Objetivo
geral
Este
curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da
educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los
para a utilização significativa de recursos de computadores
(sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos
da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos
diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Objetivos
específicos
Refletir
sobre o impacto da • tecnologia e suas contribuições na vida
cotidiana e na atuação profissional.
• Conhecer
e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares
livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que
possam contribuir para a solução de problemas e propostas
pedagógicas mediadas por tecnologias.
• Desenvolver
habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que
possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações
multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação
e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação
de textos na Internet.
• Refletir
sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os
recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.
O
curso de Introdução à Educação Digital possui uma carga horária
de 40h. O programa do curso está organizado em nove unidades de
estudo e prática, são elas:
• Unidade
1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital
• Unidade
2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
• Unidade
3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
• Unidade
4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta
• Unidade
5: Elaboração e edição de textos
• Unidade
6: Apresentações para nossas aulas
• Unidade
7: Criação de blogs
• Unidade
8: Cooperação e interação em rede
• Unidade
9: Solução de problemas com planilhas eletrônicas.
A
duração máxima do curso é de 10 semanas podendo, no entanto, ser
flexível de acordo com o planejamento dos NTEs. Dependendo da
disponibilidade dos cursistas e dos laboratórios nas escolas, é
possível realizar mais de um encontro semanal, diminuindo, assim, o
tempo de duração do curso.
Avaliação
e certificação
Serão
consideradas, para fins de certificação, a freqüência nos
encontros presenciais (75%) de formação e atividades produzidas
pelo cursista ao longo do curso, segundo as orientações e critérios
fornecidos de Estudo e pelos formadores. Cada cursista criará uma
pasta de usuário no computador onde armazenará os textos produzidos
em cada unidade, que serão avaliados e comentados pelos formadore
Espero que este curso traga mais informações sobre os novos recursos tecnológicos disponíveis, para que venha facilitar minha vida pessoal e profissional.
ResponderExcluirO Curso de Introdução à Educação Digital é de fundamental importância para nós professores de informática, porém cabe aos cursistas ter responsabilidade para realizar suas atividades e cumprir seus horários.
ResponderExcluirMaria de Jesus
o cursa esta sendo muito agradável, pois possibilita aos cursistas professores formas diversificadas de introduzir o uso das tecnologias digitais nas escolas, além das trocas de experiencias.
ResponderExcluirO uso das tecnologias no ambiente escolar tem sido bastante favorável ao ensino-aprendizagem, por trazer consigo um conjunto de informações, onde os professores e alunos aprendem através de mídias.
ResponderExcluirCom o uso dos computadores ligados a rede mundial (internet) as aulas tem sido mais interessante e proveitosa, pois através da mesma os alunos e professores podem comunicar-se entre si.
Temos que estar em contante atualização, pois a tecnologia está de braços abertos pronta para nos receber. Utilizando-a de forma a nos auxiliar em nosso desempenho quanto profissionais da educação.
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