Total de visualizações de página
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
• Atividade 2.4 - ANÁLISE DO PROJETO DE AÇÃO
Mediante leitura de “Indagações sobre Currículo” (Currículo e Desenvolvimento Humano), Críticas de Fernando Hernández, disponível no material on-line ou no Blog citado acima e outras leituras que sejam pertinentes ao tema, faça as seguintes reflexões:
• Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados aos alunos?
• Como podemos trabalhar a flexibilização da organização curricular?
• Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
• Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como podemos trabalhar a flexibilização da organização curricular?
ResponderExcluirNuma escola democrática o currículo deve ser flexível e contextualizado na realidade local e regional dos alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. Flexibilidade essa que permite fazer as adequações necessárias sempre que houver mudanças.
Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
ResponderExcluirNão se pode esperar que as TIC funcionem como catalisadores dessa mudança, uma vez que não basta o rápido acesso a informações atualizadas continuamente, nem a simples adoção de novos métodos e estratégias de ensino ou de gestão.
Assim, as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem.
Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados aos alunos?
ResponderExcluirEssa pergunta me deixou bem confuso, penso que os conteúdos prontos existem apenas para que o professor tenha um embasamento do que aplicar a seus alunos. Pois no decorrer das aulas vão surgindo outros assuntos, temas, que não estão no currículo e são trabalhados extra-curriculares.
Todo projeto ou currículo é elaborado, aperfeiçoado e aplicado de forma conjunta, entre professores e alunos, o que vem incentivar e/ou estimular os próprios alunos a entenderem seu processo de aprendizagem.
ResponderExcluirSe interligarmos os projetos às tecnologias obteremos uma maior flexibilidade na organização dos currículos dos educandos e até mesmo do próprios professores, pois permite uma interdisciplinaridade, o que faz com que o interesse dos alunos pelo conhecimento seja despertado de uma forma diferente, criativa e moderna.
Segundo o autor: Fernando Hernandez, Doutor em Psicologia e Professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona, “A organização de um Currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto, ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem”.
ResponderExcluirPartindo desse ponto de vista, a escola deve trabalhar em parceria com os estudantes, na elaboração das atividades a serem desenvolvidas, expondo suas necessidades , trocando ideias, pois assim, associados ao uso das TIC's, tornam os resultados mais produtivos já que o aluno passa a ser um agente construtor dos próprios meios do saber, estimulando-os a fazerem com que os projetos aconteçam de forma mais produtiva.
Os currículos, segundo o texto, são uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e
ResponderExcluirreinterpretados em cada contexto histórico. Neste sentido, o professor deve ter a ciência que o currículo não deve ser estático, ele é dinâmico e contextualizado. Assim, trabalharemos a flexibilização curricular com nossos alunos na medida que adequamos, mediante a necessidade, as nossas aulas, aos acontecimentos sociais do momento, "casando" conteúdo e prática de vida. As TIC entram como instrumentos que favorecem muito no desenvolvimento de projetos. Podemos citar alguns como: O próprio aumento da extensão de pesquisado projeto; A busca de informações em diferentes contextos mundiais; A comparação e documentação dos resultados complementam a importância do uso das TIC.
O currículo se desenvolve por meio de projetos na medida que este projeto focalize um campo, tema ou assunto do currículo macro e aborde este focadamente dando ênfase a sua aprendizagem com objetivos, prazos e metodologias de trabalho.
Utilizar projetos para desenvolver o currículo em sala de aula é uma forma eficiente de ensinar, visto que é uma maneira diferente e prende a atenção dos alunos, proporcionando o entendimento na prática de todo o processo educativo. Tudo isso aliado a contribuição das novas tecnologia é uma combinação interessante que pode ser um grande aliado para que os alunos se interessem pela aprendizagem. No entanto é preciso ter um foco e tomar cuidado para não se distanciar dele, estabelecendo metas que devem ser rigorosamente cumpridas.
ResponderExcluirSegundo Hernández: “todo projeto precisa estar relacionado com os conteúdos, para não perder o foco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão do trabalho. Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. [...] O modelo propõe que o docente abandone o papel de ‘transmissor de conteúdos’ para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo. [...] alerta que não basta o tema ser ‘do gosto’ dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito.”
ResponderExcluirTrabalhar projetos é eficaz na aprendizagem do aluno, mas para isso precisa haver envolvimento dos discentes e docentes na elaboração das atividades a serem desenvolvidas, discutindo suas necessidades, trocando ideias, fazendo que professores e alunos sejam pesquisadores e sujeitos do processo de ensino. Tudo isso precisa ser envolvido com as TICs, pois é algo que já está inserido na nossa cultura atual. Só precisamos ter o cuidado na escolha dos temas, disciplinas envolvidas e metodologia a ser trabalhada, para que seja interessante ao aprendizado de todos os envolvidos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA formação curricular dentro da visão das tic pode ser conseguida segundo a elaboração dos saberes e sua distribuição em assuntos pertinentes ao ensino curricular escolar vigente na educação, na aprendizagem bem como na propria vida, propiciada pelas vivências do curso, o que se revelou na postura de vários participantes, direcionando às suas ações. Foram realizadas investigações e produzido conhecimento que realimenta as atividades e impulsiona as inovações elaboradas por esses mesmos professores em sala de informática do município de Viçosa do Ceará.
ResponderExcluirAs possibilidades de educadores para o conteúdo tradicional em novas e excitantes formas nunca foram tão grandes. Os recentes lançamentos de plataformas de conteúdo criação abriram a porta para publicação de ensino, criação material que nem sequer foram sendo imaginado há cinco anos. Há muitas razões para pensar repensar digitalmente o currículo tanto na educação infantil e do ensino superior, mas também há obstáculos e considerações importantes que precisam ser examinados, pois há uma riqueza de informação e de aprendizagem recursos atualmente disponíveis on-line que não há razão para que a maior parte do conteúdo de um currículo da escola pública não pode ser livre. O desenvolvimento curricular conjunto também dá aos professores a oportunidade importante de conversação significativa em curso, com os outros sobre ideias interessantes em seus campos, sobre como as crianças aprendem, e sobre maneiras de melhorar a sua prática em sala de aula.
ResponderExcluirPor meio de projetos de trabalho os alunos participam de um processo de criação com a intenção de buscar solução para suas questões, mas não interessa apenas localizar as respostas e sim compreender seu significado.
ResponderExcluirCompreendemos que o mundo mudou! A sociedade atual se estrutura de modo diferente daquele que nos era familiar quando ocupávamos os bancos escolares e fazemos grandes esforços para propiciar aos nossos filhos o acesso às TIC, pois ter fluência tecnológica significa maiores possibilidades de inserção social.
Ao longo dos últimos anos, temos participado ou observado em diferentes contextos de trabalho os esforços de professores para desenvolver atividades pedagógicas com o uso das TIC com seus alunos, pois compreendem que deste modo podem incorporar na escola os instrumentos culturais do mundo de seus alunos.
O trabalho por projeto usando os recursos da tecnologia na perspectiva de temas transversais pode contribuir para o desenvolvimento tanto dos conteúdos disciplinares como de uma nova maneira de ser e estar frente à nossa realidade: atitude, comprometimento, engajamento, diversidade de leituras etc.
O currículo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e orienta determinada prática educativa. Ao elaborá-lo a escola deve sempre levar em consideração o aluno, a sociedade e a cultura. Na composição do currículo cabe à escola decidir acerca das experiências que deverão ser desenvolvidas a partir das necessidades históricas colocadas pelo aluno e pela sociedade, fundamentando-se em critérios de ordem filosófica, política, econômica, cultural, social e pedagógica. Na prática mesma é que se manifesta o currículo como produto completo, resultado de um conjunto de determinações como o programa escolar, as regulamentações vigentes na instituição, a formação do professor, sua postura política, as aprendizagens prévias dos alunos, o material utilizado e sua interação com a realidade imediata, o ambiente físico, entre outros.
ResponderExcluir