MEMORIAL
UNIDADE 4
: ELABORAÇÃO E
EDIÇÃO DE TEXTOS
O Editor
de Textos é um dos recursos mais conhecidos e utilizados para
atividades
escolares, fato que não garante a compreensão crítica
de seu amplo potencial de uso.
Desta
forma, nos textos de introdução desta Unidade, oferecemos diversos
argumentos visando promover a reflexão e possibilitar outras formas
de apropriação didática deste
importante e versátil aplicativo,
agora no memorial desta unidade vocês iram descrever sobre sua
compreensão sobre a elaboração de edição de textos.
-Memorial da Quarta Unidade -
ResponderExcluirEssa unidade é de extrema importância, porque aprendi sobre o valor dos textos escritos e dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação. A comunicação digital é, num primeiro momento, baseada na escrita. Mesmo que em algum tempo sejamos todos bastante hábeis em produzir vídeos, áudios, imagens etc., a escrita não deixará de ser importante. Provavelmente, ela assuma outros papéis relevantes dentro da comunicação digital. Refletir e analisar o papel dos editores de textos na democratização do acesso à produção de determinados gêneros textuais e no desenvolvimento da habilidade da escrita; Desenvolver habilidades para utilizar e editar textos, inserindo formatos e figuras; Salvar seus documentos em local adequado no disco rígido ou nos CDs e pen drives; Exportar seus documentos para os formatos rtf e pdf, compreendendo as razões de fazê-lo; Compreender a necessidade de ter cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas etc.). Objetivos de aprendizagem da Unidade .
Ganhos com o uso da Escrita e Leitura Digital -Forma de alfabetizar-se para participar da comunicação através das redes sociais; -Fonte de pesquisa ampla e significante; Plasticidade; Interatividade; Conhecimento compartilhado; Entre outros Diante de todas estas mudanças, é necessário clareza em relação aos objetivos da inserção destas novas tecnologias nas escola, pois a maioria dos recursos tecnológicos, não possuem uma característica intrisicamente interativa e transformadora, é o modo como a escola irá utilizar que determinará sua função de estímulo à criatividade, de transmissor de informação e de desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Memorial da unidade 4
ResponderExcluirNesse encontro foi apresentado a unidade 4; Elaboração e edição de textos, que foi extremamente importante, pois assim podemos aprender mais sobre essa ferramenta, que já é utilizada por muitos mais sem muitos conhecimentos, foi possível tirar varias dúvidas e assim aprender mais como podemos utilizar essa ferramenta que é de grande importância no nosso dia a dia.
Memorial da Unidade 4
ResponderExcluirNesta unidade estudei sobre a elaboração e edição de textos escritos e a importância dos editores de textos nas escola e como nós professores podemos fazer uso dele para melhorar nossa prática pedagógica.
A formadora Neila Magalhães nos ensinou como salvar documentos e depois encontra-los novamente, também aprendemos a diferença entre a produção escrita e digital.
Encontrei algumas dificuldades no inicio, mas aos poucos estou aprendendo a manusear esta importante ferramenta de apoio pedagógico que hoje é essencial para todos os educadores.
A tutora neila Maria, nos orientou neste processo de inclusão digital que estamos vivenciando no dia-a dia com a elaboração e edição de textos.
ResponderExcluirNeste encontro exercitamos um pouco como se faz edição de textos e refletirmos sobre as dúvidas que eles nos causam no processo de aprendizazem.
E comentamos também sobre as dificuldades que tivemos em realizar algumas tarefas em casa com
estas informações básicas,envolvendo formatação de um mesmo texto, testando e experimentando o uso de outros recursos que o sistema oferece,com o tempo estaremos mais aptos ao adotar o uso pedagógico.
Memorial da unidade 4 Nesse encontro trabalhamos edição de texto. Após a digitação do texto proposto pela a tutora,aprendemos como salvá-lo e localizá-lo posteriormente essa aula serviu para o esclarecimento de algumas duvidas e claro ,postar algumas atividades que ainda estavam pendente, com esta informações básicas envolvendo formatação de um mesmo texto ,tentando e experimentando o uso de outros recursos que o sistema oferece, com o tempo estaremos mais aptos ao adotar o uso pedagógico das ferramentas de edição de texto e sempre muito bom saber que estamos tendo progresso interessantes.
ResponderExcluirMemorial Unidade 4
ResponderExcluirAluna: Vandirlene Lima Alves
A princípio foi feita uma breve comparação entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer e ficou demonstrado que este nada deixa a desejar, navegamos pelo desktop do Linux Educacional e através do Menu Iniciar, nossa central de recursos do Linux Educacional, localizamos no Aplicativo Ferramentas de Produtividade, o Processador de Texto -BrOffice.org Writer e foi através de pequenos textos digitados por nós, cursistas, que passamos a nos familiarizar com a ferramenta BrOffice-Writer (centralizar texto, alinhar texto à direita e à esquerda, aplicar negrito, itálico e sublinhado, realçar texto, alterar cor do texto e alterar o tipo e o tamanho da fonte), objetivo principal da Unidade.
Memorial Unidade 4
ResponderExcluirAluna: Francilene Lima Alves
A princípio o tutor deixou um tempo aberto aos cursistas que ainda tinham atividades pendentes, como também os ajudou com dúvidas que ainda pairavam na mente de alguns.
O interessante desse dia foi o uso do editor de texto utilizado no Linux. Alguns cursistas puderam perceber quanto o BrOfficer writer é funcional e semelhante ao Word.
Digitamos um texto proposto e desvendamos os recursos desse editor de texto. Relembramos também como salvar o documento digitado.
aprendemos neste módulo sobre os recursos básicos de formatação e inserção de imagens em textos, utilizando o BrOffice Writer. Foi aprendido sobre o gerenciamento de arquivos, sobre os formatos de documentos de texto e de imagem, e como usamos o mouse.
ResponderExcluirFoi falado neste módulo sobre o gerenciamento de arquivos, como formatar os documentos de texto. Foi ensinado a utilizar o editor de texto no Linux e BrOfficer.
ResponderExcluirA tutora módulo neste nos orientou sobre os recursos básicos de formatação e como inserir imagens e textos, como formatar os documentos de texto e de imagem. Pudemos perceber que o BrOfficer é semelhante ao Word.
ResponderExcluirNeste módulo trabalhamos a edição de texto utilizando o Br Office. Verificamos a semelhança com o Word, aprendemos a gerenciar os arquivos, formatar os documentos e imagens e a utilização do mouse.
ResponderExcluirEsta é uma ferramenta muito importante que serve como enriquecimento dos conteúdos pessoais e profissionais.
A edição de texto foi um passo muito importante dado para nós neste módulo. Foi nos ensinado a escrever, salvar e procurar novamente, usando a linguagem "abrir". Verificamos a diferença entre o Word e o BrOffice e vimos que as diferenças foram poucas. A tutora nos orientou muito bem, tiramos nossas dúvidas, e aprendemos a utilizar o mouse.
ResponderExcluirA tutora nos deixou em primeiro momento livre para que pudéssemos colocar as atividades pendentes em dia. Logo depois foi falado sobre os recursos básicos de formatação e inserção de imagens e textos vendo as diferenças entre o Br Office e o Word. Os dois são bons editores de texto. Aprendemos a salvar e procurar nas bibliotecas o documento. Foi um módulo bem proveitoso, pois sanou nossas dificuldades em relação a guardar um documento.
ResponderExcluirA inserção e formatação de imagens e textos é uma das tarefas mais importantes para a utilização da informática. Foi utilizado o BrOffice e o Word e pude verificar que os dois programas tem semelhanças entre eles. Treinamos como gerenciar os arquivos, sobre os formatos usados em documentos de texto e de imagens e a utilização do mouse. A tutora nos repassou o conteúdo muito bem e houve participação ativa do grupo.
ResponderExcluirNeste módulo a tutora no orientou a inserir e a formatar imagens e textos. Houve certa dificuldade da minha parte pois pouco manuseio o computador,mas com a orientação e o treino pude aprender bem o que nos foi repassado com êxito. Foi trabalhado também sobre o gerenciamento de arquivos, de textos e imagem.
ResponderExcluirAprendemos neste módulo como formatar e inserir textos, utilizando o BrOffice. Aprendemos sobre o gerenciamento de arquivos, formatar documentos de texto e de imagem. Para mim foi muito proveitoso este módulo, pois pude aprender mais como editar um texto e a comparar o BrOffice com o Word.
ResponderExcluirObservei a semelhança entre o word e writer, e vi que posso desenvolver várias tarefas, adotando assim o uso das ferramentas de edição de texto pra apropriação didática deste importante aplicativo. As semelhanças de possibilidades dos dois software são muito comuns.
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