Elabore uma proposta de projeto a ser implementada em sala de aula (Podem ser elaboradas em grupos de no máximo 3 professores, desde que sejam da mesma escola.
Postar no seu PORTIFÓLIO
OBS: Mesmo sendo feito em equipe cada cursista deve postar o seu.
PROJETO
ResponderExcluirInclusão Digital para os Pais de Alunos da E.E.F Manoel José da Silva
RESUMO
O projeto consiste em trazer os Pais de Alunos para o mundo da informática, mostrando e ensinando como ser um usuário das funções básicas de um computador, como operações simples com Windows, Linux, Office, Broffice, e também a navegação na internet, como sites de conteúdos específicos e redes sociais.
O conteúdo vai ser aplicado com extrema facilidade visto que é uma área de meu conhecimento, as dificuldades sempre existirão mais com a certeza de serem superadas com o andamento da matéria.
INTRODUÇÃO
O curso de Inclusão Digital tem como objetivo mostrar para os Pais de Alunos como funcionam as redes sociais e como se tornarem um usuário dessa área que no mundo de hoje é tão importante, visto que as coisas hoje giram em torno da internet.
A ideia de que somente os jovens podem ter acesso à informática está totalmente errada nos dias de hoje, pois a informação automática se expandiu em grande escala, de uma forma que pessoas que não tiveram acesso logo de inicio não conseguiriam assimilar sozinhos.
O conceito de rede social estava totalmente desconhecido há alguns anos, mas atualmente é uma expressão muito conhecida, exceto pelas pessoas de uma idade mais avançada (ou uma grande parte dela). Com o curso, eles conseguiram ter acesso à um mundo que estava tão perto e, ao mesmo tempo, distante, pois não existe nada especifico para o ensino da informática básica, muito menos gratuito.
Eu Vagner Santos, professor do curso de informática básica não tenho o pleno conhecimento pedagógico, porem, tenho muito conhecimento na área abordada no curso. As dificuldades maiores será a maneira de transmitir o meu conhecimento sobre determinados conteúdos, pois a assimilação da didática das aulas vem com o tempo.
Um tema muito falado hoje em dia é sobre a Inclusão Digital, pois é notório que o uso das novas tecnologias está inserida na nossa rotina diária, nos bancos, catracas, urnas, aparelhos, computadores, entre outros. Com isso, por conta das necessidades exigidas por esse avanço tecnológico, evidenciam-se diferentes perfis de excluídos digitais. Na nossa cultura atual, entre várias formas de exclusão, defrontamo-nos com excluídos digitais alfabetizados e não alfabetizados. No nosso projeto, abordaremos parte desta condição de excluídos digitais – os não alfabetizados, focando-se na educação de jovens e adultos, fazendo uma reflexão sobre uma proposta de alfabetização digital que crie espaços para uma inclusão crítico-social.
ResponderExcluirTrabalhar propostas de Inclusão digital é a "bola da vez". Felizmente estamos caminhando rumo ao fluxo tecnológico, acostumando as novidades e rapidez desta era. Porém, em nível de Brasil, ainda em passos lentos comparados a outros países em desenvolvimento. A nossa juventude nasce em meio a grandes marcas tecnológicas de mudanças constatantes. Vale ressaltar aqui um grande problema que nos aflinge diante disso: A SEGREGAÇÃO DO SEU USO. As mudanças começam sim acontecer, positivamente, porém ainda com uma certa cautela.
ResponderExcluirPensando em propostas de Inclusão Digital para nossos alunos do 9º ano, por exemplo, devemos focar as necessidades básicas do mundo moderno, as necessidades além de uma simples digitação. O projeto deve abordar as diferenciações de sistemas operacionais atuais os seus objetivos, qual o mais solicitado no mercado de trabalho mundial; Apresentação das grandes mudanças tecnológicas das telefonias, dos computadores, tabletes, Smartphones como também destacar o trabalho de muitos pesquisadores com a iniciação científica. Os melhores alunos seriam selecionados e fariam uma ação de monitoria com os demais. Esse esboço de projeto seria justificado diante da necessidade de um trabalho mais aprofundado e moderno onde fugiria apenas das utilização dos sistemas operacionais (windows e Linux) e abordaria uma pesquisa tecnológica através de uma visão macro e holística de mundo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Inclusão Digital é um tema bastante presente no dia-a-dia. As necessidades das atuais exigências sociais, determinadas pelo avanço tecnológico, evidenciam diferentes perfis de excluídos digitais. Na cultura atual, entre outras formas de exclusão, deparamo-nos com excluídos digitais alfabetizados e não alfabetizados. A problemática do nosso projeto parte desta condição de excluídos digitais não alfabetizados. O que faz da Inclusão Digital para Jovens e Adultos o tema da nosso projeto.
ResponderExcluirO Avanço Tecnológico veio de uma forma geral para minimizar problemas e trazer melhorias para a vida das pessoas. Esta realidade também está nas escolas onde os alunos podem e devem fazer uso deste recurso para elevar seu nível de aprendizagem. Por este motivo abordamos em nosso grupo como sugestão para a proposta de projeto o uso de “Softwares Educacionais” no caso propomos o “Luz do Saber Infantil” que além de ter embasamento nos pensamentos de Paulo Freire – Excelente Pedagogo e Escritor, trás uma gama de atividades de Leitura, Escrita e outros recursos que podem elevar o aprendizado dos alunos, além de se tornar algo muito atrativo, pelos recursos que o programa trás. Acredita-se que o uso desde Soft trará resultados positivos e influenciará diretamente no nível de aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluirA tecnologia se faz presente em todos os setores de nossa sociedade. Em meio a esse novo mundo, vivenciamos uma infinidade de informações que muitas vezes negligenciamos. O espaço virtual através do acesso a Internet, nos leva a desfrutar de experiências surpreendentes.
ResponderExcluirNossa proposta de projeto é voltada para a educação no transito aplicada a crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, proporcionando desde cedo às crianças noções de cidadania, e de educação no trânsito tão importantes para formação de cidadãos que respeitam leis e obedecem as normas estabelecidas para uma boa convivência entre pedestres e veículos. E para abordar esses assuntos serão utilizadas tecnologias, afim de tornar mais criativo e dinâmico.
ResponderExcluirUtilizando as novas tecnologias como recursos de aprendizagens e os veículos de comunicação como forma de introduzir os educandos no mundo digital é que venho utilizando estas ferramentas para dar continuidade o processo de alfabetização de nosso estudantes. o Luz do Saber já um a realidade.pretendo agora propor junto a escola a realização de oficinas de literatura de cordel nas aulas de informática, resgatando assim a nossa cultura e formando bons leitores e produtores textuais deste gênero literários. na verdade esta proposta já está em execução no Laboratório de Informática Educativa de Passagem da Onça tendo como público alvo alunos do EF II.
ResponderExcluirPartindo da necessidade de viver em sociedade, tomando como base a cidadania, optamos por uma proposta de projeto envolvendo a educação no trânsito, voltado para alunos das séries iniciais, para que esses se tornem cidadãos conscientes desde a infância. E para que o assunto “EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO” não se torne apenas mais uma tema abordado em sala de aula, decidimos por atrelar às tecnologias, a fim de que o assunto se torne mais dinâmico e de fácil compreensão aos “cidadãozinhos” em formação.
ResponderExcluir