Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MEMORIAL UNIDADE 08

É tempo de Memorial

Registre aqui suas impressões sobre esta Unidade 08  que tem como finalidade adquirir a habilidade para aproveitar as principais funções das planilhas eletrônica, através software Calc de planilha eletrônica.
.

15 comentários:

  1. Memorial Unidade – 8
    Nesta última unidade, usamos o Br-office Calc, programa de planilha eletrônica, me aperfeiçoei com novas técnicas e fórmulas. O calc (planilha eletrônica) facilita muito a nossa vida, pois copia com facilidade fórmulas para dezenas de células sem precisar digitar uma a uma. Criando gráficos precisos para um ótimo documento pessoal ou profissional, com prática usando no dia a dia nos ajuda a organizar bem nossos documentos e planejamentos.

    ResponderExcluir
  2. A Unidade 8 nos trouxe o conhecimento do uso das planilhas eletrônicas, do software Calc, mostrando como funcionam, como trabalhar com fórmulas matemáticas, gráficos e funções lógicas. Também vimos que estas planilhas também têm uma grande importância pedagógica, pois com a coleta de dados, a organização, a análise e a síntese dos mesmos, bem como as tabelas e gráficos permitem que se tenha um visão mais clara da realidade escolar, promovendo a construção de uma consciência crítica e cidadã. Com o conhecimento do uso do Calc podemos facilitar muito nosso trabalho, bem como usar da criatividade para utilizar essas ferramentas com os alunos.

    ResponderExcluir
  3. Unidade – 08
    Utilizando o Calc

    O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos, analisar informações e dar tratamento a grandes massas de dados. Com essa ferramenta, podemos realizar desde tarefas elementares, como a digitação e impressão de uma planilha simples, até tarefas mais elaboradas como a criação de tabelas mais sofisticadas, com dados relacionados e cálculos complexos, utilizando fórmulas. Ele faz parte de um pacote de softwares denominado BrOffice.org, no qual se destacam, dentre outros, o editor de textos Writer e um software para apresentação de slides denominado Impress.

    ResponderExcluir
  4. MEMORIAL – UNIDADE 08
    RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS

    Nesta unidade do curso (Resolução de problemas eletrônicos), estudamos a importância do uso do software Calc.
    Vimos que esse software é muito útil em situações pedagógicas, pois o mesmo é capaz de organizar em tabelas horários de aulas, registros de notas, empréstimos, orçamentos, entre outros, além de fazer cálculo matemático, o que torna o trabalho de organização muito prático.
    Fazendo-se o uso correto das planilhas eletrônicas, teremos melhor segurança no que estamos realizando, sem a preocupação de perder tempo, durante horas numa atividade que pode ser resolvida em pouco tempo.

    ResponderExcluir
  5. MEMORIAL
    Unidade 8: Resolução de problemas eletrônicos
    CURSO: Introdução à Educação Digital
    CURSISTA: Francisca Verônica de Arruda

    Olá, amigos cursistas!
    Esta unidade foi muito interessante e proveitosa. Ao melhor explorarmos o uso das planilhas pudemos assim entender que com as mesmas o nosso trabalho se torna menos cansativo em relação ao cálculo de notas de nossos alunos. Além de ser de uso eletrônico, ou seja, menos enfadonho, aprendemos que existem muitas ferramentas no Programa Calc que estimulam o uso do mesmo, como por exemplo a barra de formatação e a de função.
    É uma pena que já estamos encerrando, mas estou muito feliz por ter participado deste curso e ampliado meus conhecimentos para com o uso desta ferramenta tão essencial em nossas vidas: “O Computador”.
    Um grande abraço e que Deus abençoe à todos!

    ResponderExcluir
  6. Memorial da Unidade 8
    RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS

    Chegamos ao fim desta etapa do curso e para fechar com chave de ouro conhecemos uma ferramenta de extrema importância na vida dos professores, o BrOffice Calc, que é capaz de resolver os mais variados tipos de problemas relacionados a notas, médias, organização de resultados, além de servir como uma ferramenta que poderá ajudá-lo nas aulas de Matemática como forma de proporcionar uma alua diferente aos alunos. Entendemos melhor alguns comandos e formas corretas de se trabalhar com fórmulas, esclarecendo algumas dúvidas a respeito desse programa.
    No mais, deixo aqui registrada a imensa satisfação que senti ao participar deste curso e do quanto aprendi com ele, espero poder participar da próxima etapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta unidade procuramos tratar com maior ênfase a resolução de problemas usando as planilhas eletrônicas. É uma ferramenta muito importante principalmente para professores que lecionam disciplinas exatas, pois possibilita cálculos com uma facilidade extrema. Apresenta mecanismos onde podemos trabalhar como esta ferramenta poderá ajudar no cotidiano. Procuramos trabalhar como as planilhas funcionam, como proceder para criar formulas para realizar um determinado calculo automaticamente. Estudamos como criar gráficos para simplificar os cálculos. Estudamos ainda como explorar o potencial da ferramenta Calc na analise de dados.

      Excluir
  7. Na unidade 08 vimos como utilizar as planilhas eletrônicas e como essa ferramenta vem auxiliar e faciliatr nosso trabalho permitindo-nos resolver muitos problemas com bastante rapidez. Com ela podemos calcular números, criar gráficos e diversas outras atividades que feito sem o seu auxílio se torna demorado e cansativo, e ainda corre um sério risco de os cálculos feitos manualmente conterem erros, prejudicando nossas atividades escolares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta unidade VIII aprendemos a importância do uso da planilha eletrônica em nosso trabalho e em nosso dia a dia. Depois de verificarmos as diferenças entre planilha eletrônica Excel e a planilha eletrônica Calc aprendemos a criar uma planilha eletrônica desenvolvendo os dados de notas de um diário escolar. Concluimos nosso encontro verificando a funcionalidade das fórmulas inseridas na planilha criada e copiando as mesmas para as outras linhas da referida planilha.
      Para finalizar a primeira etapa do curso foi pedido que relatássemos nossas experiências e expectativas a respeito do decorrer do curso. Cada cursista falou um pouco de seus aprendizados e pontos positivos e negativos em relação ao curso.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Memorial da Unidade VIII
      RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS


      Chegamos a Unidade VIII, (Resolução de Problemas Eletrônicos).
      Nesta etapa, aprendemos a trabalhar com o software Calc, que faz parte do pacote de ferramentas do BrOffice, que nos ajuda a trabalhar com planilhas de dados para facilitar e otimizar nosso trabalho. Essa ferramenta além de nos ajudar a organizar tarefas no nosso cotidiano escolar, com tabelas, hotários de aula, organização de notas, etc., pode ser também utilizada no ensino de matemática, atuando assim, como um instrumento pedagógico atraente para os alunos.
      Tendo em vista as inúmeras formas de aplicação dessa ferramenta no nosso dia-a-dia, passarei a utilizála com frequência, pois os benefícios são inúmeros.
      Aproveito a ocasião para dizer que foi um grande prazer participar desse Curso com vocês e espero poder reencontra-los nas outras estapas do Curso. Grande abraço a todos!

      Excluir
  9. Unidade 08
    Resolução de Problemas Eletrônicos
    Utilizando o CALC.

    Nesta unidade podemos perceber a importância das planilhas eletrônicas em nossa vida, seja ela pessoal ou profissional. Pois essas planilhas simplificam uma série de situações do nosso cotidiano, com suas formulas e atalhos.
    Esta unidade também nos proporcionou troca de aprendizado entre os colegas, obtendo assim um momento de descontração e reflexão sobre a importância deste Curso em nossa carreira pessoal, uma vez que, não melhoramos somente como profissionais, mas também como pessoa. Pois ao participarmos deste curso percebemos o quanto é importante trabalharmos em equipe para solucionarmos dúvidas em comum.

    ResponderExcluir

  10. ALUNA: Ana Maria Tavares da Rocha



    MEMORIAL
    Iniciamos hoje (17-09-2013), o curso ás 14:00horas. A professora Neila, fez a acolhida, falou dos objetivos principais do PROINFO, das quais são promover a inclusão digital dos professores e gestores para que eles possam dinamizar processos de ensino e de aprendizagem com vista á melhoria da qualidade da educação básica, refletindo sobre o impacto da tecnologia e sua contribuição na vida do dia a dia. Passamos a conhecer e utilizar o sistema operacional Linux educacional.
    Assistimos as partes I, II, III do vídeo. O impacto da tecnologia da informação na vida social, impactando ás relações interpessoais, dando ênfase na influencia da publicidade na vida das crianças, nas compras exageradas, promovendo o ensino as competições, muitas vezes impedindo a criança a ter uma verdadeira infância, retirando-as das brincadeiras.
    Pude perceber que a tecnologia tem seus pontos positivos e negativo, portanto cabe a nós professores, formadores de opiniões, apropriar-nos desta ferramenta que o PROINFO nos proporciona mediando o uso da informática para nossas crianças, onde elas possam apoderar-se dessa aprendizagem analisando minuciosamente suas ações nos prós e nos contras. Portanto necessitamos ensinar as crianças a utilizar a tecnologia, ensinar sobre os riscos, determinar horários e se possível até proibir o uso de celular nas escolas.

    ResponderExcluir