PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro de Abertura do Curso Introdução à Educação Digital
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro de Abertura do Curso Introdução à Educação Digital
Orientações ao cursista
1- O que é ProInfo?
O
Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa
educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para
promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações
(TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
2 – O que é ProInfo Integrado?
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.
CURSOS OFERTADOS
1- Introdução à Educação Digital (40h):
Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo
de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos
professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos,
tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos
da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e
análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de
discussão, bate-papo, blogs).
2-Tecnologias na Educação:
ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios
teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores
escolares possam:
-
Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas
escolas;
- Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.
- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
- Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.
- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
memorial da unidade 1
ResponderExcluirMARIA ELANE SILVA AMARAL
No nosso primeiro encontro, estudamos a unidade 1- Tecnologia no cotidiano: Desafios a Inclusão Digital, começamos a aula com apresentação dos alunos e da monitora, em seguida a mesma explicou como seria o curso, os dias e horários dos encontros, os objetivos e sua importância .Depois iniciamos a leitura do texto, Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Com base na leitura vimos que a tecnologia digital na escola é de suma relevância para auxiliar os docentes e estimular os discentes no processo de ensino aprendizagem.