Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MEMORIAL UNIDADE 05: Cooperação (ou interação?) na rede.

Através do estudo da Unidade 05 foi possível compreender a relevância da interação da web em nossas escolas, considerando que a cooperação é importantissíma para o aprendizado de todos. Assim refeltindo sobre a importância do papel das redes digitais na promoção do processo de ensino aprendizagem.

22 comentários:

  1. O estudo da Unidade 5 serviu para nos fazer compreender as tecnologias digitais e sua importância na nossa vida e no nosso trabalho. Também analisamos as ações cooperativas em rede para o nosso aprendizado. Vimos que essas tecnologias servirão não para substituir o professor totalmente, mas para cooperar com o mesmo para o aperfeiçoamento de suas aulas, transformando o que existe de monótono em algo mais interessante para o aluno, e o docente mais livre para interagir com a sua turma. Vimos também algumas ferramentas de produção e veiculação de conteúdo digital, como as ferramentas do tipo wiki, que permitem a construção cooperativa de uma enciclopédia em diversos idiomas. Vimos como ela se estrutura e como pode ser usada na escola. Também vimos como compartilhar conteúdos em diversos formatos, como vídeos, slides, entre outros, inclusive como podemos visualizar esses vídeos no nosso próprio blog.

    ResponderExcluir
  2. MEMORIAL

    UNIDADE 05 – COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE?

    Esta unidade do curso mostrou o quanto é importante a cooperação, isto é a interação com compreensão, pois em qualquer ambiente havendo somente a interação entre duas ou mais pessoas, sem a presença da compreensão, não haverá bons resultados.
    Um exemplo de interação com compreensão foi a criação deste blog e do blog da equipe, onde todos os participantes das equipes ajudam de maneira direta na produção e execução de seus projetos. Depois compartilhados na rede para que possam subsidiar outras pessoas que também fazem este ótimo curso.

    ResponderExcluir
  3. Hoje estamos vivendo na era digital onde a tecnologia esta presente em nossa vida, há pouco mais de dez anos, a web ainda não fazia parte do contexto da maior parte das escolas. Naquela época, as fontes de pesquisa se reduziam ao contexto local. Assim,

    Discutimos a sobre titulo cooperação na rede mundial de internet cada um publica sua experiencias que servem como fonte de pesquisa para outras pessoas. Será que o professor vai ser substituído em sala de aula? As respostas embora diferentes, tiveram conclusões bem semelhantes, o professor tem se adequá ao no modelo de ensinar o aluno com sua vivencia contextualizado.
    Wikimedia é um site pesquisa que busca um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todos os conhecimentos, assim incentiva que todos editem e para que tenham acesso a esse conteúdo, disponibiliza todo seu acervo sob licença livre. Youtube e site com acervos enorme de conhecimentos produzidos em videos como video aulas, video clipes, entre outros.

    ResponderExcluir
  4. MEMORIAL UNIDADE 5
    COOPERAÇÃO (INTERAÇÃO) EM REDE
    CURSISTA: MARIA DE JESUS ALVES
    TURMA: 001


    Há alguns anos atrás, a internet não fazia parte da realidade de grande parte das escolas, pois tinham como fonte de pesquisa apenas enciclopédias em suas bibliotecas, assim, as informações eram restritas e o professor tinha um papel central como detentor de informações.
    De acordo com Andréa Cecília Ramal, “A Internet está trazendo consigo um novo modelo de educação, uma forma
    diferente de aprendizagem, e precisamos entendê-lo, apropriar-nos disso, ser protagonistas da mudança.

    A inclusão da web, transformou o processo de educação, pois com o acesso a internet, podemos partilhar de conteúdos vistos no mundo todo.
    Com a leitura do texto: “O computador vai substituir o professor?”, pude ver que a internet veio para cooperar com o processo de ensino aprendizagem e não para substituir o professor. Cabe ao mesmo adaptar-se a essa importante ferramenta de conhecimento.
    Nesta unidade, foi abordado a respeito a maior enciclopédia online, a Wikipédia. Utilizando essa enciclopédia, podemos não só obter resultados de pesquisas, mas também nos tornarmos autores, pois nela podemos fazer a edição dos conteúdos encontrados e acrescentarmos nossas opiniões. Na wikipédia, encontramos textos escritos, já em outro ponto visto nesta unidade e que para mim é muito interessante, o YouTube, também temos acesso aos mais diversos conteúdos, porém em forma de vídeos em formato digital.
    Essas duas ferramentas são de grande importância para auxiliar o professor em sala de aula, pois com o apoio delas as aulas podem ser mais dinâmicas, trazendo assim um resultado satisfatório na aprendizagem dos educandos.

    ResponderExcluir
  5. Introdução à educação digital

    Memorial unidade 5
    (cooperação ou interação na rede?)


    Nesta unidade, aprendemos bastante na utilização das ferramentas de publicação, compartilhamento de informações e buscas dos diversos conteúdos. Estas ferramentas nos possibilitam a cooperar uns com os outros nossos conhecimentos por meio do computador.

    A educação digital contribuiu muito para que os usuários colaboradores pudessem ajudar uns aos outros na criação de diversos documentos digitais.
    João Paulo

    ResponderExcluir
  6. Na unidade 05, Cooperação na Rede, refletimos sobre a importãncia da cooperação no aprendizado, tomando consciẽncia do importante papel das redes digitais nesse processo. Através dessa reflexão pudemos ver que podemos inovar nossa prática pedagógica utilizando os recursos digitais disponíveis atualmente, e tornar nossas aulas dinâmicas e atraentes. Assim como utilizamos informações disponibilizadas na rede por outras pessoas, podemos também colaborarar com nossos conhecimentos para ajudar os outros. Mas o grande questionamento que vem á tona é: O computador vai substituir o professor? A resposta é sim. Não nos assustemos só parte de nós será substuida: o nosso lado repetitivo, burocrático, e que se torna cansativo e desinteressante para o aluno. Esse lado pode se transformar em uma tarefa aventureira se utilizarmos as tecnologias digitais para nos conectar com o mundo e construir juntos o conhecimento dos sentidos. Mas sinceramente, o professor jamais será subsituido por uma máquina, pois o lado humano só será trabalhado por um ser criado à imagem e semelhança de seu criador.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Memorial da unidade 5 Cooperação ou (interação) na rede?
    Em tudo que se possa realizar em nossas vidas é importante que tenhamos a cooperação de outras pessoas ou se torna muito gratificante quando podemos cooperar com algo e assim ajudar outras pessoas. Esta unidade trata exatamente de cooperação, no entanto, uma cooperação bastante abrangente pois refere-se especificamente a cooperação com o uso da internet. Essa cooperação adquire uma relevância muito grande quando tratamos de cooperar com a educação de nossas crianças e jovens usando como auxilio a internet. Podemos cooperar com a elaboração e execução de projetos pedagógicos que possibilitem um aprendizagem mais satisfatória. Alguns sites já apresentam como muito importantes em nossos momentos de pesquisa, a unidade relata por exemplo o Wikpédia, uma especies de enciclopédia onde podemos contribuir para escrita de diversos tipos de textos e projetos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. MEMORIAL – UNIDADE 05
    COOPERAÇÃO ( OU INTERAÇÃO) NA REDE?


    Durante a quinta unidade do Curso de Introdução à Educação Digital, estudamos que, com a modernidade, o computador um dia poderá substituir o professor.
    O uso das tecnologias está se tornando cada vez mais presente dentro da sala de aula e o professor deve estar preparado para o acompanhamento desse veículo tão importante no mundo moderno. Com esse recurso há uma troca de conhecimentos de professores com alunos, sabendo-se que os nossos alunos muitas vezes sabem mais de tecnologias do que os próprios professores, sendo portanto, essa troca chamada de cooperação, já que trata-se de uma interação de acordos transparentes entre docentes e discentes.
    Toda essa cooperação pode ser compartilhada na internet, como meio de criar e distribuir o conteúdo digital. Nas escolas, está sendo muito usada a pesquisa nas enciclopédias digitais, como é o caso da Wikipédia, que ganhou enorme abrangência porque é
    muito simples contribuir e editar o seu conteúdo
    . Portanto, é de tamanha importância o uso das tecnologias no cotidiano escolar e ainda mais, é de grande importância que as pessoas estudem, pratiquem e cooperem com a tecnologia na distribuição de conteúdos satisfatórios.

    ResponderExcluir
  11. Memorial UNIDADE 5 – COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) EM REDE

    Devemos inserir os alunos na Sociedade da informação ou Sociedade do conhecimento. Devemos também adaptar as metodologias de ensino aprendizagem onde podemos usar diversos recursos metodológicos, que venham caminhar juntos para a formação cidadã e intelectual de nossos alunos, de modo que haja uma interação entre as informações tecnológicas e informações do meio educativo seja ele na biblioteca escolar, na sala de aula ou mesmo nas experiencias cotidianas da vida.
    Na Unidade V podemos discutir sobre a interação e cooperação na rede, onde aprendemos que é mais importante cooperação do que interagir, uma vez que interagir designar apenas a troca de alguns valores podendo algum ser considerado mais importante, no entanto, cooperar indicar que as ações são comuns sem que haja opressão. Fora focalizado a questão da substituição do professor em sala, o que podemos refletir que o professor sempre terá um papel muito importante, na formação da sociedade uma vez que a necessidade de um guia que mostre os caminhos que poderão ser percorridos se fará sempre.
    Até mesmo porque não sabemos tudo, mas tudo pode ser apreendido, apesar de alguns recursos como a internet (Wikipédia) possibilitar que o aluno aprenda sozinho é necessário um perito que afirmem a veracidade das informações. No entanto, compartilhar na rede pode também trazer vantagens para quem não teve ou não tem a oportunidade de estudar ou de capacitar-se para o mundo moderno. Podemos comparar a uma sala de aula gigante onde todos somos alunos e professores ao mesmo tempo, através do Wikipédia, podemos colocar conteúdos, pesquisar novos e consertar outros de acordo nossos conhecimentos.
    Acredito que não há nenhum mal em fazer uso da rede mundial de computadores, desde que o usuário tenha consciência dos seus atos e tenha objetivo definido do que queres.

    ResponderExcluir
  12. UNIDADE – 05
    TURMA - 01

    É importante trabalhar em cooperação e interação mesmo que não haja a possibilidade de ser digitalmente.

    Nesta unidade tivemos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos sobre interação em rede (internet), pois hoje a internet já não é mais uma ferramenta desconhecida para nós. Através dela podemos acessar e interagir com facilidades as informações de que precisamos para nosso trabalho, assim como também utilizá-las no nosso cotidiano e em toda sociedade.
    É a através das redes digitais e navegadores que dispomos de mais recursos, histórias, links, entre outros artefatos de pesquisas, podendo com esse mecanismo enriquecer o nosso conhecimento, obtendo maior capacidade de comunicação e informação através da conexão entre redes digitais.
    A cooperação e/ou interação em rede nos faz pensar que os computadores substituirão os professores devido a capacidade de informações e conhecimentos que podemos obter através da grande rede e suas ferramentas de busca. Podemos citar algumas: wikis, You Tube
    , etc. Mais não tem como acontecer essa substituição, pois um acaba se tornando refém um do outro.
    Para compreender melhor as ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital é fundamental saber ler as wikis, que diferentemente das enciclopédias impressas, elas dispõem de mais recursos, possuem histórias, links e os textos podem ser escritos e reescritos em grupos, é aberto, qualquer um pode editá-los, suas alterações sucessivas são visíveis, qualquer um pode acessá-los, isso não significa que a wikipédia seja de má qualidade, mas é essencial compreender o seu funcionamento. Na verdade, o que essa ferramenta trouxe foi a possibilidade da construção de páginas web (hipertextos) cooperativas. Esse modo de produção está sendo chamado de modelo wiki de produção e distribuição de conteúdo na web.
    Nesse contexto o que podemos compreender melhor é que, com isso a educação digital só tem a melhorar através da cooperação e interação em rede e todos nós ganharemos com o avanço digital que a cada dia só vem aumentando e melhorando nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  13. Na unidade 5 aprendemos mais sobre as tecnologias digitais e como podemos nos aprofundar e levar também na vida profissional. Vimos também através de uma dinâmica, que temos que ajudarmos uns aos outros para trabalharmos em equipe e concluirmos nossos objetivos em cada tarefa a ser executada. Ferramentas tipo wiki, que em diversas línguas permite construir uma grande enciclopédia cooperativa e anônima. E aprendemos como pode ser usada na escola, podendo decidir suas próprias regras de quem publica algo. No futuro próximo os educadores que não se atualizarem no meio tecnológico de educação, poderão ser substituídos não por uma máquina, mas por outro professore que estará capacitado a ensinar usando tecnologias e inovações que despertem o interesse dos alunos, pois os mesmos terão muitos aparelhos tecnológicos que auxiliarão ainda mais nos seus estudos, e se tiver sempre um profissional capacitado e motivado, estes terão um belo futuro. Aprendemos que podemos compartilhar arquivos em redes e em nosso próprio blog, e arquivos de diversos formatos como: vídeos, slides, músicas etc..

    ResponderExcluir
  14. Navegar é preciso...

    Na unidade 5 tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância da cooperação. Vimos que “cooperar (ou interagir) em rede” fortalece novos vínculos e ainda abre novas e importantes oportunidades pedagógicas. O medo nesta nova era é o de que o professor seja substituído pelo computador, porém é preciso lembrar que o mesmo é um facilitador no processo de ensino-aprendizagem e não deverá ficar alheio a esta ferramenta e sim tornar suas aulas mais atrativas pelo uso da mesma.
    Navegar na internet hoje significa não só visualizar conteúdos, mas participar, além de dar sua opinião sobre o que se busca. O blog é um exemplo disso. Ele é feito para criar e distribuir conteúdo digital. Quando participamos desta forma nosso trabalho torna-se mais produtivo e participativo. E tudo isso é cooperação.
    Bye, bye!
    Até a próxima unidade!

    ResponderExcluir
  15. Memorial – Unidade 5

    Com o conteúdo apresentado nesta unidade ficou evidente a importância das novas tecnologias na vida da pessoas e principalmente na vida de professores e alunos, pois percebemos como é imprescindível que o professor tenha essas ferramentas como aliadas na sala de aula para que suas aulas não se tornem monótonas e sem atrativos para os alunos. Conhecemos também as formas de cooperação na internet, como exemplo destacou-se o site wikipédia, onde qualquer pessoa pode escrever ou modificar textos de outras pessoas a respeito de qualquer assunto, isso inclusive gera discussões a respeito da confiabilidade das pesquisas feitas nesse tipo de site.

    ResponderExcluir
  16. Memorial – Unidade 5
    Nesta unidade estudamos o papel do computador em nossas vidas e a importância da cooperação. Hoje ele já faz multiplas tarefas em todas as áreas do conhecimento sendo um aliado fiel do homem no desenvolvimento e melhoria da vida humana. O avanço tecnologico está cada vez se espandindo e nós professores precisamos está inseridos nesse processo aproveitando de seus recursos pra tornar nossas aulas mais atraentes...Nossos alunos já vivem em uma realidade recheada de mecanismos tecnológicos que a cada dia os deixa mais empolgados em explorá-los. Estando nós professores inseridos nesse processo significa dizer que nossos alunos irão também usufruir dessa realidade, dessa cooperação que passará a existir entre aluno e professor. pode-se hoje cooperar de diversas formas usando a Internet para publicar esses conteúdos digitais.

    ResponderExcluir
  17. Na Unidade V iniciamos com a leitura da apresentação da unidade, onde foi comentado pela turma o conceito de cooperação e integração, navegações digitais. Em seguida foi feita uma dinâmica das cadeiras que abordava e despertava nos cursistas a importância de ajudar o próximo ou não, pois a dinâmica foi feita de duas formas; onde primeiro cada um tinha que pegar sua cadeira sozinho e a outra todos tinhas que sentar, ninguém podia ficar de fora da brincadeira. Próximo passo da aula foi ler o restante da unidade, resolver e debater algumas atividades.

    ResponderExcluir
  18. Memorial da Unidade V

    O tema tratado na Unidade V, foi: “Cooperação (ou Interação) na rede?” onde vimos como o uso da internet, como ferramenta de pesquisa nas escolas, é de grande importância.
    Na ocasião também pudemos, refletir sobre a importâncias dessas ferramentas na construção de novas praticas pedagógicas.
    Atravez dessa unidade, analisamos o papel das ações cooperativas em rede no aprendizado e como funcionam algumas ferramnetas de produção e veiculação de conteúdo digital, dentre elas as do tipo Wink, que permitiram a construção cooperativa e anônima, de uma enciclopédia em diversas línguas.
    Até mais colegas!!!

    ResponderExcluir
  19. Nesta unidade foi possível vivencia experiência com a prática é teoria que gera conhecimento e tem bons resultados, pois foram aplicados conhecimentos adquiridos durante toda uma formação, apesar das dificuldades encontradas ao desempenhar o trabalho, foi muito gratificante a realização do mesmo e também de ter contribuído para enriquecer o conhecimento não apenas com alunos, mas com professor.
    O uso de tecnologias integradas ao processo ensino e aprendizagem surge com o importante papel de promover novos conhecimentos que permitam a inserção do aluno neste novo contexto social. A informática pode trazer ao processo de aprendizagem uma dimensão bastante interessante enquanto possibilidade de ir muito além da linearidade tão comum no ensino tradicional.

    ResponderExcluir
  20. 5ª unidade – Cooperação (ou interação) na rede?

    Inicialmente foi realizada uma dinâmica mostrando a competição e o individualismo. Logo depois a mesma dinâmica foi realizada mas de um sentido diferente, pois mostrava que todos estavam juntos com a mesma finalidade, estimulando a criatividade, ajuda, colaboração e união.
    Foi realiza a leitura do texto “o computador vai substituir o professor?”. Todos comentaram e concordamos que o professor precisa se reciclar (renovar), mudar sua metodologia , pois com o auxilio do computador tudo se torna mais fácil e prático.
    Vimos também sobre a cooperação da internet no processo de ensino aprendizado e que o professor pode utilizar essa ferramenta tecnológica como material didático, aproveitando o que ela tem de melhor.

    ResponderExcluir
  21. Unidade V

    Essa unidade foi de grande importancia para percebermos como a Internet é uma fonte de pesquisa muito completa e que pode ajudar as aulas serem mais criativas e até mesmo interessantes. A unidade também teve um questionamento sobre "o computador vai substituir o professor" logicamente a máquina sozinha ainda não é nada sem o ser humano, mas o professor deve sim procurar se reciclar, deve procurar sempre se atualizar pois as tecnologias estão ai e nosso alunos estão sempre procurando mais e mais do mundo atual e o professor deve está pronto para as novas tecnologias.

    ResponderExcluir