Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

• Atividade 2.6 – REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM

Este é um momento pessoal, faça sua postagem no Diário de Bordo o seguinte questionamento: O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste Eixo?

11 comentários:

  1. A ideia de projetos neste eixo envolve o uso de tecnologias com novos conhecimentos construído por desafio para o professor, onde o mesmo pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, internet , televisão, livros) disponíveis no contexto da escola.

    ResponderExcluir
  2. Vimos em particular que o currículo aliado à todos os Recursos Tecnológicos sem dúvida favorece tanto o desenvolvimento do trabalho em sala de aula como também propicia a construção do conhecimento dos alunos. Sendo assim essas atividades com projetos usando estes recursos e adaptadas aos conteúdos curriculares, temas transversais, ajudam diretamente no interesse, desenvolvimento e comprometimento dos alunos no processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Com a ascensão de novas tecnologias e a popularização cada vez maior da internet, faz-se necessário a aplicação de projetos na escola para aliar essas tecnologias aos conteúdos de sala de aula, com o intuito de tornar as aulas mais interessantes aos olhos dos alunos, contudo deve-se preservar a cultura local e os conhecimentos prévios dos estudantes para que não se percam em detrimento das tecnologias. Mas também é preciso que se apliquem projetos aos professores para que possam ser capacitados e possam estar preparados para enfrentar o desafio de ensinar usando tecnologias a alunos que muitas vezes dominam melhor que eles.

    ResponderExcluir
  4. Pudemos perceber a importância do currículo bem como a participação dos alunos na elaboração dos mesmos, influenciando diretamente nos resultados, uma vez que os alunos são agentes colaboradores em todos os processos.

    ResponderExcluir
  5. A reflexão proposta pelo Eixo 2 foi a ligação entre currículo e nova cultura tecnológica. O mesmo aborda desde da preparação do professor, da sua visão da cultura tecnológica e o que este profissional, de acordo com sua realidade, irá desenvolver em sala. Abordou-se a tecnologia educativa enquanto caminho para onde segue a sociedade da informação. Destacou-se também os problemas de limitação que o sistema ainda apresenta diante desta necessidade.

    ResponderExcluir
  6. O currículo da sala de aula não pode ser apenas o prescrito. Ele se desenvolve das experiências de alunos e professores, do diálogo entre eles. Assim, o uso das TICs pode auxiliar muito porque pode ser feito o registro dos processos e com essa base é possível identificar qual foi o avanço do aluno, quais as suas dificuldades e como intervir para ajudá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Melhorando não só para os profissionais da educação como para os alunos, os meios tecnológicos estão cada vez mais atualizando e mostrando como através de programas e projetos em conjunto com o currículo pode apoiar melhor os modelos flexíveis e criativas da entrega do mesmo em educação permanente. Resultados e produtos de ambos os programas assim trabalhados de forma correta e com estímulo, podem apresentar melhorias através de uma série de contextos diferentes para permitir que os alunos e professores acessem os recursos educacionais em múltiplas maneiras. Inclusão digital, projetos elaborados com alunos, Software Educacional, internet, redes sociais etc. Fazendo assim a criação de gosto por aquilo que queremos planejar e executar.

    ResponderExcluir
  8. Esse eixo veio promover o interesse pela elaboração, desenvolvimento e aplicação de projetos, evidenciando sempre as tecnologias que rodeiam a sociedade e a relação que estas podem exercer na comunidade escolar, promovendo uma possível interdisciplinaridade, o que desperta um maior interesse dos alunos pelas propostas de ensino da escola, tendo como ponto de partida, com ênfase, os conteúdos curriculares.

    ResponderExcluir
  9. Aprendemos que o currículo construído na ação, isto é, o vivido na prática concreta, pode ser identificado por meio da exploração das características interativas e de registro das TIC, as quais propiciam:

    Acompanhar e recuperar as trajetórias delineadas no desenvolvimento de projetos;
    Reconhecer as narrativas curriculares individuais que expressam as inter-relações entre informações e conhecimentos com o uso de diferentes mídias e linguagens, os significados atribuídos em ato;
    Identificar os conhecimentos mobilizados na ação, que se referem tanto aos conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos, como aos novos conhecimentos construídos pelos alunos.
    A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida.

    ResponderExcluir
  10. O currículo é um instrumento muito importante pra escola , mas que deve ser trabalhado com a realidade dos alunos. É uma forma ter mais conhecimento pela comunidade e fazer com que os alunos se interessem pela sua cultura. As TiCs. é uma forma de registar e ajudar a expor de forma interessante a cultura de sua comunidade para o aprendizado mais lúdico e interessante.

    ResponderExcluir
  11. O curriculo de um professor e suas aulas deve ir além do proramados nos planos da escola. O uso das Tics por si só ja amplia e diversifica esse curriculo.É imprescindivel então que os alunos sejam beneficiados com essa melhoria dos conhecimentos aliados a tecnologia ja disponivel em nossas mãos.

    ResponderExcluir