Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Atividade 2.3 – CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Baseada na seguinte pergunta faça sua reflexão: “Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?” Antes de tal reflexão assista ao vídeo Kuikuro disponível em DVD e no conteúdo on line e leia a matéria intitulada “Câmera digital preserva tradição dos índios” Não deixe de ler os conteúdos disponíveis no material impresso e on line, são leituras que irão te auxiliar muito no seu entendimento sobre Currículo e Tecnologia.

15 comentários:

  1. O currículo com o uso das novas tecnologias deve ser elaborado aproveitando não só o conteúdo de sala de aula, mas a experiência vivida dos alunos e comunidade que fazem a escola. Assim como os índios da tribo Kuikuro fizeram, pode-se aproveitar o uso de computadores e internet para aperfeiçoar as aulas e preservar a cultura local da localidade, fazendo com que os próprios discentes produzam seus conteúdos com os conhecimentos de mundo que eles têm, e assim o professor relaciona essa prática com a teoria de suas disciplinas do currículo escolar.

    ResponderExcluir
  2. O currículo é algo planejado para que aconteça de uma determinada maneira, porém, como em qualquer outra situação, ao longo da execução podem ocorrer mudanças para se adaptarem a algumas situações que por ventura surjam, principalmente quando se fala de novas tecnologias e de jovens, pois eles interagem com muita facilidade com equipamentos eletrônicos e internet, e na grande maioria das vezes são mais informados que os professores quando se trata do funcionamento e do manuseio dos equipamentos, havendo assim um troca de experiências entre mestre e educando, tornando o processo educativo democrático e prazeroso.

    ResponderExcluir
  3. Vale ressalta o paragrafo que se destaca no texto: mergulho dos índios na "tecnologia do branco" tecnologia moderna possibilita o contato e o acesso à informação de várias pessoas ao mesmo tempo em pontos extremos do planeta. Essa evolução tecnológica tem produzido mudanças nos mais variados segmentos da sociedade e sua implantação nas aldeias indígenas tem exigido criatividade, posicionamento crítico das pessoas que utilizam a tecnologia na seleção do que é relevante para a construção do conhecimento e preservação da cultura.

    ResponderExcluir
  4. A nossa cultura deve ser atrelada no currículo escolar, pois nossa vida tem uma história de cultura riquíssima e a tecnologia pode ser um ótimo parceiro como auxilio em vídeos, fotos, imagens etc.
    A ideia dos índios Kuikuro para registrar com as tecnologias sua cultura, deixa esse legado para os novos índios e também porque, ao se envolverem com os brancos, não deixam a cultura dos brancos tomarem de conta e a sua se perder. O currículo escolar tem que ter o envolvimento da cultura de acordo com cada região do Brasil. Essa é uma forma de não deixar com que a cultura das regiões brasileiras não fiquem apagadas.

    ResponderExcluir
  5. Embora a internet seja um meio de comunicação indispensavel a qualquer pessoa na busca por conhecimentos gerais. No contexto curricular escolar a internet faz o papel interdisciplinar, funcionando como uma ferramenta de pesquisas que possa dar apoio ao conteudo lecionado em sala de aula. Portanto, até o presente momento não se concretiza nehuma intenção em transformar a internet como um novo conceito ou um tema a ser estudado em sala de aula. Acreditamos que tal postura em não utilizar a internet como conteúdo, seja devido, a questao da credibilidade bem como sujeitar a banalidade o “velho” livro didático.

    ResponderExcluir
  6. Com o uso destas tecnologias em sala de aula o currículo se caracteriza de forma vivida onde a mesma ajuda o aluno a construir seu conhecimento, quebrar barreiras e obstáculos. Esse facilidade tecnológica sem dúvida contribui na aprendizagem em sala de aula como também na preservação de qualquer cultura, inclusive na indígena. Hoje nossas escolas devem ser vista como espaço onde diálogo deve existir para propiciar a interação entre distintas culturas, escolas, pessoas e novas aprendizagens.

    ResponderExcluir
  7. O currículo que se desenvolve com o uso de computadores e internet nas atividades de sala de aula caracteriza-se como o currículo vivido. Traz para perto do aluno, a construção do conhecimento, pois lhe apresenta obstáculos a serem ultrapassados para se construir o conhecimento, que não pode ser mais algo dado, definitivo, pronto, e sim algo construído a partir da realidade e descobertas do próprio aluno, guiado e orientado pela experiência e conhecimento do professor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Os professores precisam conhecer os objetivos da aprendizagem para desenvolverem planos de estudo e estratégias didáticas para lidarem com as diversas situações e eventuais problemas que possam surgir.
    Para isso, os mesmos, devem buscar conhecimento sobre o uso das TIC's, para inserir nas aulas,conforme a necessidade e circunstância, para torná-las mais atraentes e consequentemente mais produtivas.

    ResponderExcluir
  10. A elaboração de currículos deve ser planejada e elaborada de acordo com a vivência de discentes, docentes e da comunidade escolar como um todo, o que vem enriquecer ainda mais o aprendizado. E se associado às tecnologias, os currículos tendem a ficar cada vez mais ricos e com maior aceitação pelos escolares.
    As tecnologias tem uma função extraordinária de registar e assim preservar a riqueza cultural de um povo (como a tribo Kuikuru). O que não é se faz diferente nas escolas, uma vez que podemos aproveitar essas tecnologias para enriquecer o aprendizado em sala de aula, na convivência com a família e com a comunidade em geral.

    ResponderExcluir
  11. Para um bom trabalho ser realizado primeiramente tem que ser planejado, pois com muita paciência, observação e dinâmica, podemos desenvolver trabalhos inovadores maravilhosos, com tecnologia e prática em diversas atividades, desperta não só no aluno como também no educador a maneira de adaptar-se conforme sua necessidade com atividades flexíveis, pensando não só em si mesmo, mas em conjunto, de como seria um projeto bem feito, realizado com ajuda de uma equipe que mostra a verdade de como a união faz a força, essa força de continuar o trabalho bem feito, e estar desposta sempre a melhorar e incluir algo para se adaptar com as novas tecnologias que sempre estão se atualizando. Além disso, em nossa região serrana, podemos trabalhar diversas formas de atividades que levem os alunos ao campo, mostrando para os mesmos como é a vida no campo, o trabalho do agricultor, o nosso belíssimo clima, vários fatores que se estudarmos com teoria e prática podemos desenvolver ótimos trabalhos, por isso essas formas são essenciais, o currículo e suas competências.

    ResponderExcluir
  12. O computador e a internet utilizados nas atividades de sala de aula servem como apoio e contribuem para aprendizagem dos alunos, despertando nos mesmos interesse pelos conteúdos vistos de uma maneira diferenciada ao modo tradicional, contribuindo também aos professores na utilização dos recursos educacionais para prepararem suas aulas.

    ResponderExcluir
  13. Diretamente como currículo vivido, ou seja a utilização de computadores e internet não estão à margem do cotidiano de vida, ela está diretamente ligada à necessidade contínua e diária da vida moderna. Tomando o exemplo da Tribo Kuikuro, a utilização dos meios tecnológicos facilitou a preservação dos rituais culturais da tribo na medida que os mesmos registravam as ações. Seguindo os exemplos dos indígenas, não devemos pensar que a tecnologia veio para complicar a vida, devemos usá-las e aproveitá-las ao máximo para a melhoria da qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  14. São características de currículos na atualidade pesquisas on-line de forma interdisciplinar para capacitação do educando fóruns educativos entre outros. utilizando como ferramenta de aprendizagem e auxiliar do livro didático o computador hoje é parte componente e de suma importância para compartilhamento de conhecimentos por meio da internet. quer queira quer não as TICs já fazem parte do currículo escolar mesmo de forma colaborativa com as demais disciplinas.

    ResponderExcluir
  15. Currículo hoje não pode fugi da inserção do uso da tecnologia, pois ela esta nosso cotidiano , temos tira o melhor proveito a nosso favor com uso dos computadores em sala de aula podemos utilizar vídeos, imagens, além do uso da internet com fonte de pesquisa e interação social construindo cidadãos críticos agente de sua própria historia. Os índios fazem uso dessa tecnologia para conservar cultura em forma vídeos e fotos.

    ResponderExcluir