UNIDADE 01 Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social
O
memorial é importante instrumento de estudo, pesquisa e reflexões, que
permite ao professor uma crescente responsabilidade em relação ao
processo de ensino aprendizagem,
tormando consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades na tarefa de aprender e ensinar.
Ao
final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as
suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua
travessia neste processo de inclusão digital. AGORA E COM VOCÊ..
Memorial da unidade 1
ResponderExcluirAna Paula Vieira Fontenele de Sousa
Nossa primeira aula aconteceu em setembro de 2013 no centro administrativo Catinguba,especificamente na unidade móvel de informática.Onde a formadora do curso se apresentou e conhecemos os demais alunos participantes, assim como os objetivos gerais e específicos do mesmo .
A atividade inicial da unidade 1 consistiu em ficar claro a necessidade de cada escola esta informatizada para que nossos educandos estejam mais próximos da inclusão digital.
Finalizamos o encontro navegando pelo sistema Linux,no qual podemos identificar os recursos disponíveis do mesmo .
Memorial da unidade 1
ResponderExcluirDaniele Oliveira Rocha
Nosso primeiro encontro foi na unidade movél de informática com a tutora Neila Magalhães, lá ela apresentou a turma a tutora também apresentou o curso, como seria desenvolvido, os matérias que iriamos usar.Em seguida fizemos a leitura de um texto, e realizamos uma atividade individual.
MEMORIA DA UNIDADE 1.
ResponderExcluirIniciamos a aula com apresentação da tutora Neila Magalhães ,onde ela explicou como seria o desenvolvimento do curso ,em seguida tivemos a primeira aula da unidade 1 onde que foi feito uma leitura de texto ,e depois foi realizado uma reflexão sobre o mesmo . Também realizamos as atividades da unidade 1. E que este curso sera de muita importância para nos vida pessoal e profissional.
Memorial da Unidade 1.
ResponderExcluirIniciamos a aula com a apresentaçâo da formadora Neila Magalhâes,assim como os objetivos gerais do mesmo ,além das orientaçôes necessárias à introduçâo do curo de forma geral.
Em seguida nos foi repassado o cronograma dos encontros e sua metodologia.
Realizamos a atividade referente à unidade 1, que consistiu na leitura de um texto.À partir da leitura foi elaborado um texto individual e em seguida assistimos um vídeo.
Nesta unidade,reconhecemos a importância da tecnologia em nossa vida pessoal e profissional.
Memorial da unidade I
ResponderExcluirIniciei o curso com muitas expectativas positivas em relação a aprendizazem, sobre o mundo virtual que hoje faz parte da nossa vida principalmente no trabalho,como nas coisas básicas do dia-a dia como bancos ,farmácia,supermercados e outras.
A tutora Neila Maria, nos orientou falando da importância do curso para nossa vida e da inclusão digital e no mundo globalizado de hoje precisamos, nos adaptarmos a tecnologia.
Tenho pouco conhecimento sobre informática mas pretendo tirar o melhor que eu puder de informações e conhecimento, no mundo da informática essa aula foi bastante proveitosa, pois reconhecemos a relevância das tecnologias em nossas vidas.
Aluna: Maria Zeneida Araújo Fontenele
ResponderExcluirMemorial da Unidade I
O impacto tecnológico causado na vida social dos adultos e principalmente das nossas crianças é de uma influência marcante, pois a publicidade conversa com a criança, quando ela por meio das propagandas impõe uma infância consumista.
É certo que se utilizada a tecnologia, principalmente a informática no dia a dia para a realização de tarefas e afazeres básicos, veremos que não é só negativa, mas sim positiva.
Cabe aos pais e profissionais saberem dosar essa utilização, pois se repassada de maneira incoerente podem fazer com que os alunos percam o contato com seu cotidiano.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMemorial da unidade I
ResponderExcluirIniciamos a aula com apresentação do curso, os objetivos específicos e gerais que norteiam o mesmo. a atividade inicial referente a unidade 1,foi a leitura de um texto ,À partir da leitura foi elaborado um texto individual e em seguida assistimos a dois vídeos.
O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA VIDA SOCIAL, CRIANÇA A ALMA DO NEGÓCIO, compreendo que nossa vida gira em torno da tecnologia e que estarmos perdendo nossa relações interpessoais,e a vida com a própria família, e que nossas crianças estão submetidas ao discurso publicitário e como são influenciadas por ele.
Aluna: Eulucy Fontenele de Aguiar
ResponderExcluirMemorial da Unidade I
Nesse primeiro momento, a facilitadora nos deu uma ampla visão dos conteúdos e processos que viveremos neste curso, nos tranquilizando a respeito dos obstáculos a enfrentar. Começamos com dois vídeos que nos deu uma informação do mundo e nossas crianças no mundo atual, com explanações e observações a respeito do efeito da globalização e das mídias na vida delas.
Nesse mundo tecnológico e globalizado, tudo é rápido. A agilidade das informações nos dar a certeza de um mundo atualizado segundo a segundo, porém, nem sempre essas informações são benéficas ou úteis. Nas escolas os computadores e o mundo das informações são orientadas a formação e ao crescimento de nossas crianças, jovens e adultos. Com um cronograma certo e pessoas capacitadas e um governo sério a educação de todos e de nosso país chega a um patamar de conhecimento e cultura satisfatório. Isso sem contar que contamos com um vasto leque de programas e software para facilitar ainda mais nosso espaço virtual.
Neste módulo aprendemos um pouco mais sobre o mundo do Linux e da importância de tudo isso nas escolas com seus avanços, dificuldades e conquistas.
Aluna: Luzanira Gomes da Rocha
ResponderExcluirMemorial
Os avanços tecnológicos que a Educação possui favorece o crescimento profissional de ambas as partes tanto no corpo gestor como no Educando. Desta forma a inclusão dos laboratórios de informática no campus educacional mostra o engrandecimento e faz com que as oportunidades de trabalho surjam com menos intensidade.
ALUNA: Ana Maria Tavares da Rocha
ResponderExcluirMEMORIAL
Iniciamos hoje (17-09-2013), o curso ás 14:00horas. A professora Neila, fez a acolhida, falou dos objetivos principais do PROINFO, das quais são promover a inclusão digital dos professores e gestores para que eles possam dinamizar processos de ensino e de aprendizagem com vista á melhoria da qualidade da educação básica, refletindo sobre o impacto da tecnologia e sua contribuição na vida do dia a dia. Passamos a conhecer e utilizar o sistema operacional Linux educacional.
Assistimos as partes I, II, III do vídeo. O impacto da tecnologia da informação na vida social, impactando ás relações interpessoais, dando ênfase na influencia da publicidade na vida das crianças, nas compras exageradas, promovendo o ensino as competições, muitas vezes impedindo a criança a ter uma verdadeira infância, retirando-as das brincadeiras.
Pude perceber que a tecnologia tem seus pontos positivos e negativo, portanto cabe a nós professores, formadores de opiniões, apropriar-nos desta ferramenta que o PROINFO nos proporciona mediando o uso da informática para nossas crianças, onde elas possam apoderar-se dessa aprendizagem analisando minuciosamente suas ações nos prós e nos contras. Portanto necessitamos ensinar as crianças a utilizar a tecnologia, ensinar sobre os riscos, determinar horários e se possível até proibir o uso de celular nas escolas.
Memorial da Unidade 01.
ResponderExcluirO curso Proinfo Introdução à Educação Digital aconteceu com apresentação do curso, os objetivos específicos e gerais.
A atividade referente a unidade 01, consistiu na leitura do texto “Por que precisamos usar a tecnologia na escola”? Onde foi elaborado um texto individual e compreendi que o trabalho com a tecnologia na escola tem implicações pedagógicas muito positivas, pois há possibilidade de fazer com que a ciência e a tecnologia fiquem à disposição dos educadores e , posteriormente dos alunos. E essas informações fazem com que haja um novo espaço de criação e assimilação do conhecimento. Esse espaço abre novas possibilidades de trabalho com textos, sons e imagens que tornam o contexto educativo mais dinâmico e preparatório para a vivência plena no meio social. Por isso surge a necessidade de uma alfabetização tecnológica que ultrapasse o tecnicismo, e parta para o ensino produtivo através das mídias incorporadas a educação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO curso baseia-se em uma didática intuitiva e simples de se aplicar na realidade dos cursistas em níveis diferentes de compreensão no que se diz respeito a “Informática e seus recursos”.
ResponderExcluirA orientadora procurou repassar de maneira clara e evidente todos os processos básicos de encaminhamento de conteúdos didáticos que seriam utilizados no decorrer do curso.
O objetivo das aulas vão além da simples compreensão e prática dos recursos , apresenta também como objetivo incluir gestores e professores no universo digital proporcionando um maior dinamismo na hora da realização das tarefas do cotidiano escolar dentro das suas limitações e isso implica em uma agilidade nos processos de construção de novos “saberes” , expandindo a relação interpessoal dentro do próprio programa assim como em seus respectivos âmbitos de trabalho.
A sociedade nos últimos anos ganhou um poderoso aliado: a tecnologia.
ResponderExcluirA educação ganhou também este aliado aonde alunos e educadores têm aprendido muito com a evolução da informática. Por que inserir este conteúdo às escolas? Nossos alunos em seu meio social estão rodeados dessa tecnologia e suas evoluções e a escola está com papel de dar continuidade desse leque de informações.
Cabe aos educadores mediar essas informações, avanços tecnológicos para que a Instituição de Ensino não caia em um comodismo e se esqueça de inserir seus alunos em seu cotidiano escolar.
Memorial - Unidade I
ResponderExcluirA tecnologia fez uma grande diferença na vida do ser humano, e por causa da sua influência houve mudanças do ponto de vista de conhecimento. Seu surgimento trouxe também uma nova face das desigualdades sociais.
O cidadão que não tem acesso às redes digitais, que não tem recursos financeiros para acessar nem mesmo uma lan house encontra-se impossibilitado de se comunicar em uma sociedade em rede. Esse impedimento, que tem origem nas desigualdades sócio econômicas de nosso país, é tratrado como um processo de exclusão, e isso é inaceitável.
Para melhoria dessa situação faz-se necessário ações de políticas públicas para ampliação da cidadania. Hoje, não é mais possível falar de cidadania se não for garantido inclusão dos cidadão às redes informacionais.
Por esse motivo a tecnologia está a todo momento sendo empregada no ambiente escolar, com o objetivo de dinamizar e otimizar o trabalho dos profissionais da educação, além de buscar proporcionar ao aluno um ensino de qualidade e dar-lhe a oportunidade de incluir-se de forma digital.
Ao utilizar as diversas ferramentas tecnológicas de forma adequada e com uma metodologia diversificada, o professor poderá transmitir os conhecimentos de uma forma mais prazerosa; e ao utilizar essas tecnologias diversificadas (como DVD, DATA SHOW, COMPUTADORES, etc.) o aluno passará a ter um interesse maior pela aprendizagem.
Sunamita da Silva Sousa
Iniciei o curso, PROINFO, Programa Nacional de informática na educação, tendo como orientadora a senhora Neila Magalhães. Assisti a um vídeo, “Impacto da tecnologia da informação na vida social”, onde nos retrata o avanço da tecnologia os bônus e ônus que esse avanço trás para a sociedade.
ResponderExcluirÉ importante e indispensável o acompanhamento da modernidade, pois a educação precisa inovar, precisa ensinar os alunos para o futuro, ou seja, paa o mercado de trabalho e isso so será possível se caminharmos juntos com a tecnologia, por isso precisamos entrar no mundo da informática.
Tendo em vista que atualmente tudo que você vai fazer precisa recorrer as máquinas e seus programas (celular, tablete, computador (face book, e-mail, whats app), por isso é importante se adaptarmos ao mundo das tecnologias.
Curso de Introdução à Educação
ResponderExcluirTutora: Neila Maria Carvalho Magalhães
Aluno: Elisângela Magalhães Brandão
Memorial Unidade 1
O primeiro momento do curso foi organizado pela tutora Neila com a apresentação do guia do cursista e do DVD PROINFO INTEGRADO. Em seguida repassando a organização e metodologia do curso. Iniciamos nosso estudo com a leitura do texto Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Produziu a seguinte reflexão: desde a década de 80 quando a discussão quanto ao uso das tecnologias na escola era visto com desconfiança quanto a possível massificação do ensino, ou como motivadora do descarte da necessidade do professor ou acelerando de forma perigosa os estágios de aprendizagem; todas estas perspectivas iniciais foram superadas e a visão sobre a tecnologia na educação atualmente passou a ser apreciada como essencial ao contexto educacional.
Dando continuidade ao estudo um ponto que merece destaque é a tecnodemocracia, ou seja tecnologia para todos, depende da alfabetização tecnológica com acesso a toda população. Para realizar esta ação é importante que as escolas estejam equipadas e que projetos de inclusão digital para ampliar o acesso às novas tecnologias, ressaltando que estas ações devem ser intensificadas nas regiões brasileiras com maior índice de excluídos digitais, regiões norte e nordeste.
Refletimos também sobre o modo de inserção das TIC nas escolas, onde observamos que ainda é necessário desenvolver mais ações para formar alunos críticos, criativos e “cuidantes” promovendo uma aprendizagem mais significativa.
Ao iniciar a ampliação dos nossos conhecimentos sobre as TIC, finalizamos a unidade 1 com a certeza que estamos prontos para o enfrentamento do desafio da inclusão digital e social.
Alguns anos atrás se mim dissessem que poderia conversar com alguém que mora do outro lado do mundo por uma tela de computador ou ate mesmo por mensagens de texto de celular eu tomaria um impacto, o avanço tecnológico pode engajar-nos no mundo onde ninguém mais manda cartas, ou cartões, o dialogo entre pais e filhos deixam de existir, as maquinas ocuparam espaços de seres humanos, isto e real mais vale ressaltar que prepara para o mercado de trabalho, facilita a vida de muitos, conviver é real e necessário.
ResponderExcluirDivertindo – se a criançada aprende ao se relacionar com os colegas, ela descobre o mundo a sua volta. Pena que a tecnologia vem tirando esses fatos das crianças, a televisão através do bombardeio de propagandas, atinge a cabeça das mesmas, retirando – as das brincadeiras com objetivos pedagógicos, conduzindo – a um estímulo a uma prática consumista.
ResponderExcluirEsta ferramenta que se não bem orientada poderá causar um prejuízo de longa duração, pois neste mundo virtual as crianças já não conversam nem com os colegas, imagine com os pais.
Memorial Unidade I
ResponderExcluirAluna: Francilene Lima Alves
Inicialmente a tutora do curso, Neila Magalhães, nos apresentou o Guia do Cursista e o DVD do Proinfo Integrado. Em seguida fizemos a leitura do texto- Por que precisamos usar a tecnologia na escola? A qual causou-me a seguinte reflexão; Não só a escola, mas a comunidade em geral, e por que não dizer a sociedade como um todo?! Todos nós precisamos de um mínimo de conhecimento desses avanços tecnológicos, pois estamos na Era digital e temos que acompanhar esse novo mundo virtual, quem não tem uma TV em casa? Um celular? Uma máquina digital? Uma lavanderia? Entre tantas outras coisas?! Pois é quem ainda não tem mas pretende ter, então precisa do mínimo de conhecimento das TICs, Pois diariamente estamos nos deparando com essa famosa tecnologia e informação, nos terminais de um caixa eletrônico por exemplo. Tudo isso são motivos pelo qual precisamos a cada dia que passa nos atualizarmos e nos capacitarmos para atender essas necessidades.
Concluindo minhas palavras, só posso dizer que o encontro foi muito proveitoso.
Memorial da Unidade I
ResponderExcluirAluna: Vandirlene Lima Alves
Começamos o curso, com a apresentação dos cursistas e da tutora Neila Magalhães, em seguida a mesma nos apresentou o Guia que vamos seguir no decorrer do curso. Logo depois tivemos a apresentação de vídeo e a leitura de um texto *Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
Ao meu entendimento, desde a revolução Industrial o mundo vem sofrendo constante transformações em relação á tecnologias que tiveram seu lado positivo mas também negativo, como a substituição da mão de obra pelos maquinários, causando assim o desemprego em massa na época. Infelizmente ainda se vê isso acontecer não na proporção de antes mas, com a chegada dessas novas tecnologias de informação nem todos estão preparados para administrar tantas mudanças,principalmente no mercado de trabalho e acabam sendo excluídos ou se excluindo da sociedade tecnológica.
Para concluir, o nosso encontro foi muito proveitoso e prazeroso.