Nas páginas virtuais 4, 5, 6 e 7 do EIXO I você encontrará as idéias de grandes educadores que influenciaram a educação, escolha um dos teóricos apresentados, faça um estudo mais aprofundado de suas idéias e deixe sua contribuição.
Esse pensador propois uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas de seculos passados"), que ele qualificou de educação bancária. Nessas escolas, Freire defende que o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam conhecedores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
Paulo Freire “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
A didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática fora da realidade, em contraposição à por ele denominada educação sistemática: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o seu caminho, e não seguindo um já pronto construído; libertando-se de currículos previamente prontos, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos, o que fez abrir novos caminhos na alfabetização.
Que se dedicou apaixonadamente a experimentar uma escola centrada no aluno, e não no professor, e que preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua formação profissional.
Com o entusiasmo que tinha pela educação, Johann Pestalozzi conseguiu despertar nos gonernantes locais (Zurique - Suíça) o interesse pela educação de crianças de poder aquisitivo inferior. Pestalozzi defendia a ideia de que a escola podia e devia chegar o mais próximo possível dos lares dessas crianças, uma vez que o lar é (ou deveria ser) a melhor instituição educadora. Como princípio educacional ele defendia a educação como principal meio de introdução do indivíduo na sociedade e autoconhecimento, que o conhecimento era algo mútuo entre aluno e professor.
Jean Piaget(1896-1980) foi um biólogo que dedicou a vida a observação da aquisição de conhecimentos principalmente das crianças e revolucionou a educação ao provar que as crianças pensam de forma diferente dos adulto e portanto aprendem de modo diferente. Ele demonstrou que a criança passa por quatro fases até adquirir a capacidade plena de raciocínio, desta forma revolucionou a forma de ensino, pois não se deveria ensinar a uma criança o que ela ainda não seria preparada para aprender e disse ainda que a criança aprende por descobertas que ela própria faz e por isso o professor deve procurar maneiras de proporcionar essas descobertas às crianças de forma natural.
Para Celestin Freinet ( 1896-1966) a pedagogia se fundamenta em quatro eixos: a cooperação para construir o conhecimento; a comunicação para formalizá-lo, transmitir-lo e divulgá-lo; a documentação com o chamado livro da vida e afetividade que é o vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento. A Pedagogia usada por Freinet, era uma pedagogia da curiosidade, da criação e da contação de história. Ele levava os seus alunos para passear e era do passeio que ele extraia os conhecimentos dos alunos. Essa prática passou a ser utilizada quando ele estava na sala de sua casa dando aula e os alunos ficavam observando o que acontecia no campo. Era uma ovelha que passava ou mesmo ficavam pulando ou brincando com outros animais. Então as crianças ficavam mais atenta o que acontecia fora da sala do que estava acontecendo dentro da sala de aula. Dair ele passa a usar as aulas passeios. Como era na época em que estava surgindo a imprensa tudo o que era produzido pelas crianças após a aula passeio ele reproduzia o material na imprensa de um amigo e depois também compartilhava com os pais dos alunos, além de trabalhar aquelas produções como livro de leitura em sala de aquatro eixos: a cooperação para construir o conhecimento; a comunicação para formalizá-lo, transmitir-lo e divulgá-lo; a documentação com o chamado livro da vida e afetividade que é o vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento. A Pedagogia usada por Frenet, era uma pedagogia da curiosidade, da criação e da contação de história. Ele levava os seus alunos para passear e era do passeio que ele extraia os conhecimentos dos alunos. Essa prática passou a ser utilizada quando ele estava na sala de sua casa dando aula e os alunos ficavam observando o que acontecia no campo. Era uma ovelha que passava ou mesmo ficavam pulando ou brincando com outros animais. Então as crianças ficavam mais atenta o que acontecia fora da sala do que estava acontecendo dentro da sala de aula. Dair ele passa a usar as aulas passeios. Como era na época em que estava surgindo a imprensa tudo o que era produzido pelas crianças após a aula passeio ele reproduzia o material na imprensa de um amigo e depois também compartilhava com os pais dos alunos, além de trabalhar aquelas produções como livro de leitura em sala de aula.ula.quatro eixos: a cooperação para construir o conhecimento; a comunicação para formalizá-lo, transmitir-lo e divulgá-lo; a documentação com o chamado livro da vida e afetividade que é o vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento. A Pedagogia usada por Freinet, era uma pedagogia da curiosidade, da criação e da contação de história. Ele levava os seus alunos para passear e era do passeio que ele extraia os conhecimentos dos alunos. Essa prática passou a ser utilizada quando ele estava na sala de sua casa dando aula e os alunos ficavam observando o que acontecia no campo. Era uma ovelha que passava ou mesmo ficavam pulando ou brincando com outros animais. Então as crianças ficavam mais atenta o que acontecia fora da sala do que estava acontecendo dentro da sala de aula. Dair ele passa a usar as aulas passeios. Como era na época em que estava surgindo a imprensa tudo o que era produzido pelas crianças após a aula passeio ele reproduzia o material na imprensa de um amigo e depois também compartilhava com os pais dos alunos, além de trabalhar aquelas produções como livro de leitura em sala de aula.
Sou admiradora da pedagogia desta médica que ao iniciar seu trabalho com crianças com necessidades especias na clínica da universidade, mostrou que era possível o aprendizado para todos , através de diferentes metologias que privilegiassem as experiências concretas para a construção do saber. A pedagogia de Montessori faz parte do movimento das Escolas Novas, que era contrário aos métodos tradicionais de repetição e aprendizado descontextualizado. O mais famoso material criado por Maria Montessori foi o Material Dourado, que é fundamentado no sistema de numeração decimal e confeccionado atualmente em madeira, originalmente Montessori o construiu com contas de bijouteria douradas, por isto o material tem esse nome. O Material Dourado estimula a concentração e o interesse, pois desenvolve a inteligência e o raciocínio lógico matemático através do material concreto. O Método Montessori não se preocura só com o saber mas com a formação integral inclusive da personalidade da criança. Essa educadora foi uma mulher à frente do seu tempo, médica quando essa profissão era dominada por homens; inovadora quando contestou a forma de ensinar e principalmente quando discordou que crianças com necessidade especial não poderiam aprender. Enfim sua contribuição foi inestimável para a Educação Mundial.
"Educação para a consciência". É assim que um dos maiores mentores da educação do mundo - PAULO FREIRE - define o papel da educação. Uma educação libertadora e transformadora comparável a nitidez que uma lente proporciona aos olhos necessitados ou até mesmo uma luz na escuridão. A escolha desse autor não se deu apenas pelo motivo do mesmo ser um defensor de uma educação que ultrapassa os limites da transmissão de saberes, mas também pelo cuidado e atenção que ele direciona à qualificação do professor e espaços de formação de educadores, quer na formação inicial, quer na formação em serviço, a fim de torná-los capazes de transformações necessárias às práticas educativas e pedagógicas. Esse aprendizado conjunto, a visão de seres inacabados rumos à conscientização orientada são as marcas teóricas desse grande mestre.
Estava a frente de sua época e lançou um olhar especial voltado às crianças. Foi o criador do Jardim de Infância. Defendia um ensino sem obrigações onde as brincadeiras eram o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Elas funcionam não só como diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Segundo ele: “Por meio da educação, a criança vai se conhecer como membro vivo do todo.”. Foi um dos primeiros pedagogos a falar de autoeducação, um conceito que só se difundiria no inicio do séc. XX, graças ao Movimento da Escola Nova, de Maria Montessori (1870-1952 e Célestin Freinet (1896-1966) entre outros.
Ovide Decroly (1871-1932) Muitos pensadores contestaram o modelo de educação no final do século 19, entre eles destacou-se Ovide Decroly. Defendia a ideia de uma educação onde o "ALUNO" seria o centro e não o professor, tendo o mesmo a possibilidade de conduzir seu próprio aprendizado, entendendo assim , aprender a aprender. Isso tudo para o pensador era a ideia de " Globalização de Conhecimento". Acreditava também no poder do trabalho em grupo, um vez que a a escola, segundo ele deveria preparar os alunos em sociedade. Difundia que a linguagem não era somente a palavra (expressão), mas que tinha outro mecanismos para se transmitir o conhecimento como o corpo, o desenho e a arte.
Fernando Hernádez A organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. Ele defendia a relação da vida com sociedade, dos meios com os fins e da teoria com prática. O docente deixa de ser transmissor de conteúdos para torna-se um pesquisador e aluno passa de receptor passivo a sujeito do processo. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, vale ressaltar que não basta que o tema ser de gosto do educandos tem despertar a curiosidade para novos conhecimentos. Uma etapa importante é a de levantamento de duvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança a medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos isso vale para facilitar a tomada de decisões de alunos e professores. Todo projeto precisa estar relacionado com os conteúdos, para não perder o foco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão do trabalho.
Decroly se dedicou à questão da linguagem. Para ele, não só a palavra é meio de expressão mas também o corpo, o desenho, a construção e a arte. Ele pretendia dissociar a ideia de inteligência da capacidade de dominar a linguagem convencional, valorizando expressões “concretas” como os trabalhos manuais, os esportes e os desenhos. A educação era centrada no aluno, ou seja, buscava a possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. O princípio de globalização de Decroly se baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem.
Pestalozzi O pensador que acreditava na educação, Pestalozzi nasceu em Zurique (Suíça), O mesmo diz que poderia aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade. Decidiu ser mestre-escola para colocar em prática suas ideias. Entendia que o lar era a melhor instituição para a educação e a instituição escolar deveria se aproximar dela para a formação humana, abrangendo a moral, a política e a religião. No seu método, mestres e alunos permaneciam juntos o dia inteiro, das 8 às 17 horas, desenvolvendo as mais variadas atividades, de maneira flexível, como aulas, refeições, banhos e brinquedos. Em duas tardes por semana os alunos faziam excursões ou ficavam livres. Dividia as crianças em faixas etárias, sendo uma até oito anos, outra de oito a doze anos, e uma terceira de onze a dezoito anos. Não admitia e até condenava as punições, as recompensas e as correções. Privilegiou os aspectos psicológicos da educação, revolucionando a disciplina, baseando-a na cooperação entre os professores e alunos, e, também, impulsionou a formação de professores.
Assim os alunos ficariam mais tranquilos, pois conhecendo melhor o professor e o mesmo conhecendo a vida dos alunos poderiam trabalhar em equipe e em desenvolvimento em sociedade e em conjunto com a escola.
Ao observar as crianças durante a aplicação de testes psicológicos em uma escola primária de Paris, Piaget ficou fascinado ao observar os erros que elas cometiam ao procurar soluções para os problemas, colocando em evidência que há uma lógica para o erro e entender essa lógica passou a ser o seu centro do trabalho . Em seus livros sobre linguagem e pensamento das crianças ele coloca em evidência que a lógica da criança não apenas se constrói de forma progressiva como também se dá de uma forma diferente de uma adulto. Depois de sua morte seus ideais continuam a inspirar novos estudos e debates em todo o mundo.
Johann Pestalozzi (1746-1827) Pestalozzi nasceu em Zurique, Suiça, foi um dos primeiros que abraçou a educação publica, proclamou ser direito de toda a criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus, graças a Pestalozzivarios governantes se interessaram pela educação de crianças das classes desfavorecidas;
Dewey Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problema-ti-zar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey (1859-1952), filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.
Na década de 20, Dewey e Kilpatrick enfatizaram a importância da escola ser um espaço vivo e aberto para a realidade, defendendo que as crianças adquiram experiência e conhecimento pela resolução de problemas práticos, em situações sociais. Dewey criou a escola ativa, fundamentada na motivação e no interesse espontâneo dos alunos para a descoberta, por meio da experiência pessoal e das informações que serão assimiladas. Um dos princípios da teoria de Dewey que nos dias atuais vem sendo bastante destacada nas propostas pedagógicas é o aprender-fazendo experiências que o aluno ativamente pode se envolver com a própria aprendizagem. Dewey foi o grande sistematizador da Pedagogia de Projetos e Kilpatrick desenvolveu o Método de Projetos , com base na teoria da experiência, cujos pressupostos partem de problemas reais do cotidiano do aluno.
Também penso assim. O aprender fazendo é um método que capacita o aluno para a vida formando em um cidadão responsável de seus deveres.
John Dewey (1859-1952) Dentre os pensadores contemporâneos procuro me delimitar sobre a filosofia de John Dewey, que é uma filosofia clara e objetiva quanto às formas e os fins do ensino. Para o autor o conhecimento é múltiplo, por isso é preciso valorizar cada etapa e cada conquista do aluno. Essa valorização para o mesmo pode ser disponibilizada através de atividades que estejam associadas à teoria e pratica, uma vez que o conhecimento acontece de varias formas. De esse modo disponibilizar ambientes que proporcionem a exposição de ideias e a comprovação das mesmas, que o autor vai chamar de experimentalismo, faz com que o aluno descubra seus talentos e os aprimore. Segundo o autor “as crianças na estão, num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo”. Particularmente o autor é feliz em afirmar tal ideologia, por que vejamos que existem varias formas de aprendizado cabe ao individuo escolher a melhor forma que lhe for mais atrativa e cabe aos órgãos educativos disponibilizar tais formas que proporcionem esse desenvolvimento intelectual.
Esse pensador propois uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas de seculos passados"), que ele qualificou de educação bancária. Nessas escolas, Freire defende que o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam conhecedores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
ResponderExcluirEsse pensador é Paulo Freire
ExcluirPaulo Freire
ResponderExcluir“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
A didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática fora da realidade, em contraposição à por ele denominada educação sistemática: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o seu caminho, e não seguindo um já pronto construído; libertando-se de currículos previamente prontos, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos, o que fez abrir novos caminhos na alfabetização.
Segundo: Decroly Decroly (1871-1932)
ResponderExcluirQue se dedicou apaixonadamente a experimentar uma escola centrada no aluno, e não no professor, e que preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua formação profissional.
Com o entusiasmo que tinha pela educação, Johann Pestalozzi conseguiu despertar nos gonernantes locais (Zurique - Suíça) o interesse pela educação de crianças de poder aquisitivo inferior.
ResponderExcluirPestalozzi defendia a ideia de que a escola podia e devia chegar o mais próximo possível dos lares dessas crianças, uma vez que o lar é (ou deveria ser) a melhor instituição educadora.
Como princípio educacional ele defendia a educação como principal meio de introdução do indivíduo na sociedade e autoconhecimento, que o conhecimento era algo mútuo entre aluno e professor.
Jean Piaget(1896-1980) foi um biólogo que dedicou a vida a observação da aquisição de conhecimentos principalmente das crianças e revolucionou a educação ao provar que as crianças pensam de forma diferente dos adulto e portanto aprendem de modo diferente. Ele demonstrou que a criança passa por quatro fases até adquirir a capacidade plena de raciocínio, desta forma revolucionou a forma de ensino, pois não se deveria ensinar a uma criança o que ela ainda não seria preparada para aprender e disse ainda que a criança aprende por descobertas que ela própria faz e por isso o professor deve procurar maneiras de proporcionar essas descobertas às crianças de forma natural.
ResponderExcluirPara Celestin Freinet ( 1896-1966) a pedagogia se fundamenta em quatro eixos: a cooperação para construir o conhecimento; a comunicação para formalizá-lo, transmitir-lo e divulgá-lo; a documentação com o chamado livro da vida e afetividade que é o vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento. A Pedagogia usada por Freinet, era uma pedagogia da curiosidade, da criação e da contação de história. Ele levava os seus alunos para passear e era do passeio que ele extraia os conhecimentos dos alunos. Essa prática passou a ser utilizada quando ele estava na sala de sua casa dando aula e os alunos ficavam observando o que acontecia no campo. Era uma ovelha que passava ou mesmo ficavam pulando ou brincando com outros animais. Então as crianças ficavam mais atenta o que acontecia fora da sala do que estava acontecendo dentro da sala de aula. Dair ele passa a usar as aulas passeios. Como era na época em que estava surgindo a imprensa tudo o que era produzido pelas crianças após a aula passeio ele reproduzia o material na imprensa de um amigo e depois também compartilhava com os pais dos alunos, além de trabalhar aquelas produções como livro de leitura em sala de aquatro eixos: a cooperação para construir o conhecimento; a comunicação para formalizá-lo, transmitir-lo e divulgá-lo; a documentação com o chamado livro da vida e afetividade que é o vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento. A Pedagogia usada por Frenet, era uma pedagogia da curiosidade, da criação e da contação de história. Ele levava os seus alunos para passear e era do passeio que ele extraia os conhecimentos dos alunos. Essa prática passou a ser utilizada quando ele estava na sala de sua casa dando aula e os alunos ficavam observando o que acontecia no campo. Era uma ovelha que passava ou mesmo ficavam pulando ou brincando com outros animais. Então as crianças ficavam mais atenta o que acontecia fora da sala do que estava acontecendo dentro da sala de aula. Dair ele passa a usar as aulas passeios. Como era na época em que estava surgindo a imprensa tudo o que era produzido pelas crianças após a aula passeio ele reproduzia o material na imprensa de um amigo e depois também compartilhava com os pais dos alunos, além de trabalhar aquelas produções como livro de leitura em sala de aula.ula.quatro eixos: a cooperação para construir o conhecimento; a comunicação para formalizá-lo, transmitir-lo e divulgá-lo; a documentação com o chamado livro da vida e afetividade que é o vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento. A Pedagogia usada por Freinet, era uma pedagogia da curiosidade, da criação e da contação de história. Ele levava os seus alunos para passear e era do passeio que ele extraia os conhecimentos dos alunos. Essa prática passou a ser utilizada quando ele estava na sala de sua casa dando aula e os alunos ficavam observando o que acontecia no campo. Era uma ovelha que passava ou mesmo ficavam pulando ou brincando com outros animais. Então as crianças ficavam mais atenta o que acontecia fora da sala do que estava acontecendo dentro da sala de aula. Dair ele passa a usar as aulas passeios. Como era na época em que estava surgindo a imprensa tudo o que era produzido pelas crianças após a aula passeio ele reproduzia o material na imprensa de um amigo e depois também compartilhava com os pais dos alunos, além de trabalhar aquelas produções como livro de leitura em sala de aula.
ResponderExcluirMaria Montessori
ResponderExcluirSou admiradora da pedagogia desta médica que ao iniciar seu trabalho com crianças com necessidades especias na clínica da universidade, mostrou que era possível o aprendizado para todos , através de diferentes metologias que privilegiassem as experiências concretas para a construção do saber.
A pedagogia de Montessori faz parte do movimento das Escolas Novas, que era contrário aos métodos tradicionais de repetição e aprendizado descontextualizado.
O mais famoso material criado por Maria Montessori foi o Material Dourado, que é fundamentado no sistema de numeração decimal e confeccionado atualmente em madeira, originalmente Montessori o construiu com contas de bijouteria douradas, por isto o material tem esse nome. O Material Dourado estimula a concentração e o interesse, pois desenvolve a inteligência e o raciocínio lógico matemático através do material concreto.
O Método Montessori não se preocura só com o saber mas com a formação integral inclusive da personalidade da criança.
Essa educadora foi uma mulher à frente do seu tempo, médica quando essa profissão era dominada por homens; inovadora quando contestou a forma de ensinar e principalmente quando discordou que crianças com necessidade especial não poderiam aprender.
Enfim sua contribuição foi inestimável para a Educação Mundial.
"Educação para a consciência". É assim que um dos maiores mentores da educação do mundo - PAULO FREIRE - define o papel da educação. Uma educação libertadora e transformadora comparável a nitidez que uma lente proporciona aos olhos necessitados ou até mesmo uma luz na escuridão. A escolha desse autor não se deu apenas pelo motivo do mesmo ser um defensor de uma educação que ultrapassa os limites da transmissão de saberes, mas também pelo cuidado e atenção que ele direciona à qualificação do professor e espaços de formação de educadores, quer na formação inicial, quer na formação em serviço, a fim de torná-los capazes de transformações necessárias às práticas educativas e pedagógicas. Esse aprendizado conjunto, a visão de seres inacabados rumos à conscientização orientada são as marcas teóricas desse grande mestre.
ResponderExcluirFRIEDRICH FROEBEL (1782-1852)
ResponderExcluirEstava a frente de sua época e lançou um olhar especial voltado às crianças. Foi o criador do Jardim de Infância. Defendia um ensino sem obrigações onde as brincadeiras eram o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Elas funcionam não só como diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Segundo ele: “Por meio da educação, a criança vai se conhecer como membro vivo do todo.”.
Foi um dos primeiros pedagogos a falar de autoeducação, um conceito que só se difundiria no inicio do séc. XX, graças ao Movimento da Escola Nova, de Maria Montessori (1870-1952 e Célestin Freinet (1896-1966) entre outros.
Ovide Decroly (1871-1932)
ResponderExcluirMuitos pensadores contestaram o modelo de educação no final do século 19, entre eles destacou-se Ovide Decroly. Defendia a ideia de uma educação onde o "ALUNO" seria o centro e não o professor, tendo o mesmo a possibilidade de conduzir seu próprio aprendizado, entendendo assim , aprender a aprender. Isso tudo para o pensador era a ideia de " Globalização de Conhecimento". Acreditava também no poder do trabalho em grupo, um vez que a a escola, segundo ele deveria preparar os alunos em sociedade. Difundia que a linguagem não era somente a palavra (expressão), mas que tinha outro mecanismos para se transmitir o conhecimento como o corpo, o desenho e a arte.
Fernando Hernádez
ResponderExcluirA organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. Ele defendia a relação da vida com sociedade, dos meios com os fins e da teoria com prática. O docente deixa de ser transmissor de conteúdos para torna-se um pesquisador e aluno passa de receptor passivo a sujeito do processo.
As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, vale ressaltar que não basta que o tema ser de gosto do educandos tem despertar a curiosidade para novos conhecimentos. Uma etapa importante é a de levantamento de duvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança a medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos isso vale para facilitar a tomada de decisões de alunos e professores. Todo projeto precisa estar relacionado com os conteúdos, para não perder o foco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão do trabalho.
Decroly se dedicou à questão da linguagem. Para ele, não só a palavra é meio de expressão mas também o corpo, o desenho, a construção e a arte. Ele pretendia dissociar a ideia de inteligência da capacidade de dominar a linguagem convencional, valorizando expressões “concretas” como os trabalhos manuais, os esportes e os desenhos. A educação era centrada no aluno, ou seja, buscava a possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. O princípio de globalização de Decroly se baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem.
ResponderExcluirPestalozzi
ResponderExcluirO pensador que acreditava na educação, Pestalozzi nasceu em Zurique (Suíça), O mesmo diz que poderia aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade.
Decidiu ser mestre-escola para colocar em prática suas ideias. Entendia que o lar era a melhor instituição para a educação e a instituição escolar deveria se aproximar dela para a formação humana, abrangendo a moral, a política e a religião. No seu método, mestres e alunos permaneciam juntos o dia inteiro, das 8 às 17 horas, desenvolvendo as mais variadas atividades, de maneira flexível, como aulas, refeições, banhos e brinquedos. Em duas tardes por semana os alunos faziam excursões ou ficavam livres. Dividia as crianças em faixas etárias, sendo uma até oito anos, outra de oito a doze anos, e uma terceira de onze a dezoito anos. Não admitia e até condenava as punições, as recompensas e as correções.
Privilegiou os aspectos psicológicos da educação, revolucionando a disciplina, baseando-a na cooperação entre os professores e alunos, e, também, impulsionou a formação de professores.
Assim os alunos ficariam mais tranquilos, pois conhecendo melhor o professor e o mesmo conhecendo a vida dos alunos poderiam trabalhar em equipe e em desenvolvimento em sociedade e em conjunto com a escola.
Jean Piaget
ResponderExcluirAo observar as crianças durante a aplicação de testes psicológicos em uma escola primária de Paris, Piaget ficou fascinado ao observar os erros que elas cometiam ao procurar soluções para os problemas, colocando em evidência que há uma lógica para o erro e entender essa lógica passou a ser o seu centro do trabalho .
Em seus livros sobre linguagem e pensamento das crianças ele coloca em evidência que a lógica da criança não apenas se constrói de forma progressiva como também se dá de uma forma diferente de uma adulto.
Depois de sua morte seus ideais continuam a inspirar novos estudos e debates em todo o mundo.
Johann Pestalozzi (1746-1827)
ResponderExcluirPestalozzi nasceu em Zurique, Suiça, foi um dos primeiros que abraçou a educação publica, proclamou ser direito de toda a criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus, graças a Pestalozzivarios governantes se interessaram pela educação de crianças das classes desfavorecidas;
Dewey
ResponderExcluirQuantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problema-ti-zar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey (1859-1952), filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.
Na década de 20, Dewey e Kilpatrick enfatizaram a importância da escola ser um espaço vivo e aberto para a realidade, defendendo que as crianças adquiram experiência e conhecimento pela resolução de problemas práticos, em situações sociais. Dewey criou a escola ativa, fundamentada na motivação e no interesse espontâneo dos alunos para a descoberta, por meio da experiência pessoal e das informações que serão assimiladas. Um dos princípios da teoria de Dewey que nos dias atuais vem sendo bastante destacada nas propostas pedagógicas é o aprender-fazendo experiências que o aluno ativamente pode se envolver com a própria aprendizagem. Dewey foi o grande sistematizador da Pedagogia de Projetos e Kilpatrick desenvolveu o Método de Projetos , com base na teoria da experiência, cujos pressupostos partem de problemas reais do cotidiano do aluno.
Também penso assim. O aprender fazendo é um método que capacita o aluno para a vida formando em um cidadão responsável de seus deveres.
John Dewey (1859-1952)
ResponderExcluirDentre os pensadores contemporâneos procuro me delimitar sobre a filosofia de John Dewey, que é uma filosofia clara e objetiva quanto às formas e os fins do ensino. Para o autor o conhecimento é múltiplo, por isso é preciso valorizar cada etapa e cada conquista do aluno. Essa valorização para o mesmo pode ser disponibilizada através de atividades que estejam associadas à teoria e pratica, uma vez que o conhecimento acontece de varias formas. De esse modo disponibilizar ambientes que proporcionem a exposição de ideias e a comprovação das mesmas, que o autor vai chamar de experimentalismo, faz com que o aluno descubra seus talentos e os aprimore. Segundo o autor “as crianças na estão, num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo”. Particularmente o autor é feliz em afirmar tal ideologia, por que vejamos que existem varias formas de aprendizado cabe ao individuo escolher a melhor forma que lhe for mais atrativa e cabe aos órgãos educativos disponibilizar tais formas que proporcionem esse desenvolvimento intelectual.