Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de setembro de 2013

CURSO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL 2013

 PROFESSORES(A),

 
PREFEITURA MUNICIPAL DE  VIÇOSA DO CEARÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Encontro de Abertura do Curso Introdução à Educação Digital

Orientações ao cursista
 1-  O que é ProInfo? 
        O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
2 – O que é ProInfo Integrado?
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)
          O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.




CURSOS OFERTADOS
1- Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no  manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é  possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de  recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs). 


2-Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem,  integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.   
- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu  desempenho.  

Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

Um comentário:

  1. memorial da unidade 1
    MARIA ELANE SILVA AMARAL



    No nosso primeiro encontro, estudamos a unidade 1- Tecnologia no cotidiano: Desafios a Inclusão Digital, começamos a aula com apresentação dos alunos e da monitora, em seguida a mesma explicou como seria o curso, os dias e horários dos encontros, os objetivos e sua importância .Depois iniciamos a leitura do texto, Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Com base na leitura vimos que a tecnologia digital na escola é de suma relevância para auxiliar os docentes e estimular os discentes no processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir