveria usá-lo como aliado, buscando formas de utilizá-lo para fazer uma aula diferente, ou seja, usar esse “problema” a seu favor. Os professores tem que se conscientizar que precisam estar atualizados das novas tecnologias, porque elas estão cada dia mais presentes em nosso meio, ou se não, não vão conseguir acompanhar o raciocínio e nem conseguir repassar o que precisa aos seus alunos.
ResponderExcluirFaz-se necessário refletir sobre a importância dessa cultura digital que está intimamente ligada ao ser humano, seja em casa, no trabalho ou no lazer. A evolução tecnológica vivida por nossa sociedade tem evidenciado o valor da informação.
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ResponderExcluirO papel do educador vai muito além do conhecimento de uma área específica e repassá-lo. O professor do século XXI, deve ser um motivador, incentivando o desenvolvimento das habilidades do aluno.
ResponderExcluirAtualmente o uso das tecnologias são indispensáveis à educação, pois fazem parte da vida dos alunos. Tendo dito isso, resta ao educador, adaptar-se, enquanto profissional, transformar as tecnologias em aliadas ao ensino
Sabemos o quão difícil é para as escolas para ficar até a velocidade com a maior e mais recente em tecnologia de educação. Mesmo os especialistas ficar para trás. Agora, eu vejo muitos educadores e dirigentes escolares sentindo ansioso sobre onde estão (ou não estão) com a sua integração de tecnologia. Talvez a escola não esteja totalmente moderna ainda. Não importa. Tecnologia da educação não é sobre o quão rápido você tire todas as suas engrenagens em movimento. É sobre como eficiente que o movimento é. E é sobre ser honesto em relação ao ponto de partida, um planejamento cuidadoso, e até mesmo uma execução mais cuidadosa.
ResponderExcluirÉ um reflexão bem pertinente. Nós educadores, digamos que, já convivemos com a geração tecnológica, sim, porém os educadores tradicionais que não foram acostumados a utilização das TIC apresentam uma seríssima dificuldade de lidar com as inovações tecnológicas. Ainda permanece sendo tabu para muitos gestores a aprendizagem com as TIC.
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ResponderExcluirA integração da escola na Cultura Digital nos coloca numa situação preocupante em relação aos educadores tradicionais, pois estes não terão capacidade de acompanhar a velocidade das mudanças neste mundo digital, porque não nasceram nesta época. mesmo que queiram buscar uma preparação vão está sempre atrasados isso é uma realidade pois vejo nos educadores tradicionais a dificuldade de aprender algo novo relativo a tecnologia. Ao contrário dos jovens de hoje que não foram inseridos, mas nasceram na era das novas tecnologias de informação e comunicação onde estão cercados dos diversos veículos de comunicação e não há dificuldade para estes, pois recebem e acompanham passo a passo as novas versões de aplicativos e modelos atuais das TICs. Concluindo: os novos educadores estão prontos para caminhar juntos com as novas tecnologias e suas mudanças, enquanto os mais experientes precisam ser puxados como velhinhos em uma calçada, porque seus passos são lentos no que se refere a tecnologia
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