Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atividade 6.5 - Experimentando o Fórum de Discussão

As característica potencializadora das contribuições, um fórum organizado na internet apresenta, ainda, o benefício de permitir o registro da discussão e dos dados gerados e compartilhados, ou seja, muito tempo depois da discussão ter sido realizada,podemos voltar a ela. Isso pode ser interessante não apenas para o grupo que realizou a atividade, mas também para grupos futuros, como se o fórum fosse um banco de informações iniciais para gerar outras pesquisas e conversas. Portanto, conforme comentamos anteriormente, os fóruns são recursos bastante úteis para o debate de conteúdos mais complexos, que necessitam de maior tempo para aprofundar a reflexão e para a elaboração de ideias.

5 comentários:

  1. CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
    TURMA: O1
    EQUIPE: ANA RITA VASCONCELOS MONTEIRO
    ANTÔNIO RAIMUNDO FERREIRA MAPURUNGA
    EVANDRO ALVES DE OLIVEIRA
    MARCOS ALVES VIEIRA

    EXPERIMENTANDO O FÓRUM DE DISCUSSÃO

    1º Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
    Vimos que os fóruns virtuais incluem muitos participantes e por isso a discussão deve girar em torno de um tema pré-determinado. Nesse caso, é de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, pois como o próprio nome já diz, nos dá a oportunidade de discutir um determinado tema em grupo pela rede de internet, através da escrita. Mas também traz suas limitações, tendo como lado negativo, que seu mal uso pode trazer spam, fakes, flood, brigas tópicos inúteis, entre outros.

    2º Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
    O professor é um mediador entre conteúdo e aluno, por isso é importante que sua função seja bem desempenhada, dando dicas, contradições e tirando as dúvidas dos alunos ao fazerem uso da construção coletiva no ganho do conhecimento.

    3º Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?
    O professor pode mediar, de muitas maneiras diferentes, tirando dúvidas, fazendo comentários ou criticando para que assim seja facilitado o trabalho na escola, tornando assim os conteúdos mais elaborados, de forma a aumentar o conhecimento entre os grupos na participação nos fóruns de discussão.

    4º Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?
    Pode-se avaliar por meio da quantidade e da qualidade do assunto que está sendo discutido em cada fórum e pelo conhecimento obtido individualmente e/ou coletivamente, analisando, por exemplo, as postagens feitas por cada um.

    ResponderExcluir
  2. Atividade 6.5 – Unidade 6
    Turma: 001
    Equipe: Maria de Jesus Alves
    João Paulo Brito
    Francisco Gleiciano Gomes
    Francisca Fernanda Lopes
    Francisco Raniere Silva


    Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
    O fórum é um espaço para discussões e debates, os seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem é que quando o aluno expressa suas ideias, ele precisa organizá-las , para que possa expressá-las de forma clara e objetiva. O aluno se limita a responder apenas o que está sendo questionado e não aprofunda suas curiosidades a respeito do conteúdo em estudo. Respeitando também as regras que serão propostas para cada tema.

    Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
    O papel do professor será o mediador e organizador dos conteúdos a serem discutidos pelos alunos, levando em consideração o nível de aprendizagem e o interesse dos mesmos.

    • Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?
    O professor deve sempre está sabendo o nível de cada atividade ou grau da turma e poderá usar diversas metodologias que possibilite despertar a curiosidade através de: textos, vídeos, enquetes, imagens e debates. Para que possa ter uma troca de ideia central.

    • Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?
    A participação e coerência nos debates e o reconhecimento de que o assunto do curso está sendo bem absorvido pelo aluno virtual. E o envolvimento nos debates, postagens e comprometimento com o curso através de seu interesse e da participação ativa do fórum e a qualidade do texto postado.















    ResponderExcluir
  3. Experimentando o Fórum de Discussão
    Dupla: Verônica e Simone

    Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
    Alguns benefícios são a divulgação do conteúdo e a discussão dos mesmo entre os seus participantes. Porém deve-se lembrar que esse recurso é um muito limitado não ajudando o aluno a ampliar seus conhecimentos a cerca de outros assuntos.

    Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
    Abordar e discutir o tema entre seus participantes.


    Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um
    fórum de discussão?
    O professor poderá fazer múltiplos usos dessa ferramenta desde exibir imagens, textos e vídeos, dentre outros para instigar a criticidade e a criatividade dos alunos.


    Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?
    Os alunos serão melhor avaliados por meio do seus conhecimentos de mundo ao longo do tema em questão e isso fará com que obtenham ótimos resultados tornando assim a aprendizagem de um modo bem diferente.

    ResponderExcluir
  4. CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
    Unidade 6 -Atividade 6.5

    Equipe: Tarcísio, Denise, Lucimeire


    * Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
    R: Utilizar-se de um espaço virtual como seja um fórum implica em regras específicas estipuladas por um grupo ou indivíduo denominado “moderador” passado este pequeno limite tem-se a escrita em si que por vezes não é compreendida pelos leitores evocando dos participantes do fórum técnica e capacidade de síntese p/ uma melhor compreensão dos assuntos.

    * Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
    R: É a de propor e incentivar o debate a cerca de quaisquer assuntos que sejam preteridos pelo mesmo.

    * Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?
    R: A atuação como moderador é a mais eficaz no entanto ele pode utilizar-se de diplomacia dentro dos debates e obter sucesso dentro da discussão proposta.

    * Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?
    R: Vẽ-se pelos posts dos alunos e seus assuntos o nível de compreensão adquirida pelos alunos.







    ResponderExcluir
  5. Atividade 6.5 – Unidade 6
    Equipe:
    Patrícia Almeida Mapurunga
    Francisco de Assis Lopes Nascimento
    Antonio Rogério Brito de Carvalho


    •Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
    R: Participar de um fórum é fazer parte de debates e discussões de uma forma interativa onde todos os participantes fazem seus comentários e depoimentos ao mesmo tempo, visto que essa participação nos possibilita ensinar, aprender e nos relacionar com outras pessoas. No processo de ensino-aprendizagem os participantes devem expressar sua ideias de forma clara e fazer comentários do que aprendeu para a turma ver. É necessário que sejamos autênticos em nossas respostas repeitando as opiniões dos demais colegas de forma amigável, educada e organizada.

    •Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
    R: Colocar-se não como um mero repassador de conhecimentos, mas um colaborador, porém deve intervir e esclarecer dúvidas que por ventura surgirem nas discussões dos alunos.

    • Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?
    R: O professor enquanto educador, não pode deixar de fazer o uso das novas tecnologias como apoio ao ensino-aprendizagem, bem como, deixar de buscar formas de facilitar o contato do aluno com as ferramentas e mostrar a forma mais correta e eficaz de aprender e ficar atualizado, pois essa mudança gera discussões que contribui com a inclusão considerada importante na formação para a cidadania.

    • Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?
    R: A avaliação poderá se dar através da análise do conteúdo exposto pelo aluno

    ResponderExcluir